O que é crise de distonia?

Perguntado por: Joaquim Leandro de Santos  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.

O que a distonia pode causar?

Se não tratada, os sintomas de distonia podem causar problemas ortopédicos nos músculos e articulações. A distonia pode causar dor, mas nem sempre. Em geral, os sintomas podem incluir: Posturas torcidas, por exemplo, no tronco ou membros.

Como identificar a distonia?

Movimentos involuntários que motivam contrações musculares alteradas que modificam a postura, causam dor e dificultam a mobilidade. Essa é a descrição breve da distonia, um dos transtornos do movimento mais comuns.

Quais tipos de distonia?

Tipos de Distonia
  • Distonias focais: Forma mais comum. Acomete músculos específicos.
  • Distonias Segmentares: Afeta regiões próximas como pescoço e braço.
  • Hemidistonia: Um lado todo do corpo (direito ou esquerdo)
  • Distonia Generalizada: Na maioria dos casos, afeta o corpo inteiro.

Como é feito o diagnóstico da distonia?

O diagnóstico é clínico. Injeções de toxina botulínica são usadas para tratar distonias focais ou segmentares. O tratamento da distonia generalizada grave pode exigir uma combinação de fármacos anticolinérgicos orais, relaxantes musculares e benzodiazepínicos.

Distonia: Entenda o que é e como identificá-la com Dr. Nilton Lara - Vida Melhor - 15/09/20

31 questões relacionadas encontradas

O que é distonia vocal?

Distonia laríngea, ou disfonia espasmódica, é caracterizada por contrações involuntárias e inapropriadas da musculatura responsável pela fonação, sendo a do tipo adutora a mais comum. Caracteriza-se por quebras fonatórias, sendo seu diagnóstico confirmado por videolaringoestroboscopia.

O que é distonia nas mãos?

A distonia focal nas mãos pode causar uma perda de função substancial e frequentemente é diagnosticada erroneamente ou não diagnosticada. Em geral, a distonia é um distúrbio incapacitante do controle motor caracterizado por contrações musculares excessivas que podem produzir movimentos e posturas anormais.

O que fazer para diminuir a distonia?

A distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados com o tratamento, que pode ser feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, remédios, fisioterapia ou cirurgia.

O que é distonia tardia?

A distonia tardia é uma síndrome que ocorre após o uso prolongado (mais de 3 meses) de bloqueadores dopaminérgicos, incluindo neurolépticos típicos e atípicos e antieméticos, com incidência estimada em 2%7. Os movimentos distônicos podem ser focais, segmentares, dimidiados ou ge- neralizados.

Como é feita a cirurgia de distonia?

A cirurgia para distonia envolve a implantação de eletrodos, ou seja, fios muito finos, em uma região do cérebro. Tais eletrodos fornecem correntes elétricas para pequenas partes do cérebro, alterando o circuito cerebral anormal e, assim, aliviando os sintomas da distonia.

O que são reflexos hiperativos?

A espasticidade é um distúrbio de controle muscular que é caracterizado por músculos tensos ou rígidos e uma incapacidade de controlar os músculos. Além disso, os reflexos podem persistir por muito tempo e podem ser muito fortes (reflexos hiperativos).

Quais os sintomas da distonia cervical?

Quais são os sintomas da Distonia Cervical? Alterações podem ser percebidas como rotação ou inclinação da cabeça ou pescoço, elevação do ombro em direção à orelha, desvio do pescoço para o lado (longe da linha média do corpo), por vezes acompanhados de espasmos ou tremores.

O que causa distonia focal?

As causas da distonia focal não estão claramente esclarecidas. A maioria dos pacientes apresenta o quadro de modo espontâneo e nenhuma causa real é estabelecida. Algumas vezes, condições neurológicas prévias podem causar o surgimento da distonia focal.

O que é espasmos neurológico?

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

O que é paciente Espastico?

A espasticidade muscular trata-se de um dos distúrbios mais incapacitantes nas pessoas que possuem lesões no sistema nervoso central. Esse distúrbio decorre na contração excessiva dos músculos, ou em reflexos excessivos involuntários (hiperreflexia) dos tendões musculares.

O que pode causar movimentos involuntários?

Os movimentos involuntários acontecem quando o paciente não consegue exercer controle dos seus movimentos. Alguns fazem parte do funcionamento normal do corpo, como batimento cardíaco e movimento do intestino.

O que causa distonia cervical?

Qual a causa da distonia cervical? Pode ser idiopática (origem indeterminada), como quando tem origem genética, ou secundária a outras causas, como trauma, doença de Parkinson ou associada ao uso de alguns medicamentos.

Como tratar movimentos involuntários?

A terapia ECP é projetada para controlar alguns dos sintomas primários da distonia, como espasmos musculares, torções, contrações involuntárias, postura e movimentos descontrolados.

Qual o melhor remédio para distonia cervical?

Aplicação de toxina botulínica é o melhor tratamento da distonia cervical. As injeções são aplicadas no músculo, guiadas por eletromiografia (EMG) ou por ultrassom. Escrevemos um artigo inteiro sobre a aplicação de botox para tratamento da distonia: Toxina Botulínica (Botox) para Tratamento da Distonia.

Qual o tratamento para movimentos involuntários?

Os médicos podem sugerir tratamentos complementares⁸:
  • Terapias medicamentosas para controlar os sintomas;
  • Terapia física ou ocupacional para ajudar a manter ou restaurar sua capacidade de controlar os movimentos;
  • Injeções de toxina botulínica para ajudar a prevenir contrações musculares;

O que é posição de Opistótono?

O opistótono é o espasmo da coluna vertebral e as extremidades que se curvam para frente, resultando em posição de arco, apoiado pela parte de trás da cabeça e calcanhares (se a pessoa estiver deitada). Essa posição faz com que os músculos posteriores do pescoço e tronco se contraiam. Geralmente é sintoma de tétano.

Como acabar com a hiperidrose palmar?

Mãos suadas? Saiba como disfarçar e tratar a hiperidrose palmar
  1. Produtos antitranspirantes. O uso de talcos ou lenços ajuda a disfarçar e melhorar a aderência das mãos, mas uma boa alternativa é o uso de desodorantes antitranspirantes à base de sais de alumínio. ...
  2. Iontoforese. ...
  3. Toxina botulínica. ...
  4. Remédios.

O que causa suor nas mãos e pés?

O suor excessivo das mãos pode acontecer em situações de estresse, tensão ou nervosismo, como por exemplo em uma entrevista de emprego ou devido à realização de uma prova, em situações de ansiedade, medo ou até mesmo devido ao calor.

O que é um movimento mioclonia?

O termo mioclonia refere-se a espasmos rápidos e repentinos (contrações) em um músculo ou grupo de músculos.

Como tratar a disfonia?

A falta de prevenção ou o uso abusivo da voz podem tornar necessário o tratamento para a disfonia. O tratamento de primeira escolha consiste na redução dos fatores causais (uso inadequado da voz, tabagismo), repouso vocal e tratamento fonoaudiológico, a fonoterapia.

Artigo anterior
Quais as qualidades de um técnico em enfermagem humanizado?
Artigo seguinte
O que é atmosfera e quais suas camadas?