O que é contratransferência para psicologia?

Perguntado por: Enzo Marco Pacheco Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.

O que é transferência e contratransferência na psicologia?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

Como ocorre a contratransferência?

A contratransferência se trata das emoções e sensações que o terapeuta vive ao longo de uma sessão. Trata-se de uma reação interna resultante da relação com o seu paciente e da forma como o terapeuta é impactado pelas histórias dele.

O que é contratransferência na TCC?

A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles.

O que é contratransferência para Lacan?

Para Lacan a contratransferência seria o conjunto de obstáculos imaginários que se opõem a essa ocupação do lugar do objeto. Assim, como Nasio afirma, o termo contratransferência se define não no interior da relação do psicanalistacom o seu paciente, mas no interior da relação do psicanalista com o lugar do objeto.

Contratransferência - Psicanálise 34 - Conceitos em Freud

26 questões relacionadas encontradas

O que é contratransferência na educação?

Na contratransferência, salienta Gilliéron (1996), as emoções vividas pelo analista são consideradas reativas às do paciente, vinculando-se, portanto, ao passado deste último, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do analista.

Quais O perigos da contratransferência?

Um outro perigo provoca angústia no analista: é o de ter que ocupar efetivamente o lugar de objeto" (idem, p. 116-7). Porém, Nasio enfatiza que a angústia é "a expressão mais franca, mais pura, diríamos até a mais saudável, a mais madura da contratransferência do psicanalista. ...

Como a contratransferência pode ser utilizada no trabalho clínico?

Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.

Quando o paciente some da terapia?

Quando o paciente está confiante e seguro de que pode seguir o seu caminho com uma nova maneira de pensar e se comportar, estará apto a parar a terapia. Enquanto esse não for o sentimento é melhor dar continuidade por um pouco mais de tempo, mesmo que o psicólogo garanta que o paciente já pode caminhar sozinho.

Quando o paciente se apaixona pelo terapeuta?

Já quanto a paixão ou interesse sexual do cliente pelo terapeuta pode ocorrer ou não. Quando ocorre o mais provável é que o terapeuta perceba sim, mas certeza absoluta somente se o paciente expõe, seja falando ou agindo. O ideal é que o paciente fale sobre isso e trabalhe esses sentimentos com honestidade.

Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?

No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.

Quais são os mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Quando o psicanalista se apaixona por paciente?

Transferência, ou “amor de transferência”, é um fenômeno que ocorre quando o paciente deposita em seu analista os seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. ... Vale ressaltar que, segundo Freud, é normal que esse fenômeno aconteça e, aliás, é benéfico para a psicoterapia.

O que é a transferência para Freud?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

Qual a importância da transferência e da contratransferência na clínica psicanalítica?

A compreensão da contratransferência surge na psicanálise com o mesmo estigma, como um mecanismo de resistência do analista em função de aspectos infantis recalcados e não elaborados, causando interferência na escuta analítica e na sintonia entre analista e paciente. Portanto, um problema a ser resolvido.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.

O que fazer quando o paciente não tem o que falar na terapia?

Deixar o Psicólogo saber que há algo em sua mente pode ajudar a aliviar o desconforto; Resistência inconsciente: a perda de palavras pode vir de lugares profundos, além de nossa consciência. O paciente pode estar ciente de sua falta de vontade, ou pode perceber apenas que parece não haver nada em sua mente.

O que é identificação projetiva psicanálise?

A identificação projetiva pode ser compreendida como uma fantasia inconsciente entre analista e analisando, podendo ter um caráter mais agressivo e expulsivo, portanto defensivo, ou um caráter mais comunicativo, sendo que os mecanismos de cisão e projeção, em intensidades diversas, estão sempre implicados.

Qual a importância da transferência para a psicanálise?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

O que é atenção flutuante na psicanálise?

Atenção flutuante é um conceito que vem da psicanálise. Refere-se ao estado especial de consciência de que o terapeuta necessita para ser capaz de ouvir o paciente e detectar o que há de mais significativo em sua história.

O que é transferência negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

O que é setting para a psicologia?

Nesse sentido, o setting significa uma postura, uma atitude que considera que o conhecimento se dá não pela atuação, mas pela percepção das necessidades reais do paciente e pela sua tradução em termos da vida psíquica.

O que é associação livre para Freud?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

O que é um sujeito psíquico?

Em psicanálise, o conceito de Sujeito é elaborado por Lacan a partir dos pressupostos de Freud. Embora Freud faça referência ao indivíduo, à realidade psíquica, ao aparelho psíquico e à vida psíquica, a função sujeito, tal como será teorizada por Lacan, atravessa sua teoria.

Artigo anterior
Qual a abelha que produz o melhor mel?
Artigo seguinte
Quando a mãe tá amamentando ela pode comer ovo frito?