O que é cultivo extensivo?
Perguntado por: Frederico Simões | Última atualização: 3. März 2022Pontuação: 5/5 (60 avaliações)
O que significa cultivo extensivo?
A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.
O que é o sistema extensivo?
Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.
O que é agricultura extensiva exemplo?
Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.
Qual a diferença entre a agricultura intensiva e extensiva?
A agricultura intensiva refere-se à intensificação e mecanização da agricultura, com o objetivo de aumentar a produtividade de uma determinada terra. ... A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada.
Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio
O que é a agricultura intensiva?
A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.
O que é criação intensiva e extensiva?
A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.
Qual características da agricultura extensiva?
Agricultura extensiva
É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.
Quais são as três principais características da agricultura extensiva?
Principais características:
- Ocorre em extensas propriedades rurais. - Baixa produtividade por m² e produção irregular. - Uso do sistema de rotação dos solos. Agricultura extensiva: uso de pouca mecanização.
Quais são as características da agrícola extensiva?
A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).
O que é extensiva e intensiva?
A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.
O que é sistema extensivo de produção animal?
No sistema extensivo os animais são criados soltos em grandes espaços de pastagem, sem alimentação suplementar, com isso leva mais tempo para o gado ficar no ponto de abate.
O que é o sistema intensivo de criação?
Já sistema Intensivo é baseado na criação dos animais em uma pequena área chamada de “confinamento”, o uso de técnicas modernas como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados, são aplicadas ao rebanho com o objetivo de aumentar a produtividade.
Quais são os benefícios da agricultura extensiva?
As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.
Como funciona o sistema intensivo?
Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.
Quais as principais características da agricultura intensiva e extensiva?
Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.
Quais são as principais características da agricultura comercial?
Principais características da agricultura comercial
Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.
Qual o principal fator de produção da agricultura extensiva?
A agricultura extensiva deve ser entendida como o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia em sua produção, de forma que existe o uso predominante de mão de obra humana. Esse tipo de agricultura é comum em pequenas e médias propriedades.
Quais são os tipos de criação de animais?
Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite. Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.
O que é criação semi extensiva?
Sistema Semi-Intensivo
É um sistema em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras de alta capacidade de suporte, com suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto e, em alguns casos, durante o ano todo. O alimento é fornecido no estábulo no momento da ordenha.
O que é criação extensiva de suíno?
Consiste em criar os suínos sem qualquer instalação ou benfeitorias. É identificada pela permanente manutenção dos animais no campo, durante todo o processo produtivo, isto é: cobertura, gestação, aleitamento, crescimento e terminação.
O que é a agricultura orgânica?
Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto ...
Quais as vantagens da agricultura intensiva?
- alta produtividade para atender à demanda da população;
- aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção;
- maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.
O que é a agricultura tradicional?
A agricultura tradicional, também chamada de agricultura de subsistência em algumas regiões, pode ser entendida como aquela praticada há milhares de anos e que teve início com os camponeses das antigas civilizações e comunidades indígenas.
Quais os sistemas de criação?
- Extensivo. • animais criados soltos, exclusivamente a pastos. ...
- Semiextensivo. • animais permanecem a pasto apenas parte do dia, recebendo suplementação alimentar em cochos. ...
- Intensivo.
O que é homem afetivo?
Qual é a habilidade EF15LP18?