O que é cultura para a Educação Física escolar?
Perguntado por: Mélanie Cristiana Araújo Pires | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (28 avaliações)
Compreende-se cultura como um conjunto de conhecimentos adquiridos. Pode-se dizer que é o desenvolvimento da instrução mais apurada sobre determinado assunto e esse entendimento possibilita contextualizar o saber.
O que é cultura na Educação Física?
A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...
Qual a relação da Educação Física com a cultura?
A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. Diante da manifestação humana com as práticas corporais, parece-nos que fazer Educação Física transformou-se em cultura antes mesmo que os praticantes pudessem ter consciência desse fenômeno.
Como relacionar a cultura corporal na Educação Física escolar?
A cultura corporal do movimento na prática docente do professor de Educação Física Escolar pode ser refletida por meio de diálogos, leituras, revisões e de aplicações de experiências vivenciadas no contexto escolar. Juntas, teoria e prática, alavancam a autonomia dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.
Como o aspecto da cultura atravessa a Educação Física?
Neste universo intelectual, a educação física abre-se à cultura como conceito cujo conteúdo parece ingressar no universo das pesquisas científicas interdisciplinares: psicologia da motricidade, filosofia da motricidade, sociologia da motricidade, dentre outras áreas.
Entendendo a cultura corporal (do movimento) para concursos em Educação Física
Quais as relações entre Educação Física cultura e sociedade?
Trata das relações entre Educação Física, cultura e sociedade, valendo-se do conceito de cultura corporal de movimento. Considera as mídias como importe elemento dinamizador da cultura contemporânea, e aponta a necessidade de atualização da Educação Física diante dos fenômenos culturais.
Como a Educação Física produziu cultura ao longo da história?
O surgimento e ascensão do esporte como um importante fenômeno sociocultural pode ser explicado pelos predicados intrínsecos (lúdicos e agonísticos) presentes nas diversas modalidades esportivas, aliados ao contexto de liberalismo e industrialização da Europa no século XIX, daí espalhando-se para todo o mundo (BETTI, ...
Quais são as práticas da cultura corporal na Educação Física?
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
Que contribuições à cultura corporal oferece para a Educação Física escolar?
Passa a ser uma disciplina reconhecida, respeitada e ter mais credibilidade, pelo processo pedagógico que desenvolve. Possibilita despertar nos indivíduos, um olhar diferenciado, sob outra ótica, fazendo-lhes perceber que o conhecimento de que trata esta disciplina, não se restringe a mera prática corporal esportiva.
Qual a relação entre Educação Física e cultura corporal do movimento?
A Educação Física é uma disciplina que necessariamente utiliza-se do corpo, e como conseqüência, do movimento. Assim ela busca a integração dos alunos, ou seja, a inclusão da cultura corporal do movimento baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais nas aulas de educação física.
Qual a relação da cultura com o corpo?
Enquanto ordem simbólica podemos afirma que o corpo é uma representação dos modelos impostos pela cultura. Esse corpo é submetido a uma cultura somática entendida como sistema de regras, que são o produto das condições objetivas, ou seja, conforme o modelo de "dever-se'.
Qual o papel da cultura corporal na sociedade?
O quanto os jogos, as brincadeiras, os esportes, as danças, as ginásticas, o atletismo e as lutas podem proporcionar o desenvolvimento, fazendo com que o indivíduo, consiga aprimorar o “eu”, como indivíduo, que precisa transformar o próprio ser.
Qual a importância da Educação Física na socialização?
Além de cuidar da saúde física e mental dos indivíduos, a Educação Física contribui para a socialização dos sujeitos. Ela ajuda na formação de uma consciência solidária e cidadã, na qual as diferenças e limites são respeitados.
O que é a cultura do movimento?
A cultura de movimento se envolve com a relação entre o corpo, natureza e cultura, abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do seu corpo, por meio de uma lógica recursiva que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento.
Como pode ser confundido o termo cultura na Educação Física?
CAPITULO UM: A "CULTURA" NA EDUCAÇÃO FÍSICA
É possível perceber a utilização da expressão "cultura" acompanhada de termos como "física", "corporal", "de movimento", "corporal de movimento" e outros. Entretanto, essa utilização aparece de forma superficial, por vezes incompleta ou de forma reducionista.
O que é uma cultura corporal?
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
Qual a importância da cultura corporal na Educação Física?
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Quais culturas corporais foram incorporadas à disciplina de Educação Física nas escolas?
Dentre as diversas produções de cultura corporal, algumas foram incorporadas na Educação Física (EF) em seus conteúdos como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e as lutas. (BRASIL, 1998).
O que é uma prática corporal?
526) afirmam que as práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, no plano corporal, constituindo-se em manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as lutas, as acrobacias, entre outras.
Quais são os tipos de cultura corporal?
Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.
Qual a relação entre a Educação Física e a história?
Como resultado principal, apontamos a grande relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, e concluímos que essa imbricação, ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional e produção do conhecimento na área.
Como a Educação Física surgiu no mundo?
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
Como a Educação Física foi estruturada na sua criação?
A expressão Educação Física foi criada aproximadamente no séc. ... Com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, a Ginástica, nome primeiro dado à Educação Física, teve lugar como conteúdo escolar obrigatório apresentando-se neste momento de uma forma bem abrangente naquilo se refere a conteúdos e finalidades.
Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde ea qualidade de vida?
Pergunta 5 0 em 0,3 pontos Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida? Resposta Selecionada: c. Valorizar a saúde como recurso para melhoria de sua aptidão física.
Quais as principais práticas corporais historicamente constituídas pelos seres humanos presente em nossa cultura que fazem parte dos conhecimentos da Educação Física?
É neste contexto que as práticas corporais são interpretadas: os esportes, as danças, as lutas, a ginástica, as brincadeiras infantis, etc., estão envolvidos nas formas como enxergamos questões sociopolíticas que envolvem a socieda- de como um todo.
Como se chama o animal que tem dois sexos?
O que é a quantidade demandada?