O que é despesa orçamentária pública?

Perguntado por: Igor Cristiano Faria Pereira Marques  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

Despesa pública que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da LOA ou de Créditos Adicionais. É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.

É exemplo de despesa orçamentária?

31 - Premiações Culturais, Artísticas, Científicas, Desportivas e Outras: despesas orçamentárias com a aquisição de prêmios, condecorações, medalhas, troféus etc., bem como com o pagamento de prêmios em pecúnia, inclusive decorrentes de sorteios lotéricos.

O que é a despesa pública e como se classifica?

Agrupamento da despesa por categorias. Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.

Quais são as despesas públicas?

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). ... Exceção diz respeito às despesas extraorçamentárias.

Qual o conceito de despesa pública?

Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. Para acompanhar a execução da despesa pública no Portal, acesse Despesas.

Orçamento Fácil - Vídeo 14 - Fases da despesa pública

32 questões relacionadas encontradas

Como se definem as receitas e as despesas públicas?

A receita do governo, também chamada de receita fiscal, são as arrecadações que acontecem por meio dos impostos, taxas, ou outras contribuições, recolhidas pelo Tesouro Nacional. As despesas públicas são os gastos que o Estado faz para prestação de serviços ou aquisição de bens, para prestação à sociedade.

O que são receitas e despesas públicas?

As receitas públicas são o montante total em recursos recolhidos pelo Tesouro Nacional e que serão incorporados ao patrimônio do Estado. Essas receitas servem para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

Quais são as receitas públicas?

O que é Receita Pública?
  • Impostos;
  • Taxas;
  • Contribuições de Melhoria;
  • Empréstimos Compulsórios; e.
  • Contribuições Especiais.

Como a Lei nº 4320 64 classifica a despesa pública?

§ 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

Quais são despesas de capital?

Termo: Despesa de Capital

São exemplos: execução de obras e compra de instalações, equipamentos e títulos representativos do capital de empresas ou de entidades de qualquer natureza.

Qual a classificação das despesas?

Ainda podemos dividi-las entre despesas operacionais e administrativas ou até mesmo despesas fixas e variáveis. É importante conhecer cada vertente para ter cada vez mais controle sobre o ativo.

O que é classificação de despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Como classificar as despesas de uma empresa?

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa
  1. Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  2. Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

São exemplos de despesas correntes?

São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).

O que é unidade orçamentária exemplo?

Corresponde a entidades da administração direta ou indireta na maioria dos casos, podendo servir também para identificar fundos especiais, transferências a Estados e Municípios, encargos financeiros da União, operações oficiais de crédito, refinanciamento da dívida pública mobiliária federal e reserva de contingência.

São exemplos de despesa corrente e de capital?

Entenda as diferenças entre Despesas Correntes e Despesas de Capital
  • Despesas Correntes: Despesas de Custeio; e. Transferências Correntes.
  • Despesas de Capital: Investimentos; Inversões Financeiras; e. Transferências de Capital.

Como são classificadas as despesas públicas de acordo com o artigo 12 da Lei nº 4320 64?

§ 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

Como são classificados os gastos com o pagamento dos juros da dívida pública?

I São consideradas despesas correntes: pagamento do principal da dívida pública e juros e encargos da dívida. II As despesas de pessoal e encargos sociais, juntamente com outras voltadas para o funcionamento dos órgãos e para a prestação de serviços públicos são classificadas como despesas correntes.

Qual o regime contábil para as entidades de direito público conforme Lei 4.320 64?

16) O regime contábil para as entidades de direito público, conforme Lei 4.320/64 é: De competência para a receita e para a despesa; ... De caixa para a receita e para a despesa; De caixa ou de competência, para a receita e despesa, segundo a legislação própria de cada entidade pública.

O que é uma receita pública?

Para atender às necessidades da sociedade, o governo precisa prestar serviços e realizar obras - o que exige gastos. Receita pública é o dinheiro que o governo dispõe para manter sua estrutura e oferecer bens e serviços à sociedade, como hospitais, escolas, iluminação, saneamento, etc.

São consideradas receitas?

São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) arrecadados e que servem para custear as despesas e os investimentos.

Qual é a estrutura básica de receitas e despesas nas finanças públicas?

Por força da Constituição Federal de 1988, o país todo adota uma estrutura orçamentária baseada em três documentos: Planos Plurianuais - PPA, Leis de Diretrizes Orçamentárias - LDO, e Leis Orçamentárias Anuais, que valem para os governos federal, estaduais e municipais da mesma forma.

Como fazer receitas e despesas?

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Como classificar as despesas pessoais?

Para saber como categorizar os seus gastos corretamente, continue lendo nosso post!
  1. Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
  2. Não crie muitas categorias. ...
  3. Não utilize a categoria outros! ...
  4. Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
  5. Não mascare a realidade. ...
  6. Utilize uma boa ferramenta de gestão.

Artigo anterior
Quantas séries para definição muscular?
Artigo seguinte
Qual o DNS mais rápido 2021?