O que é despesa é o que é receita?

Perguntado por: Miguel Nuno Monteiro de Vieira  |  Última atualização: 3. Januar 2022
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O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

O que é receita na contabilidade exemplos?

Na contabilidade, receita é o dinheiro que uma empresa recebe das suas atividades comerciais normais. É quando aquela senhora com um vestido rosado chega na padaria e dá R$ 15,00 por uma fatia de um bolo com creme de chocolate e avelã. Esses R$ 15,00 são considerados RECEITA.

O que é uma conta de receita?

Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.

O que é despesa na contabilidade?

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

O que é a receita no balanço patrimonial?

A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços. Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro.

Receitas e despesas

19 questões relacionadas encontradas

Quais despesas entram no balanço patrimonial?

Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio.
...
O que são contas a pagar?
  • aluguel;
  • água;
  • luz;
  • telefone;
  • internet;
  • impostos;
  • fornecedores;
  • salário dos funcionários;

Como achar a receita no balanço patrimonial?

Onde verificar a receita líquida nos balanços de uma empresa

O empresário pode conferir a receita líquida do seu negócio no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), uma ferramenta que tem informações importantes sobre a situação financeira da empresa.

O que é despesa exemplos?

Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.

O que são despesas exemplos?

Receitas e despesas são termos de estudos da contabilidade e finanças em geral, onde é ensinado que as despesas são gastos para direta ou indiretamente gerarem receitas, seja para pessoas físicas ou jurídicas. ... Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Qual é a diferença entre custo e despesa?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Quais são as contas receitas?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa.

Qual é a função da conta?

A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa. Todo fato mensurável em dinheiro é representado por uma conta. É através das contas que a contabilidade consegue exercer o seu papel.

Quais são as contas contabeis?

CONTAS CONTÁBEIS

As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação. As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc.

Como saber a receita de uma empresa?

A Receita Total de uma empresa pode ser compreendida como a multiplicação entre o preço pelo qual foram vendidos os produtos ou serviços e a quantidade de vendas que aconteceram dos mesmos, ou seja: Receita Total = Preço x Quantidade.

O que é receita de serviços?

16 - Receita de Serviços: é o ingresso proveniente da prestação de serviços de atividades comerciais, financeiras, de transporte, de saúde, de comunicação, de armazenagem, e serviços científicos e tecnológicos de metrologia e outros serviços.

Como calcular a receita?

Cálculo de receita líquida

Como na seguinte equação: Receita Líquida = receita bruta – deduções. Partindo desse conceito, uma empresa que possua uma receita bruta de R$ 500 mil e cujas deduções atinjam o montante de R$ 29 mil em um determinado período de tempo, teria uma receita líquida de R$ 471 mil.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Quais gastos podem ser caracterizados como despesas?

São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros. Na DRE (Demonstração do resultado do exercício), o “Custo das Mercadorias Vendidas” representa as despesas, embora possa haver confusão em relação à terminologia empregada.

Como classificar as despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Quais são as despesas variáveis?

Despesas variáveis.

São aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa, se houver venda ou unidades produzidas. Exemplo: comissões sobre vendas, impostos.

O que é despesa Semivariável?

Custo semi-variável é um tipo de despesa que varia com o volume de vendas, como a comissão paga a funcionários. Não podemos classificar esse exemplo como custo variável porque sua flutuação de valor não é tão significativa quanto a dos custos variáveis — que é o caso do gasto com a conta de água, por exemplo.

Quais são as despesas variáveis de uma empresa?

Despesas variáveis são todos os gastos que uma empresa têm no momento da venda, que são diretamente relacionados à ela, como impostos e comissões. Como o próprio nome diz, as despesas variáveis não possuem uma constância, já que vão variar de acordo com o volume de vendas e de produção.

Como contabilizar a receita de vendas?

VENDAS DE MERCADORIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS - CONTABILIZAÇÃO. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (“regime de caixa”).

Onde fica o CMV no balanço patrimonial?

Como mencionamos anteriormente, o CMV não faz parte do balanço patrimonial, mas é um item que pode fazer parte do DRE (Demonstração de Resultados do Período), exatamente pela sua função de apresentar resultados sobre o lucro bruto dos itens vendidos.

Como elaborar um balanço patrimonial?

Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

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