O que é decisão interlocutória mista não terminativa?

Perguntado por: Mateus Francisco de Ferreira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

c) Decisão interlocutória mista não terminativa: resolve uma questão processual, sem encerrar qualquer fase do processo e sem julgar o mérito, como a decisão de pronúncia. São aquelas que põe fim ao processo com julgamento do mérito.

O que é uma decisão interlocutória mista não terminativa?

decisão interlocutória mista terminativa: decisões que colocam fim ao processo, sem julgar o mérito (exemplo: decisão que rejeita a denúncia ou de impronúncia); decisão interlocutória mista não terminativa: decisão que põe fim a uma etapa do procedimento (exemplo: decisão de pronúncia).

São decisões interlocutórias mistas terminativas exceto?

As decisões interlocutórias mistas, terminativas ou não terminativas são recorríveis por meio de recurso em sentido estrito, mas irrecorríveis por apelação, como é o caso da decisão de impronúncia.

Qual a diferença em decisão interlocutória terminativa é definitiva?

Então, a diferença é: a terminativa e a definitiva põem fim ao processo, enquanto a interlocutória não. A definitiva resolve o mérito e a terminativa não resolve o mérito. Se põe fim ao processo, é sentença.

O que é uma decisão interlocutória simples?

Decisão interlocutória é aquela decisão em que não põe fim ao processo, mas pode modificar todo o status processual e relação entre as partes, bem como antecipar a decisão caso o julgador ou a julgadora entenda necessário.

Decisões interlocutórias Mista terminativa e Não Terminativa

41 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma decisão interlocutória?

Muitas decisões interlocutórias são proferidas sem que o caso seja, de fato, solucionado. Por isso, esse tipo de decisão não encerra um processo definitivamente, como ocorre com a sentença. Por essa mesma razão, a decisão interlocutória é passível de ser contestada, por meio de agravo de instrumento.

O que é sentença e decisão interlocutória?

Assim, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução. ... Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz decide questão incidental com o processo ainda em curso.

O que é decisão terminativa?

É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Depois de aprovados pela comissão, alguns projetos não vão a Plenário, são enviados diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhados à sanção, promulgados ou arquivados.

O que é uma decisão terminativa?

As sentenças terminativas têm por consequência a extinção do processo sem a resolução do mérito e se operam pelos motivos elencados no art. 485 do Código de Processo Civil. ... Em outras palavras, os efeitos desse tipo de sentença são preclusivos, operam somente em relação ao processo em questão.

O que seria uma decisão terminativa de feito?

As decisões terminativas da fase cognitiva do procedimento comum ou de execução tem recurso certo e definido pela Lei processual civil. ... 485 e 487 , põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução.

O que é uma decisão interlocutória simples E o que é uma decisão interlocutória mista?

Há, basicamente, dois tipos de decisão interlocutória: a simples e a mista. ... Já a decisão interlocutória mista se caracteriza por ser uma decisão do magistrado que não apenas resolve uma controvérsia, mas também encerra uma fase do processo, sem o julgamento de mérito.

O que são despachos e como se classificam?

Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.

Como se classificam os atos jurisdicionais?

Atos jurisdicionais: Despachos, decisões interlocutórias e sentença.

É exemplo de decisão interlocutória mista não terminativa?

c) Decisão interlocutória mista não terminativa: resolve uma questão processual, sem encerrar qualquer fase do processo e sem julgar o mérito, como a decisão de pronúncia. São aquelas que põe fim ao processo com julgamento do mérito.

É exemplo de decisão condenatória?

As sentenças condenatórias são mistas quando forem em parte condenatória e absolutória (v.g., condena por determinado crime e absolve por outro). ... Assim, por exemplo, se o juiz absolve A e condena B, somente em relação a B haverá interrupção do prazo prescricional2.

Qual a natureza jurídica da decisão de impronúncia?

A natureza jurídica do ato judicial da impronúncia é doutrinariamente divergente. Alguns defendem que a impronúncia é sentença (em sentido estrito), outros, que se trata de decisão interlocutória mista terminativa. ... Assim, esta é a natureza jurídica da impronúncia: decisão interlocutória mista terminativa.

