O que é derivação da palavra?

Perguntado por: Diego Sérgio Batista Castro Magalhães  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

Esses tipos de palavras, que são criadas a partir do acréscimo de um sufixo a um radical, são chamadas palavras derivadas, e o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (sufixos e prefixos) é chamado de derivação. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

O que é derivação de exemplo?

Também chamada de derivação por prefixação é aquela em que se forma uma palavra ao acrescentar um prefixo ao radical de uma primitiva. O resultado é a mudança de sentido. Exemplos: montar → desmontar.

Como derivar uma palavra?

A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

Como identificar uma derivação?

Palavras primitivas – são palavras que possuem radicais utilizados como base para formação de outras palavras. Exemplo: pedra, flor, casa. Palavras derivadas – como o nome sugere, são aquelas que surgem a partir dos radicais de outras palavras, como as primitivas. Exemplo: pedreito, floricultura, casebre.

Como fazer palavras derivadas?

Para que haja a derivação parassintética é necessário o acréscimo simultâneo do prefixo e do sufixo ao radical. Para comprovar se ocorreu a parassíntese, basta retirar o prefixo ou o sufixo e verificar se a forma que sobrou constitui uma palavra existente na língua.

Formação de Palavras por Derivação [Prof Noslen]

42 questões relacionadas encontradas

Como se dá o processo de derivação?

O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva. Exemplos: desfazer, refazer. Faz-se pela anexação de sufixo à palavra primitiva.

Qual é a palavra derivada de amansar?

amaciar adoçar afofar alisar amansar ameigar anediar suavizar apaziguar abonançar abrandar aquietar desarmar paziguar serenar sossego tranquilizar desbravar arrotear civilizar domar domesticar instruir abater dobrar dominar enfrear refrear reprimir subjugar vencer amestrar treinar moderar afrouxar aplacak arrefecer ...

Como identificar derivação imprópria?

Tem mais depois da publicidade ;) A derivação imprópria é um tipo particular de derivação, já que é caracterizada não pelo acréscimo ou supressão de afixos, mas pela mudança de classe gramatical de uma palavra, sem que ocorra alteração em sua forma primitiva.

Quais são as palavras compostas?

Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.

O que é aglutinação exemplos?

Aglutinação na Língua Portuguesa

A nova palavra formada apresenta apenas um acento tônico e possui um significado diferente das palavras usadas no processo de composição por aglutinação. Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente. desta + arte = destarte.

O que é prefixo e sufixo exemplos?

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Quais são as palavras derivação imprópria?

A derivação imprópria é um processo de formação de palavras em que não há alteração da palavra primitiva, que mantém a mesma forma, havendo apenas alteração da classe gramatical a que a palavra pertence.
...
Adjetivos que se convertem em advérbios
  • Por que você grita alto?
  • A menina falou baixo, cheia de vergonha.
  • Fala sério!

Quais são os tipos de derivação imprópria?

Lembre-se que a derivação é um dos processos de formação de palavras que envolve o radical de uma palavra primitiva e os afixos (prefixo e sufixo). Além da derivação imprópria temos: derivação regressiva, sufixal, prefixal e parassintética.

O que é justaposição exemplos?

[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").

Qual é o derivado de escola?

No latim existia o substantivo schola, ae – proveniente do grego schole – e o adjectivo scholaris, e, formado já no latim a partir do referido substantivo. Estas palavras evoluem para as portuguesas escola e escolar. A palavra escolaridade deriva, assim, de escolar.

Qual é o derivado de árvore?

Arvoredo (derivado do substantivo primitivo árvore); Gelado (derivado do substantivo primitivo gelo); Maquinaria (derivado do substantivo primitivo máquina).

Qual é o derivado de chuva?

Exemplos de substantivos derivados para essas palavras são: Chuva – Chuvisco, Pedra – Pedregulho, Sapato – Sapateiro, Fruta – Frutaria , Tinta – Tinteiro, Terra – Terraço.

O que é amansa?

1. Fazer perder a braveza; tornar manso. 2. Tornar-se manso.

Qual é a palavra derivada de piso?

Pavimento, andar de um edifício etc. Soalho, chão.

Qual derivado de liso?

Tendo sua origem na palavra liso, com s, o verbo alisar deverá ser escrito com s. Todas as palavras cognatas de alisar, bem como as formas conjugadas deste verbo deverão ser também escritas com s na segunda sílaba. Exemplos: Palavras da mesma família: alisar, liso, alisamento, alisado, alisador,…

Quais são os processos de formação das palavras?

As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)

O que é uma coisa imprópria?

Significado de impróprio

Que não é apropriado; que tende a ser inadequado; descabido. Que não pode ser utilizado para determinado propósito; inadequado. Que é inconveniente; inoportuno.

O que é uma derivação Parassintética exemplos?

Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.

Qual a diferença entre derivação regressiva é imprópria?

Na derivação regressiva, a língua procede em sentido inverso: forma o substantivo a partir do verbo. A derivação imprópria ocorre quando determinada palavra, sem sofrer qualquer acréscimo ou supressão em sua forma, muda de classe gramatical.

Artigo anterior
O que acontece quando uma dívida vai para o setor jurídico?
Artigo seguinte
O que fazer em Piatá Chapada?