O que é contratransferência para a psicanálise?

Perguntado por: Gabriela Bárbara Carvalho Baptista Faria  |  Última atualização: 29. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente.

O que é a contratransferência na psicanálise?

A contratransferência, ao ser analisada como um reflexo da transferência do paciente no psiquismo do analista, funciona como guia para permitir antecipar reações, sentimentos e até mesmo pensamentos do paciente.

Como identificar a contratransferência?

Segundo Eizirik16, "a contratransferência se manifesta quando é possível identificar que parte do self do paciente ou de suas fantasias está sendo colocada dentro da mente do terapeuta e provocando uma reação, idéia ou comportamento".

Como a contratransferência pode se manifestar?

Algumas contratransferências básicas são: uma visão pré-concebida do ser humano; Como o ser deve ser, se relacionar; Uma admiração exagerada baseada em uma transferência materna/paterna; Erótica.

O que é transferência segundo a psicanálise?

O amor transferencial, o qual Freud (1915) afirma ser um resultado do relacionamento analítico e inerente a este, abre importantes possibilidades no caminho do tratamento do paciente. Pois o amor transferencial servirá de força motriz para promover mudanças significativas na vida do paciente.

Psicanalistas não formados em Psicologia podem ser bons profissionais? | Acidamente

45 questões relacionadas encontradas

Quanto ocorre a contratransferência?

A contratransferência é comum e pode acontecer independentemente dos seus anos de experiência clínica. Uma área crucial a estar ciente de é a contratransferência erótica que é quando o clínico experimenta atração, amor, ou sentimentos sexuais para um cliente.

Como Freud descobriu a transferência?

Inicialmente Freud entendeu a transferência como uma resistência do paciente ao processo analítico, pois baseado na sua grande obra Interpretação dos Sonhos (1900), o obstáculo para rememorar fatos do passado se justificaria por um processo de deslocamento, assim como acontece nos sonhos, onde afetos entre uma ...

Como evitar a contratransferência?

Via de regra, não é possível evitar quaisquer tipo de transferência. E no contexto clínico não é diferente. Contudo, na perspectiva Freudiana, o manejo das transferências é responsabilidade do terapeuta e cabe a ele trazer à luz ao paciente que trata-se de uma forma de resistência.

O que é transferência e Contratransferencia?

Em seu estilo ensaístico, "Transferência e contratransferência" expressa o movimento em várias dimensões entre a imaginação metapsicológica e a operação do método psicanalítico, que, em seu conjunto, habitam o coração do exercício da clínica psicanalítica.

Quando o analista se apaixona pela paciente?

Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico.

O que é contratransferência e como ela costuma surgir?

A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.

O que é transferência negativa na psicanálise?

Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.

O que é a neurose de transferência?

Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.

O que fazer frente a uma contratransferência erotizada?

O que fazer frente a uma contratransferência erotizada? A resposta correta é: É necessário separar o desejo do terapeuta enquanto pessoa de seu lado analista, conversar sobre isso em terapia e supervisão e não atuar.

Qual a importância da transferência para a psicanálise?

A transferência desempenha um papel crucial no processo terapêutico da psicanálise. Dessa forma, ela permite que o terapeuta acesse o mundo interno do paciente e explore os conflitos e emoções subjacentes.

O que é transferência e Contratransferencia Jung?

Neste livro, considerado um clássico contemporâneo, duas delas são abordadas: a transferência (que envolve as projeções, principalmente as de ordem emocional, dirigidas ao analista) e a contratransferência (que cria uma troca de sensações, percepções e sentimentos que surgem no terapeuta).

O que é atenção flutuante na psicanálise?

A atenção flutuante de Freud é escuta do inconsciente, não somente no sentido de que é o que se ouve ali, mas sobretudo no sentido de que é com isso que se ouve (comunicação dos inconscientes, virar seu inconsciente como órgão receptor, etc).

O que é contratransferência na TCC?

A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles.

Quais são os mecanismos de defesa do ego?

O que são mecanismos de defesa?
  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. ...
  • Deslocamento. ...
  • Regressão. ...
  • Projeção. ...
  • Intelectualização. ...
  • Racionalização. ...
  • Formação reativa. ...
  • Sublimação.

O que é transferência e Contratransferencia para Freud?

A Transferência e Contratransferência em Psicanálise, designa o vínculo que se estabelece automaticamente e atualizado do paciente com o analista e que atualiza os significantes que sustentaram seus pedidos de amor na infância.

É normal sentir atração pelo psicólogo?

Se apaixonar pelo terapeuta é muito mais comum do que se imagina. Concordo com a colega que o melhor a fazer é falar sobre isso na terapia, caso seja possível para você. Muitas vezes, esse sentimento pode surgir como resistência ao tratamento, que pode estar se aproximando de questões muito delicadas.

Como saber se meu psicólogo está gostando de mim?

Qual o melhor "como saber se meu psicólogo está gostando de mim" Não existe um "melhor" método para saber se o psicólogo está gostando do paciente. O mais importante é focar na relação terapêutica, na confiança e no progresso pessoal alcançado durante o processo de terapia.

O que é a transferência afetiva?

Na transferência, pelo deslocamento afetivo que a constitui, cria-se um novo fato, constrói-se no presente um passado que passa a não ser mais o mesmo.

O que é transferência positiva?

Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.

Quais são os mecanismos de defesa na psicanálise?

Os principais mecanismos de defesa estudados pela psicanálise são: a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão.

Artigo anterior
Pode treinar de barriga vazia?
Artigo seguinte
Qual é o resultado de 5 elevado a 0?