O que é dedução de um exemplo?

Perguntado por: Rebeca Miranda Domingues  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

O que é indução de um exemplo?

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Como se faz uma dedução?

Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Temos duas premissas verdadeiras: "P1: Todos os homens são mortais." "P2: Sócrates é homem."

O que se entende por dedução?

Dedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num processo de raciocínio, em que numa afirmação a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas em consequência de regras lógicas ou "regras de inferência".

O que é dedução e indução exemplos?

Indução e dedução são formas de raciocínio. Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão).

Dedução e Indução

29 questões relacionadas encontradas

Como se realiza a indução de um exemplo?

5. Como se realiza a indução? Dê um exemplo novo. Na indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que os explica e os subordina.

O que é o método de indução?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

Qual o objetivo da dedução?

A dedução é um método de raciocínio que tem como objetivo comprovar ou demonstrar uma teoria geral. Na lógica, a dedução serve como comprovação da validade de argumento. Assim, todos os casos particulares estarão submetidos a uma regra geral (universal).

O que é dedução no método científico?

O método dedutivo, raciocínio dedutivo ou dedução é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar. É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final.

O que é um argumento de dedução?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

Onde se utiliza a indução?

Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que é indução no raciocínio lógico?

Indução. No caso do raciocínio lógico indutivo, o indivíduo determina uma regra. Para isso, ele utiliza um raciocínio analítico e crítico observando os diversos exemplos de como uma determinada situação sempre leva a outra. Ou seja, a conclusão segue a premissa.

O que é indução na lógica?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.

Qual o papel da dedução na investigação científica?

Uma fez levantada a hipótese, os cientistas fazem uma dedução: prevêem o que poderia acontecer se sua hipótese for verdadeira. Essa dedução é testada mediante novas observações ou experimentações. Isso permite tirar conclusões a respeito das deduções. Se confirmadas, elas são aceitas.

O que é o método dedutivo e indutivo?

Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo

Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é dedução para Kant?

Por sua vez, a dedução objetiva "reporta-se aos objetos do entendimento puro e deve expor e tornar compreensível o valor objetivo desses conceitos a priori" (Kant, 1781, AXVI). Tem, portanto, por escopo delimitar o que podem e até onde podem o entendimento e a razão conhecer, independentemente da experiência.

O que são deduções para a contabilidade?

As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

O que quer dizer dedução no imposto de renda?

Ao declarar o Imposto de Renda 2022, o contribuinte tem a chance de receber parte do valor pago com impostos por meio da restituição. Esses tipos de descontos são conhecidos como deduções, que ajudam a diminuir o valor do tributo ou concede uma restituição do seu IR.

Quais são as fases da indução?

Ele se divide em duas fases:
  • Fase de Latência: Mudança gradual do colo do útero. Pode chegar até 6 cm de dilatação.
  • Fase Ativa: Mudança rápida do colo do útero.

Quais são as características do método indutivo?

Se baseando na dedução, ou seja, na análise de algo específico, o método pretende observar uma situação para chegar a uma verdade. Neste caso, a conclusão genérica pode ser verdadeira ou falsa. Assim, por meio de uma ideia inicial – que pode ser verdade ou não – o método é aplicado.

Qual é a tarefa da indução?

É tarefa da indução: aplicar a relação necessária descoberta a casos não observados da mesma espécie. Essa explicação parcial e fracionada de uma realidade não satisfaz a curiosidade científica.

Como se faz uma indução filosofia?

Na indução, ou método indutivo, o trajeto rumo ao conhecimento começa na observação. Partindo do que se é observado, ou seja, do particular, elabora-se uma regra geral. A indução se baseia, portanto, na generalização e na probabilidade.

Quais são os tipos de raciocínio?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

O que é indução forte na filosofia?

Se o aluno responder (A) , isto é, que a indução, forte, consistente, é a que parte do particular para o geral erra por insuficiência na definição, por indiferenciação, porque a indução fraca também parte do particular para o geral.

O que é indução para Aristóteles?

Nas obras aristotélicas, como Física, Do Céu, Tópicos, Primeiros Analíticos e Analíticos Posteriores, o termo “indução” aparece com o sentido de um raciocínio que parte de uma afirmação particular para uma conclusão universal.

Artigo anterior
O que é e para que serve reflexologia?
Artigo seguinte
Quais alimentos pode comer quando faz tatuagem?