O que é desmembramento de solo?

Perguntado por: Benedita Luana Castro  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

151 PDDUA). Desmembramento: É o parcelamento de imóvel em lotes destinados à edificação com aproveitamento do sistema viário oficial, com obrigação de destinação de área pública para equipamentos públicos comunitários.

O que é desmembramento do solo?

§ 2o Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

O que caracteriza um desmembramento?

O desmembramento nada mais é que uma forma de parcelamento do solo; o ato de tornar uma gleba em lotes, sem, contudo, ser necessária a abertura ou o prolongamento de vias de circulação, nem tampouco de logradouros públicos, como praças e ruas.

O que é desmembrar o terreno?

O desmembramento é o procedimento que vai dividir um lote grande em dois ou mais menores. Essa situação é comum em inventários, onde várias pessoas herdam um só terreno, e para ficar separado é preciso desmembrar, possibilitando a venda individualizada se for o desejo do herdeiro.

Qual é a diferença entre desmembramento e loteamento?

O loteamento é caracterizado pela divisão do terreno com a abertura de novas ruas ou o prolongamento de ruas existentes. Já o desmembramento não resultará na abertura de qualquer rua, pois deverá aproveitar o sistema viário existente.

DESDOBRO DE TERRENO - FORMA DE DESMEMBRAMENTO MAIS SIMPLES

36 questões relacionadas encontradas

Quem pode fazer o desmembramento de um terreno?

O desmembramento de terrenos é um processo pelo qual uma área maior de terra é dividida em lotes menores. Essa prática é frequentemente realizada por construtoras e incorporadoras imobiliárias como parte de suas atividades cotidianas.

O que é loteamento do solo?

O Loteamento consiste na subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes. com AutoCAD 2011. Para maiores informações: Divisão de Parcelamento de Solo: (12) 3947 – 8106.

Qual a vantagem de desmembrar um terreno?

Ao desmembrar um terreno, é possível obter um melhor aproveitamento do espaço disponível. Terrenos maiores podem ser subdivididos em lotes menores, o que possibilita a construção de mais edificações ou a criação de espaços destinados a áreas de lazer e convivência, como jardins e praças.

Quantos metros precisa ter o terreno para desmembrar?

Ou seja, cada cidade exige um número mínimo para cada extensão, nos terrenos presentes na Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU), por exemplo, é requerido uma frente mínima de 20 metros, com área mínima de 1 mil metros quadrados (m²) e frente máxima de 150 metros”.

Precisa de advogado para fazer desmembramento de terreno?

O desmembramento de imóvel é um procedimento administrativo que consiste na divisão de um único imóvel em dois ou mais imóveis. É recomendado que o proprietário do imóvel contrate um advogado para a realização do procedimento, que ocorrerá mediante autorização da prefeitura do município onde o imóvel está localizado.

Quando um terreno não pode ser desmembrado?

O desmembramento somente pode ser realizado em áreas que tenham o devido acesso a vias já existentes. Ou seja, as áreas devem fazer parte do sistema viário como logradouros pertencentes ao município, além de serem dotados de uma infraestrutura mínima.

O que é preciso para fazer o desmembramento de um terreno?

Como é feito o desmembramento?
  1. Requerimento assinado pelo dono da propriedade;
  2. Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
  3. Levantamento topográfico do imóvel a ser desmembrado;
  4. Planta da propriedade e memorial descritivo;
  5. Certidão negativa de tributos municipais;
  6. Comprovação de pagamento da taxa;

Como saber se o terreno foi desmembrado?

A certidão de desmembramento e/ou unificação é um documento que serve para confirmar se houve ou não desmembramento e/ou unificação de lotes.

Quanto tempo leva para fazer um desmembramento de terreno?

O processo de desmembramento é demorado. Isso porque leva-se 30 (trinta) dias para requerer toda a documentação exigida. Já o prazo de execução para término do serviços e o registro no cartório girará em torno de 120 (cento e vinte) dias.

O que diz a lei federal 6.766 79?

Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências.

O que diz o artigo 35 da lei 6766 79?

Artigo 35 - Ocorrendo o cancelamento do registro por inadimplemento do contrato e tendo havido o pagamento de mais 1/3 (um terço) do preço ajustado, o Oficial do Registro de Imóveis mencionará este fato no ato do cancelamento e a quantia paga; somente será efetuado novo registro relativo ao mesmo lote, se for ...

Qual área mínima para desmembrar?

Os imóveis rurais podem ser desmembrados ou divididos, desde que seja observada a fração mínima de parcelamento onde se localiza a propriedade (que varia de município para município, mas não costuma ser inferior a 2 hectares, ou 20.000 metros quadrados).

É possível fazer escritura de meio terreno?

Uma das formas de realizar essa divisão é através do desmembramento, procedimento jurídico no qual a prefeitura do município concede ao proprietário do terreno o direito de dividir a sua propriedade, tal qual prevê a Lei nº 6.766/1979 em seu artigo 2º, inciso 2º.

Quem tem que pagar o desmembramento?

Tais providências, inclusive em razão da sua natureza, são de responsabilidade dos promitentes vendedores, mas devendo os promissários compradores, nos termos pactuados, arcarem com as despesas administrativas e tributárias que se fizerem necessárias.

O que é preciso para desmembrar um IPTU?

Apresentar a solicitação no balcão de atendimento municipal.

- Escritura Desmembrada ou Certidão de desmembramento – cópia simples; - Carteira de identidade (RG) do representante legal – caso solicitado pelo mesmo – cópia simples; - Procuração - quando solicitada por representante legal.

Quanto um engenheiro cobra para desmembrar um terreno?

O engenheiro civil ficará responsável por medir o terreno, com ou sem construção, organizando os documentos necessários para protocolar e aprovar na prefeitura local. O preço médio que esse profissional cobrará para fazer o desmembramento de lote urbano ficará em torno de R$ 600 a hora.

Quem aprova o projeto de loteamento ou desmembramento?

O projeto de loteamento e desmembramento deverá ser aprovado pela Prefeitura Municipal, ou pelo Distrito Federal quando for o caso, a quem compete também a fixação das diretrizes a que aludem os arts. 6o e 7o desta Lei, salvo a exceção prevista no artigo seguinte.

Qual a diferença entre desmembramento e desdobro?

O desdobro é a divisão física de um lote urbano (imóvel dotado de infraestrutura básica) em dois ou mais lotes menores, respeitada a legislação municipal, e o desmembramento é a divisão física de uma gleba rural ou urbana (porção de terras que não possui a infraestrutura básica) em duas ou mais glebas menores, que ...

Qual a diferença entre terreno e loteamento?

Sendo assim, um terreno pode ser dividido em várias partes, às quais chamamos de lotes. Portanto, dentro de um terreno podem existir centenas de lotes. Além disso, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e divide em vários lotes, que geralmente são do mesmo tamanho, ela estará fazendo um loteamento.

Artigo anterior
Qual o tempo de crescimento do bambu?
Artigo seguinte
O que é negativo ou positivo?