O que é contração da preposição?

Perguntado por: Marcos Fernando Amorim Moreira  |  Última atualização: 7. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

A contração, por sua vez, ocorre quando, ao juntar-se a outra palavra, há redução da preposição, podendo, inclusive, haver alteração fonética ou junção de sons — geralmente, estamos falando de preposição + artigo (definido: o/a/os/as, indefinido: um/uma/uns/umas), ou pronome (pessoal na 3ª pessoa: ele/ela/eles/elas, ...

Quando usar contração?

A contração é comum na língua quando a preposição sofre modificações na sua estrutura fonológica ao unir-se a outra palavra.

Como identificar a preposição em uma frase?

Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio. Colocada nessa posição, é capaz de estabelecer uma relação de dependência entre esse termo e um principal. Essa relação pode ser de posse, modo, lugar, causa, fim, entre outras.

Quais são os exemplos de preposição?

Exemplos: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás. Quero uma torta de carne seca com banana. Eu espero por você o tempo que for.

O que é preposição 3 exemplos?

Preposições são palavras invariáveis que servem para unir termos e estabelecer entre eles diversas relações. As preposições essenciais são aquelas que, originalmente, sempre exerceram tal função gramatical. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem sob, sobre, trás.

PREPOSIÇÕES: O QUE É, CLASSIFICAÇÃO, COMBINAÇÃO E CONTRAÇÃO - Profa. Pamba

39 questões relacionadas encontradas

Onde é preposição Contraida?

As preposições em e de também aceitam contração com alguns determinantes demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo). Exemplificando: neste/ nesta/ nestes/ nestas; deste/ desta/ destes/ destas. Diz-se que uma palavra é polissémica quando possui vários significados contidos numa mesma forma grá...

Quais são as 20 preposições?

Preposições essenciais: Chamamos de preposições essenciais as palavras que não desempenham outra função na língua portuguesa, atuando apenas como preposições. São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Quando a letra a é uma preposição?

A palavra “a” pode ser utilizada ainda como uma preposição. Dessa forma, tem como função ligar dois termos ou orações entre si, indicando, por exemplo, noções de distância, tempo futuro e modo. Essa preposição não tem valor sintático, entretanto, é importante para manter a coesão do texto.

Como saber se é preposição ou artigo?

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

O que é contração e exemplos?

Contração, em gramática, é a junção de duas ou mais palavras com perda de fonema. Difere-se da combinação, que ocorre sem perda de fonema. Exemplos: em o => no: Moro em o Brasil => Moro no Brasil.

O que é a contração?

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Quantas preposições existem?

Há 18 preposições essenciais. As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Podem ser essenciais ou acidentais e algumas delas podem se contrair ou se combinar com alguns artigos.

Quais são os 17 preposições?

São as 17 preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Qual é a função de uma preposição?

Junto com a classe das conjunções, as preposições são conectivos, isto é, servem para conectar, ligar palavras e termos na frase, estabelecendo valores semânticos e relações de dependência entre termos subordinantes e dependentes.

Quais são as 16 preposições?

Preposições essenciais

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

Como saber se é uma preposição?

Em outras palavras, as preposições são unidades linguísticas dependentes de outras, ou seja, elas não aparecem sozinhas no discurso e servem justamente para estabelecer a ligação entre dois termos. Vejamos alguns exemplos: Não pare agora...

Pode começar a frase com preposição?

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Qual preposição indica origem?

As preposições, como "de", "para", "com", entre outras, estabelecem relações semânticas entre as palavras, indicando, por exemplo, origem, destino, meio, causa, entre outras relações. Exemplo: "Carta de Maria para João." Neste caso, a preposição "de" indica origem, enquanto "para" sinaliza o destino.

Onde usar a preposição de?

A preposição de no seu sentido primitivo marca o lugar donde, de origem (“Ele é de boa família.” “Ela saiu de casa.”). Pode-se dizer que essa preposição é bastante flexível. As relações estabelecidas por ela são diversas.

Quando não pode contrair a preposição?

1. A preposição de não se contrai com o artigo definido, quando seguida de construções de infinitivo.

Como formar preposições?

Formação das preposições:
  1. Combinação: é a união entre preposição “a” e o artigo “o” ou “os”. Como se dá: preposição a + artigo o = ao; preposição a + artigo os = aos. ...
  2. Contração: é a união entre uma preposição e outra palavra que gera perda de fonema. ...
  3. Crase: é a fusão de fonemas vocálicos idênticos.

Como se formam as preposições?

A preposição é uma palavra invariável que pode ser formada por um ou mais vocábulos. Nesse último caso, constitui a locução prepositiva.

Artigo anterior
Qual a importância do perfil comportamental?
Artigo seguinte
O que fazer para acabar com os besouros na época de chuva?