O que é deságio na recuperação judicial?

Perguntado por: Lucas Flávio Moreira Martins Neves  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 5/5 (49 avaliações)

Deságio é um desconto da dívida que pode ser estabelecido no Plano de Recuperação Judicial.

O que é deságio no direito?

O deságio é um dos elementos de negociação em recuperações judiciais. O deságio direito é simples de se entender.

Como a jurisprudência vê a proposta de deságio nos patamares alinhados no plano de 80% e 60 %?

Conforme a prática demonstra, em grande parte dos planos de recuperação judicial estipula-se deságios predatórios (não raramente em torno de 60% a 80% do valor dos créditos), com a diluição do pagamento dos créditos por vários anos (por vezes mais de 18 anos) e inicio do pagamento dos créditos após vários meses da ...

Quais são as etapas da recuperação judicial?

Fases da recuperação judicial

Uma empresa em recuperação judicial precisa passar por três etapas: postulatória, deliberativa e execução.

Sou credor de uma empresa em recuperação judicial?

Se você é credor de uma empresa em recuperação judicial, deve imediatamente contatar um advogado especializado para auxiliá-lo, pois os prazos judiciais correm mesmo que você não tenha sido avisado. Além disso, os trâmites são bem diferentes de um processo comum.

Deságio em recuperação judicial

21 questões relacionadas encontradas

Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?

Há duas forma de habilitar um crédito na lista geral dos credores e vai depender do momento em que o seu pedido for feito. A habilitação poderá ser feita na via administrativa e/ou na via judicial. Na via administrativa é feita perante o Administrador Judicial nomeado pelo juiz para auxiliar no processo.

É possível executar uma empresa em recuperação judicial?

Justiça do Trabalho não pode executar empresa em recuperação judicial.

Como é o processo de recuperação judicial?

A recuperação judicial é o processo que tem por finalidade sanear a situação de crise da empresa. Através dele a recuperanda busca a todo custo a continuidade das suas atividades, mantendo aquela fonte produtiva e buscando cumprir as obrigações junto aos credores de maneira facilitada.

Como funciona o processo de recuperação judicial?

Em linhas gerais, são previstas regras para: (i) permitir ao representante de uma empresa em processo de insolvência no exterior requerer a falência no Brasil ou atuar em procedimentos de recuperação judicial ou falência que aqui tramitem, possibilitando assim o acesso direto e evitando o uso de meios morosos de ...

Quais as fases da recuperação judicial e quais as medidas processuais que determinam o início e o término de cada fase?

Todo o processo de Recuperação Judicial se desenvolve em três fases distintas bem definidas: a fase postulatória (ingresso da ação em juízo); a fase deliberativa (votação do plano de recuperação) e a fase executória (executa o plano de recuperação aprovado pelos credores).

O que é deságio no mercado financeiro?

Deságio é um termo no mundo dos investimentos que está relacionado com o desconto de um investimento em relação ao seu valor justo. Sendo assim, comprar ativos em deságio pode ser uma boa oportunidade, mas deve-se ter cuidado para não investir em um ativo sem planejamento financeiro e perder dinheiro.

Que significa deságio?

Significado de Deságio

substantivo masculino [Economia] Diminuição do valor de um título (mercadoria ou produto) em comparação ao seu preço de mercado. [Economia] Diminuição do valor do papel-moeda em comparação ao ouro. [Jurídico] Redução do preço ou do valor da moeda.

Quem recebe primeiro na recuperação judicial?

A lei nova alterou o artigo 83, que prevê a ordem de classificação dos créditos na falência. Os créditos derivados da legislação trabalhista, limitados a 150 salários mínimos por credor, e aqueles decorrentes de acidentes de trabalho permanecem no inciso I, em primeiro lugar na ordem de classificação.

Quanto tempo uma empresa fica em recuperação judicial?

Quanto tempo dura o processo de recuperação judicial? Em regra, a recuperação judicial tem a duração de dois anos, conforme dispõe o artigo 61, da Lei nº 11.101/2005. Entretanto, esse período poderá ser estendido, caso essa necessidade seja demonstrada no plano de recuperação judicial.

Qual o prazo máximo para o processo de recuperação judicial?

Nesse passo, o processo e a concessão deveriam quando muito durar 30 meses. Isto é: 180 dias para a realização da assembleia e 24 meses para permanecer em Recuperação Judicial (art. 61, lei 11.101/05).

O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?

Após o despacho, a empresa tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação à Justiça (caso contrário, o juiz decreta a falência). ... Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa. A negociação entre as partes é intermediada por um administrador judicial nomeado pela Justiça.

O que uma empresa em recuperação judicial não pode fazer?

A recuperação judicial de uma empresa é um meio utilizado para evitar a falência dela, ou seja, ao invés de pedir falência pede-se a recuperação, que como o próprio nome já diz é uma tentativa de recuperar aquela atividade evitando o fechamento e as consequentes demissões e não pagamento dos credores.

É possível a distribuição de execução contra empresa em recuperação judicial?

Além disso, segundo a Fazenda, é possível a adoção de atos de constrição contra a empresa em recuperação quando não houver hipótese de suspensão da execução ou da própria exigibilidade do crédito tributário, sendo do juízo universal a competência para, em cooperação com o juízo da execução fiscal, substituir a ...

Pode protestar empresa em recuperação judicial?

Recuperação Judicial não impede anotação em órgão de proteção ao crédito. ... Isso quer dizer que, no plano material, o crédito é exigível, de modo que os credores podem proceder com anotações ou mesmo protesto de títulos.

É seguro vender para empresa em recuperação judicial?

Vender para empresa em recuperação judicial é bom? Sim! Inclusive, é uma forma que os fornecedores de produtos ou serviços encontram de sair bem em meio a uma crise. ... Por mais que a empresa esteja em processo de recuperação judicial, ela vai continuar tendo crédito financeiro para negociar com outras empresas.

Como receber indenização da Oi em recuperação judicial?

Sendo assim, aquele credor em cujo processo judicial exista um depósito feito pela OI no valor de, por exemplo, R$ 10.000,00 (dez mil reais), observado o procedimento administrativo específico, poderá optar pelo levantamento de R$ 8.000,00, aplicando-se o percentual de deságio de 20%, sendo que a diferença será ...

Qual o prazo máximo para pagamento dos débitos trabalhistas no plano de recuperação judicial?

O prazo de um ano para pagamento dos credores trabalhistas pelo devedor em recuperação judicial – previsto no artigo 54 da Lei 11.101/2005 – tem como marco inicial a data da concessão da recuperação, pois essa é a interpretação lógico-sistemática da legislação especializada em relação ao cumprimento de todas as ...

Qual a ordem de pagamento dos credores?

382) propõe a seguinte ordem de pagamento: (1) os credores da massa falida; (2) os titulares de direito à restituição; (3) os credores da falência e; (4) o saldo aos sócios.

Qual a ordem do concurso de credores?

Qual é a ordem de preferências no concurso de credores? Crédito preferencial referencia-se ao tratamento preferencial dado por lei a certos credores em relação aos concorrentes na solicitação de crédito. A ordem de prioridade é a seguinte: 1 Créditos alimentícios: Pensão, salários e dívidas trabalhistas.

Qual a ordem de preferência de credores?

Créditos preferenciais são aqueles que possuem vantagem concedida por lei a certos credores para terem prioridade sobre seus concorrentes no momento do recebimento de crédito. A ordem de preferência é a seguinte: 1 – Créditos alimentícios: Pensão alimentícia, salários e dívidas trabalhistas.

Artigo anterior
Como conseguir gravar as coisas na mente?
Artigo seguinte
Quem usa ºF?