O que é considerado companheiro?

Perguntado por: Ariana Valente  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Importante se atentar para a qualificação como companheiro(a), de acordo com a legislação vigente, que serão considerados aqueles que convivem em união estável há pelo menos 5 (cinco) anos, e/ou tenham um filho(a) em comum.

Como declarar companheiro?

Para declarar uma união estável, basta assinar o documento de “Declaração de União Estável”, que deve conter a assinatura de duas testemunhas, segundo o portal do Governo Federal.

Quando o cônjuge pode ser considerado dependente?

Pode ser dependente na declaração de imposto de renda o cônjuge e o companheiro com o qual o contribuinte tem filhos ou viva há mais de 5 anos. Também pode ser dependente o filho de até 21 anos ou até 24 quando cursando escola técnica de ensino médio ou ensino superior.

É obrigatório declarar união estável?

A resposta é: depende da intenção no namoro. Se o casal tem convívio público, duradouro e tem a finalidade de construir uma família, o relacionamento pode ser reconhecido como união estável.

Sou obrigado a declarar meu cônjuge como dependente?

Resposta: A mulher sempre pode constar como dependente na declaração de Imposto de Renda do marido ou vice-versa, mesmo que ela, ou ele, tenham recebido rendimentos tributáveis acima do limite exigido para fazer a declaração, que é de R$ 26.816,55.

Quais são os direitos do cônjuge ou do companheiro no inventário?

37 questões relacionadas encontradas

O que é companheiro para a Receita Federal?

Importante se atentar para a qualificação como companheiro(a), de acordo com a legislação vigente, que serão considerados aqueles que convivem em união estável há pelo menos 5 (cinco) anos, e/ou tenham um filho(a) em comum.

Porque declarar companheiro no Imposto de Renda?

O(a) companheiro(a) pode ser incluído(a) como dependente na declaração de Imposto de Renda, mas a condição é que o casal viva junto há mais de cinco anos ou que tenha filho (nesse caso não importa há quantos anos estão vivendo juntos). A regra vale para também para união homoafetiva.

Quando um namoro pode ser considerado união estável?

Preceitua o referido artigo que a união estável é relação não eventual, pública e duradoura, entre e homem e mulher, com o objetivo de constituir família.

Quando não é considerado união estável?

Assim, o relacionamento ou período do mesmo, em que não há vontade de formar uma família, ou, que a intenção seja para o futuro, não é considerado como união estável, mas, conforme expressão utilizada pela doutrina e também por uma decisão colegiada do STJ, pode ser chamado de “namoro qualificado”.

O que não entra na união estável?

Na união estável, o patrimônio adquirido graças ao esforço comum do casal deve ser partilhado em igual proporção, independentemente do quanto cada um contribuiu para a aquisição. Ficam excluídos da partilha, porém, os bens adquiridos após a separação de fato.

Quem está em união estável é casado?

Lembrando que os pares que são casados no papel, chamamos de “cônjuge” ou “esposo, esposa, marido”. Na União Estável são chamados de “companheiros”.

Pode ter o mesmo dependente em duas declarações?

Resposta: Não. Cada pessoa só pode ser considerada dependente em uma única declaração. O casal deverá decidir quem deve incluir os filhos como dependentes, lembrando que, se tiverem rendimentos, estes deverão ser declarados também.

Como comprovar que uma pessoa é minha dependente?

Documentos necessários para comprovar a dependência
  1. Certidão de casamento ou união estável. ...
  2. Certidão de nascimento dos filhos (as)
  3. Comprovante de dependência econômica dos pais ou irmãos (as) ...
  4. Documentos que comprovem a invalidez do dependente.

Quando a pessoa vive junto e não é casado?

Como se chama o casal que mora junto e não é casado? A resposta objetiva é que quem vive em união estável é casado ou solteiro, que pode ser solteiro, viúvo ou divorciado. Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil.

O que comprova a união estável?

Assim, a união estável pode ser comprovada através de testemunhas que conviviam com o casal, objetos pessoais que se encontram na residência um do outro, no caso do casal não morar na mesma residência, fotografias, mensagens, e-mails, contas conjuntas, inclusão em apólice de seguro, aquisição de bens em nome de ambos, ...

Pode haver união estável morando em casas separadas?

Esse é o entendimento do juiz Irênio Lima Fernandes, titular da 5ª Vara Especializada da Família e Sucessões, que analisa diariamente pedidos de reconhecimento de união estável em seu gabinete. "O fato de viver em casas separadas, por si só, não descaracteriza a união estável.

Qual a diferença entre namorados e união estável?

A diferença existente entre o namoro qualificado e a união estável é o requisito subjetivo, ou seja, a vontade de constituir família, a qual deverá ser consumada, pois além da existência da afetividade, a mesma se concretiza com a mútua assistência em que o casal seja referência de família no meio social.

Qual a diferença entre namoro e união estável?

A principal diferença entre namoro e união estável é que, no primeiro caso, os envolvidos declaram que não há a intenção de constituir família. Afinal, no namoro, o casal ainda deseja se conhecer melhor e aprender um sobre o outro.

Qual a diferença de união estável e namoro?

Você sabe qual é a diferença entre união estável e namoro qualificado? O que distingue os tipos de relacionamento é que, na união estável, há o objetivo de constituir família no presente; e no namoro qualificado essa intenção ainda não existe ou não foi manifestada publicamente.

Pode colocar companheiro como dependente no IR?

Quem pode ser dependente

Companheiro com quem o contribuinte tenha filho ou com quem viva há mais de 5 anos.

Como comprovar união estável Imposto de Renda?

Documentos para união estável
  1. Declaração de Imposto de Renda em que um dos dois era declarado como dependente;
  2. Disposições testamentárias;
  3. Certidão de nascimento dos filhos, caso existam e sejam frutos do relacionamento;
  4. Procuração ou fiança reciprocamente outorgada;
  5. Conta bancária conjunta;

O que é considerado dependente legal?

Podem ser considerados dependentes: I - o cônjuge; II - o companheiro ou a companheira, desde que haja vida em comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho; III - a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o ...

É melhor declarar em conjunto ou separado?

Com a renda tributável negativa, é melhor declarar com o outro”, explica Alexandre Albuquerque, contador e advogado tributarista. De acordo com ele, outra forma favorável é quando um cônjuge possui rendimentos e o outro não, pois a declaração em conjunto vai reduzir o imposto, ou quando somente um dos dois trabalha.

Como provar que sou dependente do meu marido?

Documentos que comprovam dependência econômica de ex-cônjuge
  1. Comprovantes de transferências bancárias regulares;
  2. Comprovantes de pagamentos de plano de saúde;
  3. Comprovantes de pagamento de contas básicas: água, luz, internet;
  4. Comprovantes de pagamento de cartão de crédito;
  5. Notas fiscais de alimentos, medicamentos;

Quais são os dependentes que precisam comprovar sua dependência econômica?

Os filhos até 21 anos de idade, assim como o cônjuge ou companheiro, já possuem presunção de dependência. Isso significa que o fato de você ser casado ou viver em uma união estável ou ser filho menor de 21 anos de idade, já garante o direito à pensão por morte.

Artigo anterior
Qual é a velocidade do Sol?
Artigo seguinte
Como abrir itens arquivados no celular?