O que é corte oxiacetileno?

Perguntado por: Salvador Sérgio Lopes Gaspar  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação.

Como funciona o corte oxiacetileno?

O processo baseia-se no aquecimento localizado feito com um maçarico especial de corte. Ao atingir a temperatura de oxidação viva segue-se a injeção de O2 através do orifício central do bico de corte fixado no maçarico.

O que é o processo de oxiacetileno?

reações da chama oxi-acetilênica

É a reação que se processa com os gases fornecidos pelos cilindros de oxigênio e acetileno.

Qual a diferença entre a soldagem e corte oxiacetileno?

Resposta. Soldagem é a operação que visa união de duas ou mais peças, assegurando na junta a continuidade das propriedades físicas e químicas. Oxiacetilênico é um processo no qual a união das peças é obtida pela fusão localizada do metal por uma chama gerada pela reação entre oxigênio e o acetileno.

Como se dá o processo de oxicorte?

No processo do oxicorte, o metal é aquecido pelo maçarico até atingir sua temperatura de ignição. Depois de quente, o equipamento direciona um jato de oxigênio com alta pureza no local, para oxidar o metal e realizar a separação.

Como operar corretamente o maçarico de corte

29 questões relacionadas encontradas

Como é feito o processo de soldagem oxiacetileno?

Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecia a uma temperatura conveniente. Assim, a união é feita, aquecendo-se o material base, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.

Quais são os três processos de oxicorte?

O oxicorte é considerado corte por reação química, corte combinado envolvendo os seguintes mecanismos: aquecimento através de chama e reações exotérmicas, seguido de oxidação do metal e posterior expulsão através de jato de O2.

Quais materiais podem ser cortados por oxicorte?

Quais materiais podem ser cortados por oxicorte?
  • aços de carbono e inoxidáveis;
  • cobre;
  • bronze;
  • níquel.

Quais as vantagens do oxicorte?

O oxicorte é um processo de separação de metais que utiliza o calor e uma reação de oxidação com oxigênio puro. Ele exerce benefícios importantes no processo de corte térmico, garantindo a perpendicularidade da superfície cortada, assim como a qualidade superficial.

Quais os gases utilizados no oxicorte?

São muitos os gases combustíveis que podem ser utilizados no momento da ignição e na manutenção da chama de aquecimento no sistema de corte a oxicorte. Entre os mais usados podemos citar: acetileno, propano, propileno, hidrogênio, GLP e até mesmo a mistura destes.

Qual o equipamento principal do processo Oxiacetilênico?

O equipamento principal na soldagem oxiacetilênica é o maçarico, ele mistura o oxigênio e o acetileno em proporções corretas e nas pressões ideais produzindo chamas que irão aquecer, soldar e cortar.

Onde é indicado a aplicação de soldagem Oxigás?

soldagem de chapas finas, tubos de pequeno diâmetro e também muito utilizado em soldagens de reparo. basicamente cilindros de oxigênio e acetileno, reguladores de pressão, mangueiras, maçarico, acendedor de chama, ferramentas e equipamentos diversos de segurança (óculos, luvas, válvulas contra retorno de gases, etc.)

Quais os três tipos de chamas?

A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta.

Quais as características do processo de soldagem Oxiacetilênica?

Características do processo de soldagem oxicombustível

O Oxicombustível é um dos mais antigos processos de fusão. A soldagem se dá pela fusão de um ou mais metais de base, com ou sem material de adição. Estes que são aplicados na junta a ser soldada por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases.

Quantos tipos de chama existem nos métodos de soldagem com oxiacetileno?

Quais as três zonas da chama na soldagem Oxiacetilênica?
  • Chama Redutora (Zona de Acetileno) A zona mais interna da chama é a chama redutora, onde há uma quantidade relativamente alta de acetileno e uma quantidade mínima de oxigênio. ...
  • Chama Neutra. ...
  • Chama Oxidante (Zona de Oxigênio)

O que é solda Oxigas?

Belo Horizonte Maio de 2000. A Soldagem Oxigás (OFW) inclui qualquer operação que usa a combustão de um gás combustível com oxigênio como meio de calor.

Qual o tipo de chama utilizado no processo de oxicorte?

Gases utilizados no processo de oxicorte

Para a obtenção da chama oxi-combustível, são necessários pelo menos 2 gases, sendo um deles o oxidante (O2) e o outro o combustível, podendo este ser puro ou misturado com mais de um gás combustível.

O que é serviço de oxicorte?

O Serviço de oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro.

Qual é o papel do gás oxigênio no maçarico de oxiacetileno?

A chama do maçarico é gerada através da combustão, que é a queima do gás combustível (GLP/GN ou Acetileno), o oxigênio atua como comburente.

Quais são as principais aplicações do oxicorte na indústria?

O processo de oxicorte (com maçarico) é muitas vezes utilizado para peças industriais altas ou com grandes espessuras, do tipo estaleiro. Estas peças são geralmente à base de chapas, de metais ou de aço. A Air Liquide pode fornecer-lhe gás (oxigénio, acetileno, misturas, etc.).

Qual a diferença entre corte plasma e oxicorte?

No geral, o plasma produz cortes mais precisos e limpos do que o oxicorte, com melhor angularidade, um corte mais fino, uma zona afetada pelo calor menor e pouco ou nenhum resíduo.

Quais as cores dos cilindros de oxicorte?

Por questões de segurança, os cilindros de gás têm cores específicas, a depender do ser conteúdo:
  • oxigênio industrial: preto;
  • oxigênio medicinal: verde;
  • nitrogênio: cinza-claro;
  • argônio: marrom-canalização;
  • dióxido de carbono: alumínio;
  • hélio: laranja;
  • hidrogênio: amarelo;
  • acetileno: bordô;

Por que o acetileno é o gás mais usado no processo de oxicorte?

O acetileno é um dos gases mais utilizados no oxicorte e é o mais indicado para esse fim nas indústrias. Isso acontece por causa da sua elevada temperatura de chama, que chega a 3.100°C, e seu maior percentual em peso de carbono na comparação com outros combustíveis.

Qual a diferença do gás GLP para o acetileno?

A chama do GLP é menos radiativa que a do acetileno, isso é uma característica da diferença entre suas composições químicas. A relação mássica entre carbono e hidrogênio para o GLP médio é de 5,26 e para o acetileno é de 12, dessa forma com mais carbono disponível, o acetileno produz uma chama mais radiativa.

Quem inventou o oxicorte?

1845: O soprador de vidro americano John Frederick Taylor inventou a zarabatana oxicorte. Início dos anos 1900: O oxicorte começou a ser usado em soldagem e metalurgia.

Artigo anterior
O que aconteceu com a Electrolux?
Artigo seguinte
Quanto tempo depois de fazer uma entrevista eles ligam?