Qual a natureza jurídica da decisão de impronúncia prevista no art 414 do Código de processo penal?

A impronúncia é a decisão por meio da qual o juiz conclui que não há provas da materialidade do fato ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação para levar o acusado a julgamento perante o Tribunal do Júri (Art. 414, CPP).

Qual é a natureza jurídica da pronúncia?

Impende observar que a pronúncia — decisão responsável por submeter o acusado ao tribunal do júri — tem natureza jurídica de decisão interlocutória mista não terminativa, na medida em que põe termo a uma fase do procedimento — o mencionado judicium accusationis —, sem encerrar a persecução penal.

O que é decisão de impronúncia?

Para Aury Lopes Junior4, por exemplo, a decisão de impronúncia é uma decisão terminativa que encerra o processo sem julgamento mérito. Não há, neste caso, a produção de coisa julgada material, pois o processo pode ser reaberto a qualquer tempo, até a extinção da punibilidade, desde que surjam novas provas.

O que é uma sentença condenatória?

O que é uma sentença condenatória? É aquela na qual existe o reconhecimento da culpa ou dolo, ou seja, o julgamento da acusação é considerado procedente. A partir dessa decisão, é imputada uma pena prevista pelo Estado, que pode implicar na total restrição da liberdade do réu por tempo determinado.

O que deve constar na sentença condenatória?

A sentença deve constar relatório, fundamentação e dispositivo, sendo dispensado o primeiro nas sentenças relativas à competência dos juizados especiais.

São tipos de sentenças criminais?

Destarte, temos os seguintes tipos de sentenças: a executável, não executável, sentença suicida, sentença vazia, sentença autofágica, a subjetivamente coletiva ou plúrimas e subjetivamente complexa, a sentença inexistente, a condenatória própria e imprória e a anômola.

Qual o recurso cabível contra decisão interlocutória no processo penal?

O recurso em sentido estrito é o direito de ação cabível para impugnar as decisões interlocutórias do magistrado. O agravo é utilizado para as decisões interlocutórias, enquanto a apelação é interposta perante as decisões definitivas que envolvam mérito.

Quais os efeitos da pronúncia?

Efeitos da pronúncia: 1) Submissão do réu ao seu Juiz Natural, que é o Júri. 2) A pronúncia interrompe a prescrição. 3) Se estiverem presentes os motivos da prisão preventiva, essa medida ou outra medida cautelar restritiva poderão ser decretadas, conforme o artigo 413 parágrafo 3 do CPP.

O que é o desaforamento?

O desaforamento é uma ferramenta dentro do procedimento do júri que contrasta duas regras básicas do processo penal: a de competência, com a consequente necessidade de o acusado ser julgado na própria região do crime, e a inexorável (e sempre atual) garantia de imparcialidade do julgador.

Quais são os tipos de atos judiciais?

Pode ser classificado como ato das partes, do juiz e dos auxiliares da justiça. As partes basicamente realizam três tipos de atos processuais: os postulatórios, os dispositivos e os instrutórios. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Quais as classificações do processo?

O Processo se classifica em: Processo de Conhecimento, Processo de Execução e Processo Cautelar. ... O processo cautelar pode apresentar-se na forma preparatória, quando instaurado antes da propositura da ação principal, ou na forma incidental, quando essa se encontra em andamento.

Quais são os atos processuais praticados pelas partes e pelo juiz?

Os atos processuais praticados pelo juiz dizem respeito apenas ao seu pronunciamento. Entretanto, existem outros atos que o juiz pratica no decorrer do processo, quais sejam, interrogar as partes, fazer inspeção judicial e tomar depoimento de testemunhas.

Quais são os tipos de despachos?

Esses atos podem ser de quatro diferentes espécies:
  • a) despachos, também chamados de despachos de mero expediente;
  • b) decisões, também chamadas de decisões interlocutórias;
  • c) sentenças;
  • d) acórdãos.
  • Os despachos são os atos dos juízes que se destinam apenas a dar impulso a um processo.

O que é um despacho no processo?

Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.

O que é o despacho saneador?

