O que é controle social nas políticas públicas?

Perguntado por: Rebeca Rebeca Ramos Moura Figueiredo  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Controle social é uma forma de compartilhamento de poder de decisão entre Estado e sociedade sobre as políticas, um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. Trata-se da capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas pú- blicas.

O que é controle social das políticas públicas?

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado.

Qual a importância do controle social nas políticas sociais?

Desta forma, podemos compreender que o controle social é de extrema importância para garantir que as políticas atendam, de fato, às necessidades prioritárias da população, para melhorar os níveis de oferta e de qualidade dos serviços e também para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

O que se entende por controle social?

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

O que é controle social Cite um exemplo?

Os conselhos municipais de políticas públicas (saúde, educação, meio ambiente etc.) são um bom exemplo desse tipo de controle social. As audiências públicas também se enquadram nesse processo, pois são sessões criadas pelo poder público para ouvir a população sobre vários temas.

Controle Social e Participação em Políticas Públicas

40 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de controle social?

É possível identificar duas formas distintas de controle social que servem para a contenção das ações sociais dentro da forma normativa: as formas de controle interno e as formas de controle externo.

Quais são as 3 funções do controle social?

De acordo com o governo brasileiro, o controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

Quais são características do controle social?

Tipos de Controle Social

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

O que é o controle social para Foucault?

Podemos concluir que, para Foucault, controle social é: a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social. (b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos. (c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.

O que é controle social e qual sua importância?

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Qual a importância das políticas públicas para a sociedade?

Políticas públicas eficientes têm a função de suprir de forma as necessidades coletivas e trabalhar de acordo com os interesses da sociedade.

Como o controle social causa impacto nas nossas vidas?

Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa.

O que é controle social do cidadão sobre as políticas públicas como o cidadão pode exercer o controle social sobre os recursos públicos da educação?

Como mencionamos no início, o controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.

Onde é exercido o controle social?

O controle social pode ser exercido pelos conselhos de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada.

Quais são os mecanismos de controle social?

MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL

Acesso à informação e transparência pública; • Audiência Pública; • Controle social exercido por meio das novas tecnologias de informação comunicação; • Conferência de Políticas Públicas; • Conselho de Políticas Públicas; • Ouvidoria Pública.

Quais são as teorias de Foucault?

A FILOSOFIA DE FOUCAULT

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.

São características do controle?

Características do Controle Eficaz
  • Orientação estratégica para resultados. ...
  • Compreensão. ...
  • Orientação rápida para as exceções. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Autocontrole. ...
  • Natureza positiva. ...
  • Clareza e objetividade.

Quais são os instrumentos de controle social?

Instrumentos de controle social

Entre eles podemos destacar a religião, a moral, as regras de trato social e, obviamente, o Direito.

Qual a composição do controle social?

A composição do Conselho é de representantes. USUÁRIOS: Seus representantes são escolhidos pela população organizada. FUNCIONÁRIOS: Escolhem seus representantes através e suas formas próprias de organização.

Quais são os principais tipos de instituições sociais?

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

O que é controle social interno e externo?

Controle interno, que é aquele realizado pela própria administração sobre seus órgãos ou entidades; Controle externo, exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas; Controle externo, exercido diretamente pelo Tribunal de Contas; Controle social, exercido pela sociedade.

O que são meios de controle?

De acordo com Hely Lopes Meirelles, os meios de controle judiciário “são as vias processuais de procedimento ordinário, sumaríssimo ou especial de que dispõe o titular do direito lesado ou ameaçado de lesão para obter a anulação do ilegal em ação contra a Administração Pública”.

Como a sociedade pode participar das políticas públicas?

Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

O que é controle social de iniciativa do ente público?

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas.

Qual a importância da sociedade na regulação das funções sociais?

As instituições sociais servem como mediadoras entre a vida individual e a vida privada, levando às pessoas a oportunidade de enquadrarem-se nos modos de vida e nos padrões sociais, a fim de que não haja divergência entre vida individual e vida social.

Artigo anterior
Qual a cor que não anda direito?
Artigo seguinte
Quais os tipos de processos de produção?