O que é despesa na contabilidade?
Perguntado por: Mafalda Mélanie Lourenço Esteves Monteiro | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. ... As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc.
O que é despesa na contabilidade exemplos?
Conceito de despesa
Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.
Qual a definição de despesa na contabilidade?
O que são Receitas e Despesas:
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita.
O que é considerado despesa na empresa?
O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.
Quais são os tipos de despesas?
- conta de água e luz;
- aluguel ou prestação de casa;
- condomínio;
- escola ou faculdade;
- plano odontológico e de saúde;
- seguro e prestação do carro;
- impostos, como IPTU e IPVA.
Receitas e despesas na contabilidade
Como classificar as despesas?
- Saiba o que você vai ganhar com a categorização. ...
- Não crie muitas categorias. ...
- Não utilize a categoria outros! ...
- Saiba diferenciar os custos das despesas. ...
- Não mascare a realidade. ...
- Utilize uma boa ferramenta de gestão.
Quais os tipos de gastos na contabilidade?
Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos. ... Para a Contabilidade, os custos e as despesas são categorias de gastos.
Quando um gasto deve ser classificado como despesa?
Despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. Em outras palavras, são gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio.
São despesas?
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos?
Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos? Perda: Qualquer gasto de produção ocorrido de forma anormal ou involuntária, devem ser considerados como despesas ou prejuízos da empresa. ... Teoricamente na nomenclatura sim, porém na prática todas as empresas possuem custos de produção ou de produto 2.
Qual a diferença entre gastos e despesas?
Os gastos podem ser definidos como dispêndio, sem que haja até então qualquer relação com investimento para uma empresa. ... Já as despesas são recursos utilizados a fim de manter a empresa em funcionamento. A despesa não está diretamente ligada ao produto ou serviço oferecido pela empresa.
São exemplos de despesas?
- Aluguel da sala comercial ou imóvel;
- impostos fixos;
- folha de pagamento de colaboradores;
- taxas bancárias;
- seguros;
- conta de energia elétrica, água e internet;
- softwares e sistemas.
Como são classificadas as despesas de uma empresa?
As despesas podem ser classificadas em dois grandes grupos, que são: Despesas Fixas: são aquelas previsíveis, que o gestor sabe que terá que pagar mesmo que não influenciem no volume de produção. ... Despesas Variáveis: esses são valores imprevisíveis, que podem eventualmente acontecer sem qualquer controle do gestor.
Qual a forma correta de escrever despesa?
Significado de Despesas
substantivo feminino plural Gastos; ação de desembolsar dinheiro com um propósito determinado: despesas de casa; planilha de despesas. A quantia que foi paga: as despesas deste mês foram altíssimas. Ver também: despesa. Etimologia (origem da palavra despesas).
O que são gastos?
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc.
Como fazer receitas e despesas?
A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.
Como são classificados os gastos que a empresa incorre?
Investimento – São gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros. São as aquisições de bens ou serviços que são registrados no ativo da empresa.
Como podemos classificar os gastos de um exemplo para cada classificação?
Custo Variável: varia de acordo com a quantidade produzida na empresa – energia elétrica da fábrica. As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
Como catalogar despesas?
Para organizar as finanças pessoais é preciso listar todos os gastos que você tem por mês. Não deixe nenhum de fora: do café após o almoço até as despesas maiores, como aluguel e mensalidade da faculdade. Some todos eles e veja quais são seus gastos totais em um mês.
São exemplos de despesas fixas?
Despesas Fixas são aquelas que não possuem nenhuma relação com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias). ... Por exemplo, a água é uma Despesa Fixa, mas nem por isto sua empresa paga o mesmo valor todo mês.
O que são as despesas com vendas?
São despesas que variam em função das vendas, como impostos, comissões e outros valores que podem variar a cada venda, independente de custo, lucro, local de venda, etc...
O que são as despesas administrativas?
O conceito de despesas administrativas é definido como todos os gastos que não estão ligados à atividade principal da companhia. Ou seja, ao core do negócio. Os custos administrativos se referem ao back-office, então não têm conexão direta com a atuação da empresa.
Qual a diferença entre perda é despesa?
_ Nota: os custos e despesas são gastos voluntários, necessários para a realização de proveitos, diferentemente das perdas, que são gastos involuntários, ou seja, não objectivam a realização de proveitos.
Porque as perdas não são consideradas gastos?
As perdas são gastos que não foram previstos e não oferecem nenhum retorno para a empresa, como por exemplo: problemas técnicos com equipamentos, acidentes, produtos vencidos em estoque, produtos com defeitos, etc.
O que são perdas e como podem ocorrer e como podem ser consideradas dentro da classificação dos gastos?
Perda é um gasto involuntário – desperdício de materiais, produção de unidades defeituosas, produtos danificados – previsível ou não, decorrente de fatores externos ou inerentes ao processo produtivo da empresa.
Quanto custa uma loja física?
Por que trabalhar 220 horas por mês?