1 – DESPACHO SANEADOR – SIGNIFICADO

Além disso, é por meio da decisão de saneamento, que o juiz delimita, se for o caso, as provas que far-se-ão necessárias, as quais destinadas ao esclarecimento dos fatos controvertidos.

O que é uma decisão interlocutória no processo trabalhista?

As decisões interlocutórias são aquelas que resolvem questões incidentais (deferimento ou indeferimento de contradita de testemunhas; de requerimento de juntada de “documento novo”; de pedido de adiamento da audiência; de concessão de tutela provisória de urgência ou medida liminar etc.).

O que significa terminativo não em um processo?

Decisão terminativa= extinção sem julgamento de mérito (art. 267, do CPC).

O que significa fase cognitiva?

A Fase Cognitiva tem o objetivo de resolver uma lide na qual ainda não se sabe quem tem razão. ... Todo esse processo é o que chamamos de fase de conhecimento, pois busca averiguar quem tem razão na lide.

O que é uma decisão definitiva?

Sentença definitiva é a que resolve o mérito. Por meio desse ato, denominado sentença, o juiz aplica o Direito objetivo, de caráter geral, ao caso concreto. Em outras palavras, o juiz cria norma especial para dirimir o litígio entre as partes, baseada no Direito objetivo.

O que é uma sentença extintiva é uma sentença definitiva?

EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. Dá-se quando é proferida a sentença chamada “terminativa” ou “extintiva”, aquela em que não há resolução de mérito pelo juiz. O artigo 485 do CPC traz diversas hipóteses em que o juiz irá extinguir o processo sem julgamento de mérito.

O que é uma decisão citra petita?

A sentença que deixa de julgar parte do pedido ou um dos pedidos é citra ou infra petita. A reflexão proposta neste trabalho é se a omissão da sentença, alvo de insurgência do autor em apelação, merece decretação de invalidade ou pode ser suprida por julgamento ex novo pelo tribunal.

O que é o julgamento do mérito?

Julgar o mérito é conceder ou negar a tutela jurisdicional postulada pelo autor – no segundo caso, concedendo-a ao réu. Quer se acolha ou rejeite a demanda do autor, julgar o mérito é sempre dispor sobre a pretensão deduzida...

Quais são as sentenças terminativas?

Sentenças Terminativas e Definitivas

- Terminativa: é a sentença que, com fulcro no art. 485 do NCPC, põe fim ao processo, mas sem lhe resolver o mérito.

O que significa a palavra terminativa?

adjetivo Que causa o término (fim) de; capaz de terminar; terminante. Etimologia (origem da palavra terminativo).

Qual decisão é uma sentença?

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Como o CPC 2015 estabelece a diferença entre sentença e decisão interlocutória?

§ 1º Sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ou não o mérito da causa. § 2º Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.

Quando é cabível o agravo de instrumento?

O Agravo de instrumento no processo trabalhista está previsto no artigo 897, b da CLT e deve ser interposto no prazo de 08 dias úteis. É cabível para impugnar decisões que negam seguimento a um recurso e o julgamento é realizado pelo tribunal que seria competente para receber o recurso.

O que é sentença matemática exemplo?

A sentença matemática é uma composição significativa de números ou palavras que podem ser consideradas verdadeiras ou falsas. ... A sentença matemática geralmente refere-se a uma equação. x + y = 3 pode ser “traduzida” nesta frase matemática: A soma de x e y é 3.

Onde devem ser realizados os atos processuais?

De acordo com o artigo 217 do CPC, os atos processuais realizar-se-ão ordinariamente na sede do juízo, isto é, no edifício do fórum ou do tribunal competente para a causa.

Quando é cabível agravo de instrumento?

Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário.

Como se faz uma decisão judicial?

A decisão deve ter caráter esclarecedor e didático. Destinatário de nosso trabalho é o cidadão jurisdicionado, não as academias jurídicas, as publicações especializadas ou as ins- tâncias superiores. Nada deve ser mais claro e acessível do que uma decisão judicial bem fundamentada.

Artigo anterior
Qual a senha administrativa da stone?
Artigo seguinte
O que é probidade administrativa?