O que é Constelação Familiar tem a ver com espiritismo?

Perguntado por: Mateus Rocha de Torres  |  Última atualização: 4. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

Constelação Familiar não é espiritismo nem tem ligação com religião.

Como o Espiritismo vê a constelação familiar?

Vale ressaltar, nesse particular, a importância da ciência para o Espiritismo (20). Dessa forma, a Constelação Familiar seria uma prática alternativa, e assim, talvez, poderia servir àqueles que buscam uma terapia rápida, que promete auxiliar na tomada de decisões e resolução de problemas materiais imediatos.

O que é constelação no mundo espiritual?

A Constelação se baseia na existência de uma consciência familiar que “rege” nossos destinos, ou seja, cada vez que uma das ordens desta consciência é quebrada, ela age no sistema familiar através de seus membros para que haja uma compensação.

O que tem por trás da constelação familiar?

É apoiado por conceitos pseudocientíficos como ressonância mórfica e misticismo quântico. As constelações familiares divergem significativamente das formas convencionais de psicoterapias cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas.

O que a Bíblia fala sobre constelação familiar?

A Bíblia não menciona diretamente a constelação familiar como uma prática terapêutica.

Constelação Familiar e Espiritismo tem alguma relação?

37 questões relacionadas encontradas

O que é constelação familiar é de Deus?

A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.

Porque não acreditar em constelação familiar?

A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...

O que o Conselho de psicologia diz sobre constelação familiar?

Esta é uma prática considerada terapêutica que tem como objetivo resolver conflitos familiares que atravessam gerações e pode ser feita em grupo ou individualmente. No entanto, a Constelação Familiar não é considerada uma abordagem da psicologia e não é aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

É seguro fazer constelação familiar?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Para quem é indicado constelação familiar?

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”

O que é constelação familiar na Umbanda?

No Candomblé e Umbanda, a constelação familiar no espiritismo pode ser vista como uma forma de trabalhar as questões familiares através da conexão com os ancestrais e entidades espirituais. Acredita-se que ao trazer à tona as dinâmicas familiares, é possível promover a cura e a harmonia nos relacionamentos.

Qual era a religião de Bert Hellinger?

Nascido em Leimen, Alemanha, morava em Cologne, Itália, sendo parte de uma família católica. Aos 10 anos, foi seminarista em uma ordem católica.

Quem não pode fazer constelação familiar?

Veja abaixo 10 casos em que uma pessoa não pode ser constelada:
  1. Quem quer a constelação de graça. ...
  2. Quem quer pagar, mas acha caro ou diz que não tem condições. ...
  3. Quem quer constelar por outras pessoas. ...
  4. Quem quer constelar para que outras pessoas façam algo.

O que é constelação na religião?

A Constelação Familiar é um processo que pode sim, dependendo da crença da pessoa, apropriar-se de conexões espirituais ou de alma. Mas pela forma como o indivíduo percebe o mundo, e não por essência da técnica. Ou seja, se a pessoa tem a crença espiritual e vai a uma Constelação, a sua crença fará parte do processo.

O que representa a mãe na constelação familiar?

Essa frase reflete um conceito muito difundido na Constelação Familiar, que relaciona o relacionamento entre filhos e mãe com a vida profissional. Isso se dá porque a mãe está ligada ao primeiro ato de sucesso da vida: o nascimento.

Qual o lado da mãe na constelação familiar?

Segunda a constelação familiar, a forma como tratamos nossas mães está ligado diretamente a como tratamos nossas vidas. Afinal, são as mães as portadoras da energia criadora que nos trazem ao mundo.

Quais as críticas da constelação familiar?

"Também a prática real da constelação familiar deve ser vista de forma crítica, como eticamente inaceitável e perigosa para as pessoas afetadas", afirmou a DGSF em posicionamento oficial, em 2003, ao se distanciar da prática. Na Alemanha, Hellinger é extremamente polêmico e já foi acusado de relativizar o nazismo.

Quantas sessões de constelação familiar são necessárias?

Apenas uma sessão é suficiente. Caso houver necessidade pode-se continuar com a terapia, porém a constelação ajuda a adiantar o processo terapêutico.

Qual a duração de uma sessão de constelação familiar?

Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas.

O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes. Constelação familiar é uma terapia para questões físicas e mentais. Veja como funciona, sessões, benefícios, leis e preço.

Quem criou a constelação familiar era nazista?

O método da constelação familiar foi proposto pelo missionário católico alemão Bert Hellinger em 1978. Ao propor a abordagem, ele reuniu referências de psicologia com a sua experiência de 16 anos de trabalho na África do Sul com zulus e leituras taoístas.

Qual o valor de uma sessão de constelação familiar?

Quanto custa Constelação Familiar? O custo de uma sessão de Constelação Familiar online pode mudar dependendo do terapeuta e da região. Em média, o valor varia de R$ 150 a R$ 500 por sessão. Terapeutas com mais experiência ou renome podem cobrar valores mais elevados.

São Paulo proíbe constelação familiar?

Essa prática, em especial nos casos de violência doméstica e familiar, é ilegal de acordo com a Lei Maria da Penha que expressamente proíbe mecanismos de mediação.

O quê Bert Hellinger fala sobre Deus?

Deus se une à humanidade abrindo com isso a possibilidade de pensar um novo mundo plenamente aberto e o lugar da liberdade plena do homem que não tem agora nenhum transcendente sobre si e é, portanto, imbuído de uma responsabilidade única de agir no mundo.

Porque não fazer constelação?

Destaca-se a inadequação do uso das constelações por profissionais da Psicologia no âmbito da Justiça, em especial em casos de violência. A exposição de mulheres em situação de violência a estes procedimentos e técnicas pode expô-las a situações de risco, insegurança e de revitimização.

Qual a diferença de constelação familiar e sistêmica?

5.1.3. Ao contrário disso, na Constelação Familiar Sistêmica parece haver um entendimento de que as relações devem obedecer a leis e regras pré-definidas. 5.1.4. Para a Constelação Familiar, o sistema se baseia em ordens consideradas naturais, cuja violação pode trazer consequências graves ao seu equilíbrio.

Artigo anterior
Quanto da Selic E o CDI?
Artigo seguinte
Quais são todos os poderes da Sakura?