O que é coorte de nascimento?

Perguntado por: Artur Hélder Domingues de Pinheiro  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

Os estudos de coortes de nascimento são fundamentais para se testar hipóteses propostas pelo DOHaD, pois acompanham os indivíduos prospectivamente desde o nascimento (ou gestação) até a idade adulta, investigando possíveis influências em diferentes períodos do ciclo vital.

O que é um estudo de coorte?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

São desvantagens do estudo coorte?

Desvantagens dos estudos de coorte:

Os estudos de coorte podem ser ineficientes se o desfecho é raro ou a doença tem um longo período de latência. Exemplo 1: Investigadores querem investi- gar se uso de talco na infância aumenta o risco de câncer de ovário na vida adulta.

O que é uma coorte retrospectiva?

Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.

O que é coorte retrospectivo?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

Estudo do Coorte | Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMP-UFTM)

44 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre coorte retrospectivo e caso controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo de coorte?

Desvantagens dos estudos de coorte: Custo elevado. Longa duração. A perda de participantes ao longo do seguimento por conta de recusas para continuar participando do estudo, mudanças de endereços ou emigração.

Quais são as principais desvantagens de um estudo de caso controle?

Desvantagens dos estudos caso-controle

Como em estudos de coorte, estudos caso-controle são dese- nhos de estudos observacionais e podem sofrer confundimento. Os casos podem diferir dos controles em outros fatores além da exposição de interesse.

Quais são as desvantagens do estudo retrospectivo?

As desvantagens desse estudo são listadas a seguir: Pode ser difícil de determinar se a exposição precedeu a doença, bem como o nível de exposição (viés de memória levando a viés temporal); Em algumas situações é difícil definir a população fonte e o grupo controle adequado.

Como fazer um estudo de coorte?

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:
  1. Definição dos objetivos da pesquisa. ...
  2. Seleção dos participantes. ...
  3. Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
  4. Seleção do grupo de comparação. ...
  5. Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
  6. Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Qual o tipo de estudo de risco empregado em um estudo de coorte?

Em um estudo de coorte pode-se avaliar o risco medindo a incidência cumulativa de um desfecho, através do número de casos (novos) ocorridos durante o tempo de estudo dividido pelo tamanho da população (ou amostra) estudada.

O que é um estudo transversal retrospectivo?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O que é o risco relativo?

O risco absoluto avalia a magnitude da doença; o risco relativo é a probabilidade de ocorrência do evento entre expostos em relação aos não expostos ao fator de risco; e o risco atribuível expressa o excesso de incidência de um evento em razão de um fator de risco.

São vantagens do estudo transversal exceto?

Souza RA, 2015 Exercícios 4) São vantagens dos estudos transversais, EXCETO o seguinte: a) São rápidos e baratos. b) Medem prevalência da exposição. c) São adequados para fazer inferência causal. d) São úteis para planejamentos em saúde.

Quais os aspectos positivos e negativos dos estudos caso-controle?

Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.

Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?

Vantagens: Bom para avaliar doenças com longo período de latência. Permite explorar simultaneamente múltiplas exposições com possível associação com a doença em estudo.

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.

São vantagens da utilização de amostras em estudos epidemiológicos?

Vantagens: premite estudo da relação entre doença e sistemas de produção. Desvantagens: população é pequena não representativa.
...
Também permite que a amostra seja representativa da população que está a ser investigada.
  • Amostragem aleatória simples.(AA) ...
  • Amostragem sistemática.(AS) ...
  • Amostragem estratificada.(AE)

Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

O que é um estudo de série de caso?

Séries de casos incluem a descrição das características e desfechos entre indivíduos de um grupo com uma doença ou exposição (que pode ser uma intervenção) durante um período de tempo e sem grupo controle. ... O objetivo é descrever a população e os desfechos, e não comparar riscos entre grupos.

Qual o objetivo do estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Artigo anterior
Quem tem arritmia pode tomar cafeína?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre CC e CPC?