O que é convergente divergente e transformante?

Perguntado por: Renato Artur Garcia Pinho Sá  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Os movimentos das placas tectônicas podem ser observados através de seus limites e são classificados como: Divergentes (que definem a zona de construção da crosta), Convergentes (definidas na zona de destruição da crosta) e. Conservativos (onde estão as falhas transformantes).

O que é o movimento transformante?

No movimento transformante, as placas deslizam umas em relação as outras, provocando rachaduras na região de contato entre as placas. Nesse movimento, não há destruição nem criação de placas, podendo, em alguns casos, originar falhas.

Quais são as placas convergentes?

A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. As colisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duas continentais, e entre uma placa mista e uma placa continental.

Quais são as consequências do convergente?

2 – Placas convergentes 1

Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas. Os Andes, por exemplo, nasceram do choque entre duas dessas placas, a oceânica de Nazca e a continental Sul-Americana. As regiões onde esse tipo de choque ocorre são suscetíveis a terremotos.

O que são os movimentos divergentes?

Os movimentos divergentes, como o próprio nome sugere, representam as áreas de afastamento entre duas placas tectônicas e a consequente formação de fraturas nessas localidades, onde também o magma solidifica-se e renova a composição dessa crosta.

As PLACAS TECTONICAS e os seus PRINCIPAIS movimentos

27 questões relacionadas encontradas

É um exemplo de placas tectônicas divergente?

Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.

Quais são os 3 tipos de movimentos das placas tectônicas?

Os movimentos das placas tectônicas
  • → Movimento de convergência.
  • → Movimento de afastamento.
  • → Movimento de colisão e soerguimento.
  • → Movimento de deslizamento.

Quando há duas placas oceânicas convergentes qual é a consequência no relevo Brainly?

Movimento Convergente

Essas dobras originam Cadeias montanhosas e Cordilheiras, como a dos Andes no Chile que foi formada pela convergência entre a placa Sul-Americana e a de Nazca. Já a oceânica retorna ao manto porque é mais fina e mole.

Quais são as consequências da movimentação do manto no interior da Terra?

Assim, a consequência principal da movimentação das células do manto terrestre é o tectonismo. ... Há ainda quem afirma que não são apenas as correntes de convecção as responsáveis pelo tectonismo, que seria influenciado por outros fatores, como o aprofundamento e elevação da litosfera.

O que pode causar um terremoto?

O que causa os terremotos? Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo.

Quais são os tipos de placas?

As principais placas tectônicas são:
  • → Placa do Pacífico. ...
  • → Placa de Nazca. ...
  • → Placa Sul-Americana. ...
  • → Placa Norte-Americana. ...
  • → Placa Africana. ...
  • → Placa Antártica. ...
  • → Placa Indo-Australiana. ...
  • → Placa Euroasiática Ocidental.

Quais os tipos de placas tectônicas?

As placas tectônicas podem ser de três tipos:
  • Placas oceânicas: tipos encontrados no assoalho oceânico.
  • Placas continentais: tipos encontrados sob os continentes.
  • Placas oceânicas e continentais: tipos encontrados tanto sob os continentes como também no assoalho oceânico.

Quais são as placas que formam a litosfera?

A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas (africana, americana, eurasiana, pacifica, indo-australiana, antártica e nazca) e outras menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenofera.

O que são placas Conservativas ou transformantes?

Limites transformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais precisamente roçam uma na outra, ao longo de falhas transformantes.

O que é a crosta da Terra?

A crosta terrestre é uma das três principais camadas da Terra e compõe quase que a totalidade da composição sólida do planeta, ou seja, é porção da Terra onde se encontram as rochas. Abaixo dela, localiza-se o manto, composto basicamente por magma.

O que é um movimento tangencial?

Dizemos que um corpo que descreve uma trajetória circular possui movimento circular uniforme quando sua velocidade angular é constante. Agora, no movimento circular, definimos a velocidade tangencial como sendo a velocidade instantânea do ponto considerado nesse movimento.

Qual a importância do manto da Terra?

O manto – que controla a ocorrência de sismos e erupções vulcânicas – é a camada da estrutura interna da Terra que fica entre a crosta e o núcleo. Entre os cerca de 30 e 660 quilómetros de profundidade há um manto superior. E entre os 660 e os cerca de 3000 quilómetros de profundidade há um manto inferior.

Quais são os movimentos internos da Terra?

Movimentos terrestres

Na órbita da Terra, nosso planeta realiza dois movimentos cruciais para o desenvolvimento da vida: a translação e a rotação. Rotação é o movimento realizado pelo planeta em torno do seu próprio eixo, sendo uma volta em torno de si.

Quais são as principais características do manto da Terra?

O manto terrestre é reconhecidamente a maior camada da Terra, com maior volume, massa e extensão, sendo composto por rochas em estado pastoso ou fluido. O manto terrestre representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo da crosta terrestre.

Quais são as forças que movem as placas tectônicas?

Força motriz de movimento de placas é o mecanismo físico que causa movimento de placas tectônicas. Existem duas forças importantes: tração por peso da placa em subducção, que se encontra na fossa oceânica (slab-pull) e empurrão por expansão de cadeia meso-oceânica (ridge-push).

Como as placas tectônicas se movem?

As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra.

Qual é a direção do movimento das maiores placas tectônicas?

Essas placas costumam deslizar-se sobre o manto superior nas mais variadas direções (convergente, divergente e/ou transformante), fazendo com que haja grandes alterações no relevo terrestre.

Onde ocorre limite divergente?

Limites Divergentes

Esse movimento acontece quando as placas se afastam uma das outras gerando uma nova crosta oceânica. Por isso, quando ocorre a movimentação das correntes convectivas ascendentes, o magma, que fica no interior do Planeta Terra, atravessa as fissuras indo em direção à superfície.

O que são os limites divergentes?

Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica. O principal exemplo deste limite é o Oceano Atlântico, com a Dorsal Meso-Atlântica.

Quais são as principais placas tectônicas?

Quais são as placas tectônicas?
  • Placa do Pacífico: é a maior das placas, com cerca de 103 milhões de quilômetros quadrados. ...
  • Placa de Nazca: são 10 milhões de quilômetros quadrados no leste do oceano Pacífico, e a cada ano essa placa diminui 10 centímetros, como consequência das “batidas” com a placa Sul-Americana.

Artigo anterior
O que aconteceu com a Toni de Riverdale?
Artigo seguinte
O que é QLED 8K?