O que é crise de borderline?

Perguntado por: Renato Morais  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

Trata-se de uma doença psicológica e psiquiátrica, que gera mudanças repentinas de atitudes, as quais podem ser extremas e impulsivas. Assim, a pessoa com borderline pode ir de uma imensa euforia a um sentimento intenso de raiva, depressão ou ansiedade.

O que sente a pessoa com borderline?

Pessoas com Borderline tendem a sofrer grande instabilidade emocional e afetiva, sentimentos intensos e extremos. Eles são o famoso 8 ou 80. Além disso, elas se relacionam de forma muito intensa, instável e até caótica. Ou seja, o convívio com essas pessoas pode ser muito difícil.

Como é a crise de um borderline?

Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.

Quem tem borderline é perigoso?

Se não for tratado de forma apropriada, esse comportamento pode ser extremamente perigoso tanto para o paciente quanto para aqueles que o cercam. Os pacientes com borderline muitas vezes agem sem pensar nas consequências, seja com compras, abuso de substâncias ilícitas, sexo, etc.

Como identificar a una persona borderline?

Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline englobam instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas. Essas experiências geralmente resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis.

BORDERLINE: o transtorno de personalidade que altera a pessoa

18 questões relacionadas encontradas

Quando um borderline se apaixonar?

Em alguns casos, os portadores de Transtorno Boderline (TB) também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), podem confundir carência emocional com paixão, comumente transferem para os relacionamentos amorosos a sua instabilidade emocional, oportunizando brigas excessivas, ciúmes exagerados ou ...

Porque borderline trai?

Sujeitos acometidos pelo borderline podem ter mais dificuldades em assimilar de forma clara questões cotidianas e até mesmo mais delicadas como uma traição. É importante ressaltar que como o próprio nome diz, elas vivem em uma espécie de limite para o descontrole.

O que fazer com um borderline em crise?

Como lidar com uma pessoa com borderline?
  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

Quando o borderline se afasta?

Quando os sintomas estão descontrolados a pessoa com transtorno de personalidade borderline pode tomar decisões irracionais, pode ficar na defensiva, afastar-se ou ter comportamentos prejudiciais.

Quem tem borderline pode trabalhar?

Existem muitas pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline que conseguem ter uma vida funcional e ativa, inclusive o trabalho e relacionamento social podem funcionar como ajuda ao portador do transtorno.

Quem tem borderline é louco?

Os transtornos de personalidade afetam vários aspectos da vida da pessoa, em especial o humor, as relações interpessoais, afetos, emoções, trazendo quase sempre uma sensação de confusão que beira àquilo que costumamos entender como loucura.

O que o borderline deve evitar?

1. Esforços desesperados de evitar o abandono real ou imaginário. Borderlines têm medo intenso do abandono. Muitas vezes, quando se veem na iminência de ficarem sozinhos, são levados a empatizar, até mesmo, com quem possuem pouca afinidade.

Como é a cabeça de um borderline?

Reage de forma agressiva ou até mesmo sarcástica verbalmente, sentindo-se culpabilizados no momento seguinte, pelo seu comportamento desadequado. Quando efetivamente passam por uma situação real de abandono, podem ocorrer uma ideação paranoide transitória, que pode durar minutos ou dias.

Como funciona o cérebro de um borderline?

Para pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline, o hipocampo está em um estado de hiper-excitação contínua. Descoordenado e disfuncional, ele sempre interpreta mal as ameaças e transmite mensagens defeituosas de volta à amígdala.

Como lidar com uma namorada borderline?

O primeiro passo é “Regule as suas próprias emoções”. Quando a crise surge, é fácil responder de forma, também, emocional. A proposta é que pare, tome atenção ao seu corpo e à sua postura. Que mantenha uma expressão neutra e que consiga validar-se a si próprio, percebendo de onde surgem as suas emoções e aceitando-as.

Como lidar com uma mãe borderline?

Incentive uma rotina saudável: além do tratamento psicoterápico e farmacológico, borderlines podem buscar alívio dos sintomas por meio de hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas. Hobbies também são importantes, atividades que não são terapias, mas são terapêuticas.

Quantos tipos de borderline existem?

Segundo a autora Randi Kreger que dividiu o transtorno em dois tipos, Borderline convencional e Borderline invisível, falaremos primeiro do que ele chamou de borderline convencional.

É possível ter bipolaridade é borderline ao mesmo tempo?

Sim a pessoa pode ter essa comorbidade, ou seja ter o Transtorno de Humor Bipolar e ao mesmo tempo o Transtorno de Personalidade Borderline. O diagnóstico diferencial por vezes é difícil de fazer pois muitos sintomas são comuns as duas doenças.

Qual é pior borderline ou bipolaridade?

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Como é namorar um borderline?

Para quem quer namorar uma pessoa com borderline, também é importante buscar terapia para aumentar sua autoestima, aprender a ser assertivo e estabelecer limites.

Quem tem borderline é manipulador?

Nos borderlines, é constante o sentimento de mágoa, injúria e de feridas emocionais. Eles tendem a ser, principalmente com aqueles que amam, dependentes e manipuladores, além de agressivos, principalmente de forma verbal.

Quais são os gatilhos do borderline?

sentimentos crônicos de vazio existencial ou contínua incompletude; raiva intensa, inapropriada e incontrolável que dá origem a reações desproporcionais ao estímulo, geralmente seguidas de sentimento profundo de culpa; paranoias e manias de perseguição sem contato com a realidade.

Quem tem borderline pode ter filhos?

Não há contraindicações à gestação por nenhum transtorno psiquiátrico, mas converse bem com seu psicólogo e seu psiquiatra para entender melhor sua situação atual e todas as alterações que uma gestação e posteriormente um filho podem trazer.

Quantos brasileiros tem borderline?

Esse distúrbio psiquiátrico afeta até 6% da população e aumenta o risco de suicídio. Conheça a doença, seus sintomas e tratamento.

Quem tem borderline pode se aposentar?

Organização Mundial de Saúde, e verifiquei que o transtorno esquizofrênico ou esquizoafetivo, o transtorno de personalidade borderline, sem dúvida, são doenças mentais graves e incapacitantes e que geram direito à aposentadoria com proventos integrais.

Artigo anterior
Em qual camada da pele é difícil a recuperação causada por queimadura?
Artigo seguinte
Quanto custa a mensalidade do now?