O que é cortes tomográficos?

Perguntado por: Lia Cátia Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

A TC utiliza um aparelho de raios X que gira, fazendo radiografias transversais do corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos.

Quais são os cortes da tomografia?

Os principais tipos de cortes realizados na tomografia computadorizada são: os cortes axiais, os cortes coronais e os cortes sagitais. Os eixos de corte representam delimitações realizadas para dar passagem ao raio central do feixe.

O que significa cortes Parassagitais?

A imagem parassagital refere-se aos cortes perpendiculares ao contorno do arco den- tário no sentido vestibulolingual, a qual abrangerá apenas a região de interesse (Figura 3). Juntamente com a imagem axial, é uma das principais imagens na interpretação tomográfica de dentes retidos. Figura 2 – Imagem sagital.

Quais os três principais planos de cortes das tomografias odontológica?

Na apresentação básica, a reconstrução do exame tomográfico aparece como fatias de imagens nos três planos: coronal, axial e sagital.

Qual a finalidade do Scout na tomografia?

A primeira imagem obtida pelo tomógrafo é chamada de escanograma ou Scout. Nesta imagem, o técnico seleciona a região que será escaneada, assim como determina a inclinação dos cortes axiais.

O que são cortes tomográficos? | Guia prático

27 questões relacionadas encontradas

O que é tecnologia Slip Ring na tomografia?

Anel deslizante -- Slip Ring. Foi implementado em 1989 aos tomógrafos uma tecnologia que permitia a rotação contínua do conjunto Tubo de RX/ Detectores, esta tecnologia adota anéis deslizantes para interligar eletricamente a estrutura fixa com a parte móvel do tomógrafo.

Quem pode tomar contraste?

Qualquer paciente pode realizá-lo. Porém, algumas pessoas (como gestantes, asmáticos ou alérgicos) precisam ser avaliadas com mais atenção pelo radiologista e, se necessário, realizarem o preparo antialérgico antes de utilizar o contraste.

Quais os tipos de tomografia odontológica?

Atualmente, temos dois tipos principais de tomografias, a tomografia computadorizada tradicional e a tomografia computadorizada de feixe cônico, também chamada de cone-beam. Ambos exames utilizam a radiação X e permitem a obtenção de imagens em cortes da região bucomaxilofacial.

O que é o plano coronal?

Plano coronal ou plano frontal é um dos tipos de planos anatômicos, dividindo o corpo com cortes verticais e perpendiculares ao plano mediano. Assim é possível definir a parte ventral/anterior (frente) da parte dorsal/posterior (costas).

Quais as especialidades odontológicas que mais utilizam a tomografia computadorizada?

A imagem radiográfica tridimensional utilizando tomografia computadorizada por feixe cônico é utilizada em diversas áreas da odontologia, tais como implantodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial, exames da articulação temporomandibular e endodontia.

O que é Cone Beam?

Também chamada de tomografia computadorizada de feixe cônico ou volumétrica, a tomografia Cone Beam é um método de captura radiográfica de imagem em três dimensões (3D). Para conseguir as imagens, o aparelho conta com um feixe cônico de radiação e um receptor, que giram em 360° um única vez na região de interesse.

O que é voxel na tomografia?

A menor unidade em espessura na imagem tomográfica é o voxel, o qual é definido antes da aquisição da imagem e pode ser alterado, em busca de imagens tomográficas que proporcionem uma melhor nitidez e contraste de estruturas anatômicas e processos patológicos.

Para que serve a escala de hounsfield?

A escala Hounsfield é utilizada para medição do coeficiente de atenuação de um feixe de raios X ao atravessar o corpo humano. O valor da unidade Hounsfield varia de acordo com a quantidade de fótons de raios X absorvida por cada tecido humano.

Como é realizada a aquisição de um corte na TC?

Primeira geração: fonte e detector são deslocados linearmente cerca de 1 grau para cada nova aquisição. Ao final, há uma varredura de 180 graus ao redor do paciente. Assim, o tempo de varredura é longo, e a imagem apresenta um único plano de corte.

O que é espessura de corte?

A espessura do corte, também conhecido como Kerf, é definida pela espessura do material que é removida durante o processo de corte. No caso do corte de madeira, a espessura do corte é frequentemente confundida pela espessura da serra.

O que é corte sagital coronal e axial?

O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. Divide o corpo nas porções esquerda e direita. O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas). O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)

Quais são os 3 principais planos anatômicos?

Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.

Qual eixo do plano sagital?

Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Também é chamado de sagital. Possibilita os movimentos de abdução e adução.

Qual a diferença de tomografia Cone Beam e radiografia convencional?

A tomografia cone beam permite uma melhor uma alta acurácia 8,15,17,26 frente a outros métodos de obtenção de imagem, distinção entre os tons de cinza, com tecidos com diferenças de densidade da ordem 0,5%, sendo que na radiologia convencional este limite situa-se entre 5% a 10% 31.

Qual a diferença entre tomografia e panorâmica?

Tomografia Computadorizada Odontológica

É um exame, também radiográfico, porém com visualização tridimensional (imagem 3D) dos terços médio e inferior da face. Neste exame também são visualizados os dentes, estruturas anatômicas, ossos e seios da face, porém com volumes e precisão melhores do que a panorâmica.

Quais as indicações da tomografia na odontologia?

A tomografia computadorizada tem muitas aplicações na Odontologia. Ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar trauma, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários.

É perigoso tomar contraste?

Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.

O que o contraste faz no corpo?

Os contrastes à base de sais de bário são ingeridos pela boca e melhoram a visualização de órgãos do aparelho digestivo durante os raios X. “Como o bário é um elemento pesado, o raio X não consegue atravessá-lo. Quando o paciente ingere o contraste, ele 'pinta' as cavidades dos órgãos.

O que pode causar contraste?

O contraste pode ter efeito tóxico ao organismo, e algumas das reações incluem efeitos diretos na corrente sanguínea, como queda da pressão ou inflamação do local da aplicação.

Artigo anterior
Qual é a cor que mais induz a comprar?
Artigo seguinte
Quais são os 5 tipos de aposto?