O que é depuração metabólica?

Perguntado por: Gabriel Pinheiro de Costa  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

A remoção irreversível de um hormônio está ligado a captação pela célula-alvo, degradação metabólica e excreção urinário ou biliar, a soma desses processos é denominada depuração metabólica (MCR).

O que é taxa de depuração metabólica?

É o termo adotado na medicina para designar a capacidade de retirada, pelos rins, de alguma substância da corrente sanguínea. Em outras palavras, o clearence é a medida de quanto volume de água corpórea se torna completamente livre da substância em uma dada unidade de tempo.

Qual é o conceito de depuração renal?

A depuração renal, ou clearance, é um fenômeno em que a fração filtrada do plasma é transformada em filtrado glomerular e depois em urina. Sendo assim, em relação à concentração plasmática, substâncias eliminadas pelo rim apresentam um clearance maior do que as não eliminadas.

O que é depuração renal clearance renal e como pode ser calculada?

Quando o fármaco é parcial ou totalmente excretado pelos rins sem sofrer alterações, o clearance renal pode ser calculado dividindo-se a velocidade de excreção urinária (mg/min) pela sua concentração sanguínea (mg/ml).

Como é medida a depuração renal?

A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.

Debug // Dicionário do Programador

41 questões relacionadas encontradas

O que o clearance indica?

O clearance de creatinina auxilia na detecção de problemas renais e insuficiência renal ainda no início. ... paciente apresenta sinais que indicam problemas renais (urina turva com mudança de coloração, edema, diminuição no volume da urina, dores ao urinar, dor na localização dos rins, aumento súbito da pressão arterial).

O que é clearance em Farmacologia?

Clearance ou depuração - é a medida da capacidade do organismo em eliminar um fármaco.

O que provoca aumento da taxa de filtração glomerular?

Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.

Como aumentar a taxa de filtração glomerular?

Faça exercício físico regularmente. Atividades cardiovasculares, em particular, podem auxiliar a melhorar a circulação; à medida que mais sangue é bombeado pelo corpo, melhor ele conseguirá remover toxinas através dos rins, melhorando a taxa de filtração glomerular.

Qual a principal força responsável pelo processo de filtração glomerular?

A pressão hidrostática, que é a principal força responsável pela filtração glomerular, é influenciada diretamente pela pressão arterial e pelo volume sanguíneo.

Quais os fatores que estão relacionados com a idade e a diminuição do TFG?

As variáveis relacionadas com a TFG foram: índice de massa corporal (IMC), sexo, idade, tempo do diabetes, presença de HAS, tabagismo, alcoolismo, glicose de je- jum (GJ), hemoglobina glicada (HbA1c), colesterol to- tal (CT) e frações, triglicerídeos (TG) e creatinina sé- rica (SCr).

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que é meia vida de eliminação?

A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Como interpretar o clearance de creatinina?

O exame de clearance de creatinina é feito para avaliar a função dos rins, o que é feito a partir da comparação da concentração de creatinina no sangue e eliminada na urina durante 24 horas.
...
Valores de referência
  1. Crianças: 70 a 130 mL/min/1,73 m²
  2. Mulheres: 85 a 125 mL/min/1,73 m²
  3. Homens: 75 a 115 mL/min/1,73 m²

Qual a importância do clearance renal?

O clearance de creatinina ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que: Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica.

Para que serve o exame clearance de ureia?

Finalidade: avaliar a função renal. Preparação prévia: jejum completo de pelo menos 12 horas, previas ao exame. Descrição do exame: extração da amostra de sangue. Colheita de urina: esvaziar a bexiga e descartar a urina, beber água, colher nova urina uma hora após, e uma segunda amostra uma hora mais tarde.

Como funciona meia vida?

A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.

Para que serve o tempo de meia vida?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

O que é meia vida de um fármaco de um exemplo?

A meia-vida é uma identidade de cada medicamento, cada um tem a sua. Por exemplo, com um medicamento de 500 mg e meia-vida de 8h, teremos, após esse tempo e caso seja totalmente absorvido, metade da concentração do fármaco circulando, ou seja, 250 mg.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento.

Quais as quatro propriedades farmacocinéticas?

Uma vez administrado por uma das várias vias disponíveis, quatro propriedades farmacocinéticas (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do fármaco.

O que é absorção distribuição metabolização e excreção?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

Como regular a TFG?

Para que seja calculada a taxa de filtração glomerular, é preciso levar em consideração o sexo, peso e idade da pessoa, já que é normal que a TFG diminua à medida que a pessoa envelhece não sendo necessariamente indicativo de lesões ou alterações renais.

Como é regulada o TFG?

A regulação da TFG (e FPR) ocorre principalmen- te por meio de alterações na resistência arteriolar. No indivíduo normal, a autorregulação e a RTG interagem para manter o FPR e a TFG em níveis constantes.

Artigo anterior
Quem tem esquizofrenia tem sentimentos?
Artigo seguinte
Quantas irmãs o Louis tem?