O que é controle cultural de doenças de plantas?

Perguntado por: Hélder Gonçalves Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).

O que é o controle cultural?

O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.

O que é controle de doenças de plantas?

O controle químico de doenças de plantas é feito através de vários tipos de produtos, comumente denominados agroquímicos, incluindo fertilizantes e pesticidas.

Qual o principal objetivo do controle cultural para controle de doenças de plantas?

O controle cultural de plantas daninhas tem, como principal objetivo, proporcionar vantagens competitivas para as plantas cultivadas, em detrimento das plantas daninhas.

O que são métodos culturais de controle de doenças?

Métodos culturais: baseiam-se na utilização dos conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas, empregando práticas culturais.

Aula 6 Controle de doenças de plantas (1/3)

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os métodos de controle cultural?

As principais medidas de controle cultural s˜ao: escolha de cultivares, espaçamento e densidade de semeadura, época de semeadura, rotaç˜ao de culturas, cobertura morta, adubaç˜ao verde, preparo do solo, adubaç˜ao e correç˜ao do solo, entre outros.

Em que consiste o método culturais?

O método cultural normalmente é utilizado pelos agricultores mas não como uma técnica de manejo de plantas daninhas. O método cultural visa aumentar a capacidade competitiva da cultura em detrimento das plantas daninhas.

Quais as vantagens do plantio direto no controle cultural de doenças de plantas?

Benefícios do Sistema de Plantio Direto
  • Diminui ocorrência de erosão, aumentando a conservação do solo e da água;
  • Melhor germinação de sementes e melhor emergência de plantas;
  • Há otimização do uso fertilizantes e corretivos;
  • Mantém temperatura ideal do solo;
  • Melhora a qualidade do solo;

Quais os objetivos do uso dos sistemas de previsão de doenças?

Os sistemas de alerta e de previsão de doenças utilizam as previsões do tempo em modelos epidemiológicos, para verificar o risco de ocorrência de doenças em determinada região.

Em que princípio de controle de doença se encaixa a rotação de culturas?

Princípios de controle de doenças pela rotação de culturas.

A rotação de culturas reduz a densidade de inóculo dos fitopatógenos através de dois mecanismos: (i) Supressão do alimento. A rotação de culturas age sobre a fase saprofítica dos fitopatógenos (saprofitismo) nos restos culturais das plantas hospedeiras.

Como controlar doenças em plantas?

O grupo mais importante de pesticidas utilizados para o controle de doenças de plantas é o dos fungicidas. O emprego de fungicidas no controle de doenças de plantas envolve um ou mais princípios de controle estudados anteriormente, dependendo da época e metodologia de aplicação, da natureza da doença e do fungicida.

Qual método de controle de doenças em plantas e mais eficiente?

A resistência de plantas é o método ideal de manejo devido à facilidade e custo, sendo mais frequentemente utilizada para doenças que causam murchas vasculares, ferrugens/carvões e viroses.

Quais são os princípios gerais de controle de doenças em plantas?

Três princípios são focados na planta hospedeira: proteção (impedir o contato do patógeno com a planta), imunização (resistência da planta) e terapia (recuperar as plantas doentes). E dois outros princípios de controle são direcionados ao ambiente: evasão (escapar, fugir da doença) e regulação (do ambiente).

O que é o controle químico?

O controle químico consiste na utilização de produtos herbicidas para o controle das plantas daninhas, sendo necessário o registro dos produtos no Ministério da Agricultura. Em algumas situações as Secretarias Estaduais de Agricultura podem proibir o uso de determinado(s) produto(s).

Quais os tipos de controle de vetores?

Os três principais tipos de controle do vetor Aedes aegypti – mecânico, biológico e químico – são apresentados pela bióloga Luana Farnesi.

Faz parte do controle cultural de doenças de plantas?

O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).

Quais as vantagens no uso dos sistemas de previsão de doenças?

Dentre as vantagens do uso de sistemas de previsão pode-se citar: maior lucro ao produtor, decréscimo do risco de ocorrência de epidemias, redução do número de pulverizações e menor dano ao homem e ao meio ambiente (Bergamin Filho & Amorim, 1995).

Qual o primeiro sistema de alerta de doenças desenvolvido no Brasil?

No Brasil o sistema Estações de Avisos Fitossani- tários (EAF) para o controle da SDM foi implantado no ano de 1981, em Santa Catarina (KATSURAYAMA et al., 1992).

Quais as vantagens e desvantagens do plantio direto para o controle de doenças em plantas?

Vantagens do Sistema de Plantio Direto
  • redução e eliminação de operações de preparo de solo;
  • diminuição da erosão do solo pela cobertura vegetal;
  • efeito positivo sobre a diminuição das plantas daninhas;
  • quebra de ciclo de insetos e doenças pela rotação de cultura;
  • aumento da matéria orgânica do solo.

Quais são as vantagens do plantio direto?

As principais vantagens do plantio direto são a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, maior possibilidade de semeadura na época certa, menos risco na seca (devido à retenção de umidade no solo), melhor resposta da cultura às chuvas, após um período de seca e ...

Quais as vantagens do sistema de plantio direto?

Esse sistema traz diversos benefícios, tais como, maior retenção de água no solo, reduzindo a erosão e perda de nutrientes. O cultivo em plantio direto pode ser mais lucrativo se realizado corretamente, para isso o conhecimento prévio é de suma importância.

Quais as práticas culturais devem ser adotadas para controle cultural de plantas invasoras?

O arranjo das plantas – resultante do espaçamento entrelinhas e densidade de plantas – fará com que o dossel da cultura feche rapidamente. Cobertura do solo na entressafra – Altamente eficiente em suprimir diversas espécies daninhas, incluindo a buva e o capim-amargoso. O solo nunca deve ficar sem cobertura.

Quais são os métodos de controle de plantas daninhas?

Métodos de controle de plantas daninhas
  1. Controle Preventivo. Adotar algumas ações podem reduzir o aparecimento de plantas daninhas na lavoura. ...
  2. Controle Cultural. O controle cultural consiste na: ...
  3. Controle Físico. ...
  4. Controle Químico. ...
  5. Controle Mecânico.

Quais são os métodos mecânicos de controle de pragas?

Controle mecânico: Uso de técnicas que possibilitem a eliminação direta das pragas. 7.8. Controle físico: Consiste no uso de métodos como fogo, drenagem, inundação, temperatura e radiação eletromagnética no controle de pragas.

Quais são os principais métodos de controle de plantas daninhas na cultura da soja?

Para manejar as plantas daninhas no campo existem seis métodos de controle que você pode utilizar na sua lavoura, são eles:
  • controle preventivo;
  • controle cultural;
  • controle mecânico;
  • controle físico;
  • controle biológico;
  • controle químico.

Artigo anterior
Quem é o 7 encruzilhada?
Artigo seguinte
Qual o prazo para envio do S 1000 após abrir CNPJ?