O que é desinência nominal e verbal?

Perguntado por: Iara Costa Cardoso  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

A desinência faz parte dos estudos em morfologia e tem papel relevante na estrutura de uma palavra. Desinências são morfemas responsáveis pela flexão de vocábulos, eles se juntam a uma palavra para contribuir quanto à definição do gênero, do número, de um tempo verbal e assim por diante.

O que é desinência verbal exemplos?

Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo. Exemplos: falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo. falasse (-sse): desinência que indica o pretérito imperfeito do subjuntivo.

O que é desinência nominal?

As desinências nominais indicam gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) dos substantivos, dos adjetivos e de alguns pronomes. Exemplos: O aluno atencioso prestou atenção na aula. Os alunos atenciosos prestaram atenção nas aulas.

Quais são os tipos de desinências?

Existem dois tipos de desinências: nominais e verbais.

Qual é a desinência?

Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.

Desinências [Prof. Noslen]

33 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma desinência?

Pelas desinências, conseguimos identificar o gênero e o número das seguintes palavras: menino: masculino, singular.
...
Desinências nominais
  1. -o: desinência nominal indicativa do gênero masculino.
  2. -a: desinência nominal indicativa do gênero feminino.
  3. -s: desinência nominal indicativa do número plural.

O que é DMT é DNP?

Nominais: indicam gênero e número de nomes (substantivos, adjetivos, pronomes, numerais). Verbais: indicam número, pessoa, tempo e modo dos verbos. Existem dois tipos de desinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal (DNP).

Qual é a diferença entre desinência nominal e vogal temática?

A vogal temática é a vogal que se une ao radical da palavra. ... As desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras (número, gênero, pessoa, modo e tempo verbal). São acrescidas no final dos termos e podem ser nominais ou verbais.

Quais são as formas nominais?

As formas nominais do verbo são:
  • Infinitivo: forma que expressa a ação em si.
  • Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.
  • Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
  • Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ...
  • Ajudar é a melhor forma de gratidão.
  • Rir é o melhor remédio.

Qual é a desinência nominal da palavra garotos?

Exemplo 1: Na palavra MENINOS, a letra S indica que a palavra está no plural. Portanto, a letra S é uma desinência nominal de número.

O que é desinência do infinitivo?

É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência. R: desinência de infinitivo. A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.

O que são os modos verbais?

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Quais são os tipos de tempos verbais?

Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito.

O que é radical exemplos?

O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc.

O que são elementos estruturais das formas verbais?

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências. O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo.

O que é frase nominal e exemplos?

Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!

Tem forma nominal?

Você sabia que os verbos, em português, têm formas nominais? Isso significa que, apesar de pertencerem a essa classe de palavras, elas apresentam características típicas de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.

O que é nominal e verbal?

Dicas concordância verbal e nominal

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é desinência vogal temática?

A vogal temática é um morfema cuja função essencial é ligar o radical às desinências que formam as palavras. Essa junção constitui o tema (radical + vogal temática), ao qual são acrescentadas as desinências. Tanto os verbos quanto os nomes apresentam vogais temáticas.

Quais são as vogais temáticas nominais?

Vogais temáticas nominais

As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.

Qual é a função da vogal temática?

Em língua portuguesa, é chamada de vogal temática uma vogal, parte componente de um verbo, que serve para indicar a sua conjugação. Esta vogal se localiza depois do radical, e, em alguns casos, agrega-se ao radical, formando com este uma base para receber as desinências.

Como saber o radical de uma palavra?

Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Como saber o radical de um verbo?

O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical.
...
Radical
  1. And- é o radical do verbo andar.
  2. Escrev- é o radical do verbo escrever.
  3. Part- é o radical do verbo partir.

O que é morfema exemplos?

Os morfemas são unidades ou elementos de significação que formam as palavras, bem como alteram o seu significado. Também podem ser chamados de elementos mórficos. Exemplos: nascer, renascer, nascido, nascimento, nasciturno.

O que as desinências indicam?

As desinências fazem parte do processo de formação das palavras, pois são estruturas colocadas no final dos radicais para indicar suas flexões. Isso significa que são essas partículas as responsáveis pela identificação do gênero (masculino/feminino), número (singular/plural), pessoa, número, modo e tempo dos verbos.

Artigo anterior
Qual o melhor ácido fólico para gestantes?
Artigo seguinte
Quais são as 6 regras de ouro?