O que é cromatografia líquida de alta performance?

Perguntado por: Adriana Viviane Lima Vaz  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

A cromatografia líquida de alta eficiência é um método de separação de compostos químicos em solução, a qual é utilizada na química analítica para identificar e quantificar cada componente em uma mistura.

Para que serve a cromatografia líquida de alta performance?

Ela tem a capacidade de realizar separações e análises quantitativas de uma grande quantidade de compostos presentes em vários tipos de amostras, em escala de tempo de poucos minutos, com alta resolução, eficiência e sensibilidade.

Para que serve a cromatografia líquida?

A cromatografia Líquida / HPLC é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel.

O que é cromatografia e como funciona?

A cromatografia é uma técnica de análise muito usada para separar mistura de substâncias químicas. ... Independentemente do tipo, a cromatografia tem duas fases: móvel e estacionária. A fase móvel é aquela em que os componentes, quando ficam isolados, movem-se por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso.

Quais são os tipos de cromatografia líquida?

(1) partição ou cromatografia líquido-líquido; • (2) adsorção ou cromatografia líquido-sólido; • (3) troca iônica ou cromatografia de íons; • (4) cromatografia por exclusão; • (5) cromatografia por afinidade; • (6) cromatografia quiral.

Análise Instrumental - Aula 13 - Cromatografia Líquida

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cromatografia Líquido líquido e cromatografia líquido sólido?

De acordo com a fase estacionária empregada, a cromatografia pode ser líquida ou gasosa: Fase estacionária líquida: o líquido é adsorvido sobre um suporte sólido ou imobilizado sobre ele. Fase estacionária sólida: quando a fase fixa é um sólido.

Qual a diferença entre cromatografia gasosa e cromatografia líquida?

Considerando o estado físico da fase móvel, distingui-se: - cromatografia líquida: a fase móvel é um líquido. - cromatografia gasosa: a fase móvel é um gás. - cromatografia supercrítica: a fase móvel é um vapor pressurizado, em temperatura acima da sua temperatura crítica.

Onde é utilizada a cromatografia?

A cromatografia tem inúmeras aplicações em campos biológicos e químicos. É amplamente utilizado em pesquisas bioquímicas para a separação e identificação de compostos químicos de origem biológica. Na indústria de petróleo, a técnica é empregada para analisar misturas complexas de hidrocarbonetos.

Para que é usado a cromatografia?

As aplicações da cromatografia
  • Para monitorar a qualidade do ar e testar a água potável.
  • Na detecção de drogas na urina e nos outros líquidos de corpo.
  • Usado no fingerprinting e na identificação químicos da espécie.
  • Na indústria farmacêutica: ...
  • Para o controle da qualidade na indústria alimentar:

Quais são os métodos cromatográficos?

São vários os tipos de cromatografia em coluna, dentre eles os mais utilizados estão: cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), gasosa (CG), enquanto que na planar estão inclusos os métodos de cromatografia em camada delgada (CCD), em papel (CP) e eletro cromatografia. ...

Quando usar cromatografia líquida ou gasosa?

O GC é usado geralmente para separar compostos vaporizable ou do volátil e para testar sua pureza. É usado igualmente para determinar os componentes diferentes em uma mistura.

Qual o objetivo da cromatografia em papel?

Resumo: A cromatografia em papel é um método de separação usado para verificar a composição de algumas amostras orgânicas usando uma fase móvel, como um reagente orgânico e uma fase estacionária, como papel.

Quais as vantagens e desvantagens da cromatografia líquida de alta eficiência?

Este equipamento é de alto custo, se não existir uma alta demanda de análises, não compensa o investimento para sua aquisição. Há um alto custo para repor os consumíveis (fases móveis com alto grau de pureza, fases estacionárias ou colunas, e materiais utilizados para o preparativo da amostra).

O que é e para que serve uma pré coluna em um CLAE?

Filtros e pré-colunas evitam que partículas e componentes fortemente retidos se acumulem na coluna analítica. As partículas de sílica em uma coluna HPLC de saturação se dissolvem em fases móveis de pH alto, protegendo o enchimento à base de sílica na coluna analítica.

Para que serve a cromatografia em camada delgada?

A cromatografia em camada fina (ou delgada) é uma técnica simples, barata e muito importante para a separação rápida e análise qualitativa ou quantitativa de pequenas quantidades de material.

Que se entende por cromatografia?

CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).

Como funciona a cromatografia gasosa?

A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. ... Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.

Quais as vantagens da cromatografia gasosa?

As vantagens são as seguintes: rapidez, alto poder de separação e resolução, alta sensibilidade, exige amostras em pequenas quantidades.

Quais as diferenças entre as técnicas de coluna cromatográfica CLAE e CG?

A CLAE é uma técnica físico-química de separação de compostos em que a amostra é introduzida no equipamento através de um injetor. ... A Cromatografia em Fase Gasosa (CG), é uma técnica físico-química de separação de compostos.

Qual é a classificação e modalidades da cromatografia?

Existem várias classificações quanto à cromatografia, os quatro principais são: Classificação pela forma física do sistema cromatográfico. Classificação pela fase móvel empregada. Classificação pela fase estacionaria utilizada.

Quais os tipos de cromatografia de acordo com a fase móvel?

Quanto ao tipo de fase móvel:

Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR), Cromatografia Líquida Clássica (CLC), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e Cromatografia Supercrítica (CSC).

Qual a diferença entre cromatografia em fase normal e fase reversa?

Quando a fase estacionária é mais polar que a fase móvel, a cromatografia líquida é denominada de cromatografia de fase normal. Na situação inversa, ou seja, quando a fase estacionária apresenta menor polaridade que o solvente, a cromatografia recebe a denominação de cromatografia de fase reversa.

Quais as vantagens da cromatografia líquida de alta eficiência?

Uma das vantagens da CLAE é que as separações podem ser realizadas em poucos minutos, com o auxílio de uma coluna de alta resolução e uma bomba de alta pressão, a qual possibilita fluxo rápido da fase móvel através da coluna.

Quais são as vantagens e limitações de HPLC?

Os métodos de HPLC têm muitas vantagens sobre as técnicas de cromatografia líquida usadas anteriormente. Ele permite maior resolução, melhor formato de pico, respostas reproduzíveis e velocidade de análise. ... Isso permite uma separação melhor do que o tamanho de partícula de 5 μm usado em HPLC.

Quais as vantagens e desvantagens da cromatografia por gel filtração?

4. GEL-FILTRAÇÃO Promove a separação das proteínas de acordo com o tamanho molecular TIPOS DE INTERAÇÃO: Não há interação VANTAGENS: Pode ser usada com qualquer tampão;; Não há interferência de pH, força-iônica ou temperatura; DESVANTAGENS: Pequenos volumes de amostra; Diluição da amostra.

Artigo anterior
Porque a maritaca fica fazendo barulho?
Artigo seguinte
Qual era o apelido de Shisui?