O que é dentina reacional ou reparadora?

Perguntado por: Enzo Jaime Esteves Fonseca  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

O tipo terciário pode ser subdivido em dentina reacional e dentina reparadora. A reacional é causada por agentes externos crônicos e que não causam alterações muito intensas, como a cárie. Enquanto isso, a reparado é causada por agentes externos agudos e que causam alterações muito intensas, como os traumas dentários.

O que é dentina reparadora?

O conjunto calcificado esmalte/dentina é a estrutura responsável pela proteção biológica da polpa, ao mesmo tempo em que se protegem mutuamente. ... Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.

Como é formada a dentina reacional?

Sendo esta dividida em: dentina fisiológica:que se forma naturalmente durante a vida,diminuindo assim a cavidade pulpar,e dentina reacional:esta é formada sob influência de uma reação,como a cárie. A medida em que a lesão aumenta,é formada mais dentina para afastar a cavidade pulpar da lesão cariosa,protegendo a polpa.

O que é a dentina?

Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.

O que é dentina primária secundária e terciária?

1 - Dentina primária (natureza fisiológica): é aquela formada desde a primeira camada de dentina até a raiz estar formada e o dente estar em oclusão. ... Há uma mudança na direção dos túbulos dentinários. 3 - Dentina terciária (natureza patológica): decorrente de agentes externos , como cáries ou traumas.

Proteção do Complexo Dentinopulpar - Tipos de Dentina

42 questões relacionadas encontradas

O que é a dentina secundária?

Destina secundária é a dentina depositada após concluída a formação da raiz do dente, ou seja, a formação do forame apical além de continuar a ser depositada durante toda vida do dente. ... É formada em volta da polpa (canal) do dente.

Quais os 3 tipos de dentina?

Quais são os tipos de dentina? Há três tipos principais da camada interna: a dentina primária, a secundária e a terciária.

Como é composta a dentina?

Possui prolongamento de odontoblasto. → Composição da dentina: 70% mineral; 18% material orgânico; 12% água. Camada granulosa de Thomes: número de ramificações na extremidade distal de odontoblastos radiculares, na região externa.

O que é dentina e esmalte?

A dentina é um tecido semelhante ao osso que contém túbulos microscópicos. Ao contrário do esmalte, a dentina exposta é altamente suscetível às bactérias que causam cárie dentária. Além disso, a exposição pode causar sensibilidade dentinária.

O que é a dentina infectada?

As lesões cariosas em dentina apresentam duas camadas distintas, com diferentes características estruturais e químicas: a dentina contaminada, que contém predominantemente bactérias acidogênicas, é parcialmente desmineralizada e apresenta menor degradação de fibras colágenas, sendo fisiologicamente passível de ...

Como ocorre a formação da dentina terciária ou reacional?

A dentina terciária é um tipo de dentina que é formada em resposta a fatores externos. Também é conhecida como dentina de natureza patológica, pois é formada a partir de estímulos nocivos como traumas e ação de ácidos produzidos por bactérias com a finalidade de proteção pulpar.

Quais os tipos de dentina primária?

- Dentina do manto: é formada pelos odontoblastos do manto. - Dentina circumpulpar: é constituída pela dentina peritubular, que constitui as paredes dos túbulos dentinários e pela dentina intertubular.

O que fazer quando a dentina fica exposta?

Procedimentos em consultório:
  1. Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  2. Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;

Quais as características da dentina afetada e da infectada?

A distinção entre a dentina infectada e afetada foi feita realizada através de critérios clínicos: a primeira apresentava-se úmida, altamente amolecida sem resistência para remoção; a segunda, apresentava-se seca, resistente à remoção mecânica e aspecto clínico “em lascas”.

Qual a função da PRE dentina?

Pré-dentina • Limita a porção (pulpar) mais interna da dentina; • Apresenta matriz não mineralizada e consiste principalmente em colágeno, glicoproteínas e proteoglicana; • A pré-dentina é mais espessa onde a dentinogênese ativa está ocorrendo e sua presença é importante para manter a integridade da dentina.

Como é feito o capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.

O que é o esmalte do dente?

Composição do esmalte maduro: 97% mineral; 2% água, 1% material orgânico. → 97% de fosfato de Ca na forma de cristais de hidroxiapatita. OBS: uso de flúor forma hidroxiapatita, o que torna o esmalte mais resistente.

O que é matriz de esmalte?

As proteínas derivadas da matriz do esmalte (PDME) formam um complexo de proteínas nativas, tendo como componente principal a amelogenina, que desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos tecidos de suporte dos dentes, principalmente cemento e osso alveolar.

Quais são as células responsáveis pela formação da dentina?

Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.

Quem produz a dentina?

Odontologia. Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese.

O que é dentina esclerosada?

A dentina esclerosada é uma camada de dentina formada por reação a um agente agressor crônico como carie, trauma ou até mesmo um material de proteção colocado pelo dentista. Tem a característica de ser formada muito lentamente e de ser bem compacta, por isso é chamada de esclerosada.

Como saber se a dentina está exposta?

No entanto, ele esclarece: “O paciente costuma perceber que sua dentina está exposta por dois fatores: a alteração na cor do seu dente, devido a diferença de cor do esmalte e da dentina, e alteração na lisura superficial dos seus dentes, uma vez que o esmalte possui uma maior lisura superficial do que a dentina”, ...

Como restaurar dente com raiz exposta?

O procedimento restaurador é simples. Após a limpeza e desinfecção das raízes dentárias, o dentista aplicada uma a duas camadas de adesivo sobre a superfície radicular, seguido de camadas de resina composta com cores semelhante ao dente em tratamento.

Como curar retração da gengiva?

Como tratar a gengiva retraída

Limpeza profunda: o dentista pode usar instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados na raiz, no local em que a gengiva está retraída, um procedimento conhecido como alisamento radicular.

O que é capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Artigo anterior
O que era o manto de Jesus?
Artigo seguinte
Qual é a definição de ilhas?