O que é dano ao erário improbidade administrativa?

Perguntado por: Sofia Santos Gonçalves  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

10, caput da Lei 8.429/1992 exige, para configuração do ato de improbidade administrativa nele previsto, a ocorrência de lesão ao erário, consistente em desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação de bens ou haveres.

O que quer dizer dano ao erário?

✓ Dano ao erário: prejuízo à Fazenda Pública, por ação ou omissão de agente público. ✓ Improbidade administrativa: ato que causa lesão ao erário, por qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres da União.

Como caracterizar dano ao erário?

Por fim, o ato de prejuízo ao erário deve ocasionar: a) perda patrimonial, isto é, prejuízo aos haveres do Poder Público; b) desvio, onde determinado bem público é extraviado para outra destinação que não seja a para qual este devia ser empregado efetivamente; c) apropriação, onde o agente ímprobo toma posse indevida ...

O que é erário no Direito Administrativo?

São os recursos financeiros provenientes dos cofres públicos da Administração Pública direta e indireta, e aqueles destinados pelo Estado às entidades mencionadas no artigo 1º da Lei nº 8.429/92.

O que pode causar improbidade administrativa?

Os atos incrimináveis são aqueles que importam vantagem ilícita, ou que causam prejuízo ao erário, ou que decorram de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário, ou que atentam contra os princípios da administração pública.

Lei 8.429/92 - Lei de Improbidade Administrativa - Art. 10 [Lesão ao Erário]

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes contra a administração pública?

Conheça os principais crimes contra a administração pública: corrupção, peculato, concussão e prevaricação. Nos últimos anos, os principais crimes contra a administração pública têm sido tratados com frequência pela mídia, até porque aumentaram as investigações e ações judiciais.

O que são crimes administrativos?

Dentre os crimes contra a administração pública, previstos no Código Penal, podemos citar, por exemplo, o exercício arbitrário ou abuso de poder, a falsificação de papéis públicos, a má-gestão praticada por administradores públicos, a apropriação indébita previdenciária, a lavagem ou ocultação de bens oriundos de ...

É correto dizer erário público?

O que é Erário Público:

Erário público é, na verdade, um pleonasmo, que é uma expressão redundante, que a segunda palavra tem o mesmo sentido que a primeira. Neste caso, se erário já significa o tesouro e bens do Governo, obviamente, o erário será sempre público, não sendo assim necessário o uso da palavra público.

Qual a diferença entre enriquecimento ilícito e dano ao erário?

– A grande diferença entre enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário, é que o primeiro tem como base central o enriquecimento do servidor por ter exercido atividade, deixar de exercido, declarado, deixar de declarar, agir de forma omissa e negligente com fim de receber, de forma direta ou indireta, vantagem, enquanto ...

O que é o ressarcimento ao erário?

O ressarcimento ao erário é a restituição de valores recebidos de modo indevido pelos agentes públicos ativos ou inativos. Esses valores podem vir de pagamentos indevidos feitos pela própria Administração, como benefícios e bonificações. Mas também pode ser uma forma de indenizar o Estado por um ato ilícito.

São requisitos para caracterização de ato de improbidade administrativa por lesão ao erário segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça?

O ato de improbidade administrativa previsto no art. 10 da Lei 8.429/92 exige a comprovação do dano ao erário e a existência de dolo ou culpa do agente.

É dispensável a comprovação do dano ao erário para a sua configuração?

É indispensável a prova do dano ao erário para que o servidor público responda pela prática de ato de improbidade que atente contra os princípios da administração pública.

É necessário comprovar culpa ou dolo e prejuízo ao erário para eventual responsabilização nos termos da Lei de improbidade?

A Lei de Improbidade adotou a responsabilização subjetiva, assim, para responsabilização do agente público é necessário comprovar os elementos dolo ou culpa, não podendo ocorrer a presunção de tais elementos, ou seja, é ônus do acusador comprovar a conduta do agente na forma dolosa ou culposa para fins de penalização, ...

É necessária a comprovação do dano ao erário para a configuração de ato de improbidade?

O ato de improbidade administrativa previsto no art. 10 da Lei 8.429/92 exige a comprovação do dano ao erário e a existência de dolo ou culpa do agente.

É possível responder ato de improbidade mesmo que não fique demostrado prejuízo ao erário?

Não. O sujeito passivo da improbidade é sempre pessoa jurídica, como indicado no art. 1º, parágrafo único, da Lei n. 8.429/1992 (LIA), an- tes examinado.

São imprescritíveis as ações de ressarcimento por prejuízos causados ao erário?

O Supremo Tribunal Federal decidiu desse modo, que nos casos de ações de ressarcimento ao erário que envolva atos de improbidade administrativa são imprescritíveis.

O que configura enriquecimento ilícito?

O enriquecimento ilícito é a transferência de bens, valores ou direitos, de uma pessoa para outra, quando não é caracterizada uma causa jurídica adequada. Exemplo: cobrança de tarifas, por instituição financeira ou por empresa de telefonia, não previstas na legislação ou que não atendam a serviços efetivos.

É preciso sempre a ocorrência de dano ao erário ou enriquecimento ilícito para ocorrência de ato de improbidade?

89 e 90 da lei 8.666/1992 não se exige a demonstração de dano ao erário quantificado, com mais razão na seara da improbidade administrativa deve ser afastada tal exigência, vez que à bem jurídico tutelado, nas palavras do Pretório Excelso, é a própria "moralidade administrativa e o interesse público".

Qual a diferença entre a Lei de improbidade administrativa e a Lei anticorrupção?

Ao contrário do que ocorre na Lei sobre improbidade administrativa, a Lei Anticorrupção prevê a responsabilização objetiva da pessoa jurídica o que afasta a necessidade de comprovação da existência de dolo ou culpa.

O que significa a palavra caput?

Termo em latim que significa "cabeça". Refere-se ao topo de um artigo de lei quando este contiver incisos e/ou parágrafos. É a parte inicial, ou seja, o enunciado primordial do artigo.

O que significa Impro?

A definição de impro no dicionário é final, adicionando-se a palavras inteiras ou, mais frequentemente, a bases truncadas e dando adjs.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Quais são os tipos de crimes?

Quais são os principais tipos de crimes?
  • Crime Doloso e Culposo.
  • Crime Impossível e Putativo.
  • Crime material, formal e de mera conduta.
  • Crime simples e complexo.

O que significa peculato e prevaricação?

A prevaricação, portanto, pressupõe um dever inerente ao cargo e à competência, seja de fazer ou de não fazer. E pode ser praticada, dessa maneira, pela ação ou omissão do agente. O peculato, contudo, refere-se à apropriação de um valor ou bem, material ou imaterial.

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. ... 223, caput e parágrafo único), epidemia com resultado morte (art. 267, § 1º), envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, qualificado pela morte (art.

Artigo anterior
Como abrir duas janelas no Google Chrome?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para ver o resultado de uma dieta?