O que é diarquia?

Perguntado por: Teresa Renata Matias de Henriques  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (66 avaliações)

Diarquia é uma forma de governo em que a chefia é compartilhada por dois chefes de Estado. Na maior parte das diarquias, o diarca mantém a sua posição para a vida e passa as suas responsabilidades e poderes aos seus filhos ou familiares, quando morre.

Qual o significado do termo Diarquia?

Governo em que o poder é exercido por dois soberanos.

O que é Diarquia forma de governo adotada em Esparta?

Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides. Os comandantes do exército esparto eram os próprios reis e cabia a eles também as funções relacionadas aos assuntos religiosos e militares.

Como se constituía o governo espartano?

Esparta era governada por uma diarquia, isto é, um governo que possuía dois reis, sendo eles herdeiros de famílias que exerciam essa função, segundo o mito de origem grego, desde que os descendentes de Herácles retornaram para a Lacônia e estabeleceram-se na região, junto aos dórios.

O que significa a palavra gerúsia?

[ História ] Órgão governativo de Esparta, na Grécia antiga, composto por um conselho de 28 gerontes com mais de 60 anos e presidido por dois reis.

ENTENDA "o que é a DIARQUIA "? E CONHEÇA exemplos de DIARQUIAS na HISTÓRIA - (em 3 minutos)

43 questões relacionadas encontradas

Quem foram os Éforos?

Os éforos (em grego clássico: Ἔφορος, ἐπί epi, "sobre" e ὁράω horao, "ver", ou seja "aquele que prevê") eram líderes da antiga Esparta que compartilhavam do poder com os reis de Esparta. Cinco éforos eram eleitos anualmente, eles "juravam em nome da cidade", enquanto os reis juravam por si mesmos.

Como se escreve monarquia?

Monarquia é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado. O significado de monarquia é também o rei e a família real de um determinado país. Neste caso, a monarquia é o mesmo que a realeza. A monarquia hereditária é o sistema mais comum de escolha de um monarca.

O que significa república e monarquia?

Tanto a monarquia quanto a república são sistemas de governo. Entretanto, a república se opõe à monarquia na forma de governar. Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo.

Como funciona o sistema monárquico?

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

O que significa sair monarquia?

Monarquia é uma forma de governo em que um monarca (tal como um rei ou imperador) exerce a função de chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação.

Como era composto o Eforato?

4) Eforato: composto por 5 éforos, eleitos anualmente pela Ápela, podendo ser reeleitos. Governavam a cidade, participando das reuniões da ápela e da gerúsia, controlavam a vida econômica e cultural da cidade, tinham o poder de veto nos projetos de leis e fiscalizavam os reis.

Quem era os cidadãos em Esparta?

Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. ... Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Quem eram os hilotas na cidade de Esparta?

Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.

Quem podia fazer parte da Gerúsia?

Dela podiam participar cidadãos com mais de vinte anos de idade. O grupo se reunia com periodicidade para deliberar sobre as leis propostas pela Gerúsia, que funcionava como um senado de Esparta.

Quem era considerado cidadão em Esparta e em Atenas?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem eram os cidadãos e não cidadãos na Grécia antiga?

Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras. Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos.

Quem eram os cidadãos gregos?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto. Era também necessário que o pai reconhecesse o filho e que este fosse enquadrado na estrutura social vigente na cidade natal.

O que era a gerúsia e como era composta?

Gerúsias (em grego clássico: γερουσία gerousia, "senado") era um conselho de anciãos da Grécia Antiga, em especial de Esparta. As Gerúsias espartanas, tanto a arcaica quanto a clássica, compreendiam 28 membros ou Gerontes, com idade acima de 65 anos, originados de famílias que lideravam juntamente com os reis.

Como era a vida de um cidadão espartano?

A única atividade nobre para o cidadão era a guerra. E eles passavam a vida treinando para ela. Enquanto em outras cidades gregas as pessoas dividiam o tempo entre o treinamento militar e os afazeres cotidianos, a vida do espartano era focada no combate.

Quem participava do conselho dos Éforos?

A última instituição política de Esparta era o Conselho dos Éforos, um conselho formado por cinco esparciatas que ocupavam cargo nessa instituição durante um ano. Os Éforos eram considerados os homens mais poderosos de Esparta e eles tinham como papel monitorar as ações dos dois reis.

Qual é a origem da palavra monarquia?

Significado de Monarquia

Estado em que o poder é exercido pelo rei, pela rainha, por seus descendentes ou herdeiros diretos. Etimologia (origem da palavra monarquia). Do latim monarchia.ae.

Quantas monarquias existem atualmente?

Das 44 monarquias atuais: 8 são membros da OTAN (Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Noruega e Reino Unido); 5 são membros do G20 (Austrália, Arábia Saudita, Canadá, Japão e Reino Unido); 3 são membros do G7 (Canadá, Japão e Reino Unido) e o Reino Unido é membro permanente do Conselho de Segurança das ...

O que foi a monarquia no Brasil?

Desde 1889, o Brasil é uma república presidencialista, mas, entre 1822 e 1889, o Brasil foi uma monarquia, sendo governado por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a independência declarada por d. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

O que é República e como funciona?

O que é República:

República é uma palavra que descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado. ... Assim como um monarquia pode ser uma democracia, uma república também pode ser uma ditadura.

Artigo anterior
Com quantas cartas se joga pife?
Artigo seguinte
Quanto tempo devo praticar yoga por dia?