O que é denunciação caluniosa CP?

Perguntado por: Leandro Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

O crime de denunciação caluniosa está previsto no artigo 339 do Código Penal Brasileiro. Comete quem aciona indevidamente ou movimenta irregularmente a máquina estatal de persecução penal (delegacia, fórum, Ministério Público, CPI, corregedoria, etc.) fazendo surgir contra alguém um inquérito ou processo imerecido.

Quando cabe denunciação caluniosa?

Se o agente acusar pessoa determinada de ter praticado crime inexistente, responderá por denunciação caluniosa. Esta é uma das principais diferenças entre os crimes dos artigos 339 e 340 do CP. O primeiro exige que pessoa certa seja acusada falsamente; o segundo dispensa a falsa autoria, basta a inexistência do crime.

O que é o crime de denunciação caluniosa?

É um dos crimes contra a administração da justiça. Consiste em dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente.

Como provar o crime de denunciação caluniosa?

Existem situações em que pode haver uma denunciação caluniosa em relação a um pedido de inquérito de denunciação caluniosa. A reunião de provas é o elemento mais contundente para comprovar que o denunciante sabia que o denunciado era inocente das imputações feitas.

Qual a diferença entre os crimes de calúnia e denunciação caluniosa?

O crime de calúnia consiste quando, em público ou por meio das redes sociais, uma pessoa imputa alguém, de ter cometido um crime. Já sobre a denunciação caluniosa, se refere a uma pessoa que da causa à instauração de um inquérito policial contra alguém, sabendo que essa pessoa é inocente.

Denunciação Caluniosa - art. 339 do CP (Facilitando o Direito Penal)

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre calúnia e difamação?

A calúnia ofende a honra enquanto cidadão. Já a difamação ataca a honra objetiva que é a reputação; enquanto a injúria ofende a honra subjetiva, que trata das qualidades do sujeito. A calúnia consiste em acusar alguém publicamente de um crime.

O que é crime de injúria e difamação?

Caluniar - atribuir falsamente crime. Difamar - atribuir fato negativo que não seja crime. Injuriar - atribuir palavras ou qualidades negativas, xingar. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime.

Quem pode entrar com denunciação caluniosa?

O crime é comum. Por isso, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por delegado de polícia e promotor de Justiça, desde que saibam que a pessoa a quem imputam o cometimento da infração é inocente (dolo direto).

Quem pode propor denunciação caluniosa?

O crime é comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por advogado e pelas autoridades titulares dos procedimentos elencados no tipo. Por exemplo, o promotor de Justiça eleitoral que denunciar alguém para fins eleitorais o sabendo inocente pratica o delito.

Quem pode fazer denunciação caluniosa?

A pessoa que faz a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando uma investigação policial ou administrativa, processo judicial, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, pode ser responsabilizada pelo crime de denunciação caluniosa, previsto no artigo 339 do Código Penal, e está sujeita a ...

Quem é o denunciante na denunciação da lide?

Denunciação da lide é um tipo de intervenção de terceiro, na qual vai se incluir uma nova ação, subsidiária a ação já existente. Essa intervenção de terceiro é provocada, pelo autor ou réu (denunciante) de ação inicial, ele irá chamar um terceiro (denunciado) para integrar o processo.

Como provar a inocência de alguém?

Um teste do polígrafo sempre é um processo voluntário e portanto as pessoas que se submetem ao teste é porque desejam provar sua inocência. Muitas vezes é o único método científico que têm para demonstrar a sua honestidade, razão pela qual existe uma verdadeira necessidade para esta prova científica.

Sou vítima de denunciação caluniosa?

Na denunciação caluniosa, a vítima já se vê já diante de um procedimento, processo ou investigação que pode gerar um ônus sancionador, por isso a pena é de reclusão, de dois a oito anos, e multa. A calúnia é a simples imputação de crime.

O que caracteriza crime de injúria?

Introdução. A Injúria é uma conduta tipificada no código penal que consiste no ato de ofender a dignidade e o decoro de alguém. Ao contrário da calúnia e da difamação, a tipificação do crime de injúria visa proteger a honra subjetiva do indivíduo, a visão, em sentido amplo, que o sujeito tem de si mesmo.

O que é injúria exemplo?

Pela perspectiva legal, um exemplo de injúria é ofender alguém chamando-o diretamente de "ladrão", "babaca", "idiota", "imbecil", e no caso da injúria qualificada, "macaco", "viado", "velho", entre outros xingamentos e palavras de calão.

O que é difamação exemplo?

DIFAMAÇÃO: acusar alguém de algo desonroso (não criminoso), ferindo sua reputação perante a sociedade. É a famosa “fofoca”. Ex.: “Vi Joaquim no restaurante com uma mulher que não era sua esposa.”

Que pena se dá por difamação e calúnia?

“Em regra, são crimes de menor potencial ofensivo, com penas de: seis meses a dois anos, no caso da calúnia; três meses a um ano, no caso da difamação; e um a seis meses, no caso da injúria”, detalha o magistrado, complementando que “acabam sendo distribuídos para o juizado criminal”.

Qual é a pena por calúnia e difamação?

As penas para os crimes contra a honra são as seguintes: Calúnia: detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Difamação: detenção, de três meses a um ano, e multa; Injúria: detenção, de um a seis meses, ou multa.

Quando posso processar uma pessoa por calúnia e difamação?

Em todos os casos, mediante provas robustas da existência do crime de calúnia ou injúria ou difamação ou ambos simultaneamente, pode a vítima obter uma decisão judicial que lhe confira uma indenização por Danos morais e/ou materiais em uma ação indenizatória.

O que acontece se mentir no boletim de ocorrência?

O Código Penal prevê pena de 1 a 5 anos e multa para o crime de Falsidade Ideológica. Além do crime, o associado que assim age, perde todos os benefícios que teria na associação e seu veículo fica sem qualquer proteção para danos, roubo, furto ou perda total.

Quem pode investigar uma pessoa?

Qualquer pessoa interessada, desde que de forma lícita, pode produzir algum tipo de prova para ser juntada num processo criminal, ou seja, praticar determinados atos de investigação.

O que fazer quando te acusam de algo que você não fez?

Se você for acusado de um crime que não cometeu, deve começar a formular sua defesa imediatamente. Comece identificando provas que possam apoiar seu caso que comprove sua inocência e, evite oferecer qualquer coisa incriminatória à polícia, ao Ministério Público.

Quando a pessoa é acusada injustamente?

Assim, acusar alguém injustamente da prática de crime é ofensivo à honra e dá causa a dano moral. Veja um exemplo prático da jurisprudência, onde foi reconhecido o direito à indenização: RESPONSABILIDADE CIVIL. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DE FALSA ACUSAÇÃO DE CRIME.

Como provar algo na Justiça?

Geralmente os fatos são provados através de confissão, documentos, testemunhas, presunção e/ou perícia (art. 212, CC), que são amplamente utilizadas na prática. Há diversos documentos que podem ser utilizados, até mesmo prints de conversa por e-mails ou redes sociais, como Facebook e WhatsApp.

O que é denunciante no processo civil?

A denunciação da lide pode ser entendida como ato de chamar o terceiro (denunciado), que mantém um vínculo de direito com a parte (denunciante), para garantir o negócio jurídico, caso este venha a sair vencido no processo.

Artigo anterior
Qual a diferença entre as iscas artificiais?
Artigo seguinte
Qual é o princípio que justifica o adensamento das misturas de concreto por vibração?