O que e democracia grega?

Perguntado por: Jaime Ribeiro  |  Última atualização: 31. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

A democracia ateniense foi o sistema político estabelecido na cidade de Atenas, que floresceu no século V a.C. Era caracterizado pela participação direta dos cidadãos livres nas assembleias populares, tribunais e na tomada de decisões políticas. A democracia ateniense teve origem no contexto da pólis grega.

Qual era a democracia grega?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Qual o conceito de democracia para os gregos?

Democracia O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder). Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos.

Quais os princípios da democracia grega?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que é a democracia antiga?

Refere-se a um tipo de governo em que uma grande parcela da população participa das decisões. É objeto de debate entre os pensadores políticos ao longo do tempo, aliás, como tudo que envolve o poder. Costuma ser pensada como um dos tantos legados que os gregos antigos deixaram para a cultura ocidental.

Grécia Antiga: Período Arcaico – Atenas (Democracia) - Brasil Escola

42 questões relacionadas encontradas

O que é a democracia e como surgiu?

O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia Antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.

Onde surgiu a democracia grega?

A formação do conceito aconteceu na cidade-estado grega Atenas, no ano de 510 a.C., pelo político Clístenes, a quem chamam de “pai da democracia ateniense“. Ele foi o líder da primeira experiência democrática quando comandou uma rebelião que derrubou o tirano que estava no poder.

Como foi a formação da democracia grega?

foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Qual é a diferença entre a democracia grega e a democracia atual?

A principal diferença é que na democracia brasileira todos são considerados cidadãos, já lá em Atenas não apenas homens maiores de 21 anos, filho de pai e mãe ateniense e nascido em Atenas, as mulheres, os estrangeiros, menores de 21 anos e escravos não eram considerados cidadãos.

Quem é o pai da democracia?

O regime político aristocrático foi disseminado e uma nova estrutura social e política passaram a vigorar em Atenas. O reformulador das leis ateniense e considerado o pai da democracia foi o político grego Clístenes. Ele estabeleceu a ideia de isonomia, cujo princípio é que “todos os cidadãos são iguais perante a lei”.

Porque a Grécia é considerada o berço da democracia?

Democracia ateniense

No século VI a.C., a Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.

Quem podia participar da democracia na Grécia Antiga?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quem governava a Grécia Antiga?

O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. Este conselho era geralmente formado por pessoas da família do rei.

Qual a diferença entre a democracia grega e a democracia brasileira?

Resposta verificada por especialistas. A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.

Como é a nossa democracia?

Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.

O que significa uma democracia direta?

Ela permite que o povo se manifeste sobre decisões do parlamento federal ou que sugira alterações na constituição. O cerne da democracia direta são os instrumentos de iniciativa e referendo. Na Suíça o povo tem grande participação nas decisões políticas em todos os níveis da política.

Para que serve a democracia?

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Qual foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia?

d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos.

Como a Grécia está hoje?

Atualmente, a Grécia é um país democrático e desenvolvido, com uma economia avançada e de alta renda, um alto padrão de vida e um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado muito alto pelas Nações Unidas.

Quem trouxe a democracia para o Brasil?

Em agosto de 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado de João Goulart, lançou um manifesto pela sua posse. Houve divisão no Exército, e a crise foi debelada com a aprovação de emenda constitucional que introduziu no Brasil o regime parlamentarista.

Quem poderia ser considerado cidadão em Atenas?

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis.

Quem foi o principal ditador da democracia grega?

6) - Péricles foi o principal ditador da democracia grega.

O que caracteriza um cidadão na Grécia Antiga?

Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.

Artigo anterior
Como saber se um homem te quer de verdade?
Artigo seguinte
O que são fatores atrativos e repulsivos?