O que é determinação social do processo saúde-doença?

Perguntado por: Daniel Fernando de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Em resumo, de acordo com o teoria da causalidade, o processo saúde-doença é o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, sendo que essa determinação se modifica de acordo com o processo histórico da humanidade e o desenvolvimento científico.

O que são determinantes sociais do processo saúde-doença?

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Quais são os principais determinantes do processo saúde e doença?

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

Qual a importância dos fatores sociais no processo saúde-doença?

Por isso, os determinantes sociais não podem ser avaliados somente pelas doenças geradas, pois vão além, influenciando todas as dimensões do processo de saúde das populações, tanto do ponto de vista do indivíduo, quanto da coletividade na qual ele se insere.

Como as questões da saúde e da doença se relaciona com os fatores sociais?

Os determinantes sociais de saúde são os fatores étnicos, psicossociais, econômicos, culturais e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde18. As condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica19,20.

Determinação Social do Processo Saúde-Doença: um conceito para uma nova prática em Saúde

42 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da identificação dos determinantes sociais de saúde para a programação local em saúde?

A importância dos determinantes sociais tem-se traduzido em aumento da investigação, realizada no sentido de encontrar a relação entre a forma como está organizada determinada sociedade e a condição de saúde de sua população.

Quais são os principais momentos históricos no processo saúde-doença?

No final do século XIX nasce a revolução pasteuriana com o reconhecimento da existência de microorganismos causadores de doença, o que dá origem a introdução de soros e vacinas. Fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; as doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.

Quais as teorias explicativas do processo saúde-doença?

Neste vídeo será apresentada a discussão sobre as teorias explicativas do processo saúde-doença: Mágico-Religiosa, Unicausalidade, Multicausalidade e Determinação Social do Processo Saúde-Doença.

Quais as DSS?

O que é DSS
  • vida econômica;
  • social;
  • ambiental;
  • política;
  • governamental;
  • cultural e subjetiva.

Quais são os determinantes?

Os determinantes possessivos são os seguintes: meu/s, minha/s; teu/s; tua/s; seu/s, sua/s; nosso/s; nossa/s; vosso/s; vossa/s): "Tens o meu livro?". Relativamente aos determinantes indefinidos temos os seguintes: certos/s, certa/s; outro/s, outra/s: "Certas profissões são perigosas".

São considerados determinantes sociais em saúde exceto?

São considerados Determinantes Sociais da Saúde-DSS, EXCETO:

d) desemprego.

O que é DDS e DSS?

É conhecida também como Diálogo Sobre Segurança (DSS) ou Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS). Essa prática é, na verdade, uma reunião diária com as equipes de trabalho.

Quais são os determinantes em epidemiologia?

Exemplo: idade, temperatura, peso, estatura, circunferência da cintura, índice de massa corporal (IMC).

O que é uma DDS?

O Diálogo Diário de Segurança também é uma forma de melhorar a comunicação dos trabalhadores, o trabalho em equipe e melhorar todos os processos que envolvem o trabalho e outras questões que são levadas para o DDS.

Quais são os três tipos de sistemas explicativos de doença saúde?

Modelos explicativos
  • Biomédico: prioriza o diagnóstico e a cura;
  • Processual: considera a relação do meio ambiente com o corpo;
  • Sistêmico: todas as áreas se relacionam entre si, e quando há uma desarmonia, afetam os demais;
  • Mágico-religioso: os deuses estabelecem a doença e a cura; e.

Quais são as 4 fases da história natural da doença?

História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).

Quais os processos da doença?

Processo Saúde-Doença: entenda
  • Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo.
  • Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes.
  • Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.

Como a doença era vista nos períodos históricos?

Resumindo, a doença foi vista, pelos primitivos, como resultado de alguma coisa misteriosa, introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos má- gicos realizados por deuses ou por feiticeiros.

Como ocorre a evolução da doença?

Comumente tem três estágios: inicial ou leve, moderado e avançado ou grave. Em fases iniciais as dificuldades não são constantes, há momentos que o paciente pode parecer normal, capaz de fazer algumas atividades adequadamente, e em outras suas limitações ficam claras.

Quais são as características do processo saúde-doença durante a Idade Moderna?

Com esse novo modelo de atenção à saúde, se coloca uma nova concepção do processo saúde-doença que ultrapassa a visão hospitalocêntrica, na qual as necessidades em saúde, em geral, são consideradas como a falta de hospitais, ambulatórios, medicina tecnológica; para uma visão mais social, abrangendo, também, a falta de ...

Qual a importância dos determinantes e do perfil epidemiológico para as autoridades sanitárias quais são as suas contribuições?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população. ... É assim que se constrói um ramo epidemiológico denominado por alguns estudiosos como epidemiologia social.

Quais as principais finalidades dos indicadores de saúde?

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.

Qual a importância em se conhecer as relações entre os DDS e o processos de saúde e doença?

Importância dos DSS

Atualmente, existe uma certa unanimidade sobre a importância dos DSS na situação da saúde, importância esta que foi sendo construída em um processo histórico. No século XIX, com o extraordinário trabalho de bacteriologistas como Koch e Pasteur, afirmou-se uma explicação do processo saúde-doença.

O que é um fator determinante?

Significado de Determinante

adjetivo, substantivo masculino Que determina. Matemática Soma algébrica de todos os produtos de vários fatores, dispostos em linhas e colunas, que formam quadrado, tomando-se um elemento de cada linha. Determinativo, causador.

Quais são as três aplicações básicas da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Artigo anterior
Para que servem a média a mediana é a moda de um conjunto de valores?
Artigo seguinte
Quais são os riscos da anestesia geral?