O que é considerado como concreto estrutural?

Perguntado por: Vicente Lima Freitas  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

O concreto estrutural, também conhecido como concreto de uso geral, é um tipo de concreto projetado para atender aos requisitos de resistência e durabilidade das estruturas. É amplamente utilizado na construção de pilares, vigas, lajes, fundações e outros elementos que sustentam cargas significativas.

Qual a norma que classifica o concreto para fins estruturais?

Target Normas: ABNT NBR 8953 NBR8953 Concreto para fins estruturais.

O que são concretos não estruturais?

É muito utilizado em fundações, vigas e pilares. Concreto Não-Estrutural: geralmente é utilizado em partes não estruturais da obra. Sua composição o torna menos resistente.

O que é uma estrutura de concreto?

As estruturas de concreto armado adicionam elementos de aço à sua composição, com o objetivo de dar mais resistência e forças de compressão e tração. É muito comum de ser utilizado em pilares, vigas, entre outros componentes estruturais de obra.

O que são elementos de concreto simples estrutural?

Elementos de concreto simples estrutural: elementos estruturais com concreto, que não possuem 'armadura'. Elementos de concreto armado: são os que possuem uma estrutura de concreto, uma espécie de armadura.

Reforço estrutural, enchendo viga de concreto sem furar a laje

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos estruturais?

Os elementos estruturais básicos são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações, mas também existem outros, como as estruturas de escadas, vigas, paredes, estruturas de vãos de elevadores, entre outros.

Quais os três tipos de concreto?

8 tipos de concreto utilizados na construção civil
  1. Concreto Convencional. ...
  2. Concreto Bombeável. ...
  3. Concreto Armado. ...
  4. Concreto Protendido. ...
  5. Concreto Leve. ...
  6. Concreto Pesado. ...
  7. Concreto Rolado. ...
  8. Concreto de Alta Resistência.

Quais são os tipos de concreto?

Quais são os principais tipos de concreto?
  • Concreto de cimento Portland;
  • Concreto armado;
  • Concreto usinado;
  • Concreto protendido;
  • Concreto convencional;
  • Concreto bombeável;
  • Concreto celular;
  • Concreto leve;

O que é considerado concreto?

O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.

Quais os elementos estruturais em concreto armado?

Nos edifícios de concreto armado, os elementos que compõem o sistema estrutural são as lajes, vigas e pilares, ou a união desses elementos (Figura 1). Nas palavras de Pinheiro, Muzardo e Santos (2003):

O que são obras estruturais?

As obras estruturais no ramo de engenharia civil são projetos que visam construir ou reforçar a estrutura de edifícios, pontes e outras estruturas. Elas desempenham um papel fundamental na segurança e estabilidade de qualquer edifício ou estrutura, garantindo que elas possam suportar as cargas a que estão expostas.

Qual o tipo de concreto é usado para laje?

Cimento Portland Pozolânico (CP II-Z)

É produzido com a adição de pozolanas, como a cinza volante. Ela aumenta a resistência à compressão e reduz a permeabilidade do concreto. Esse cimento é aplicado em construção de barragens, reservatórios, vigas de concreto para laje e estruturas que requerem maior durabilidade.

Qual a diferença de cimento e concreto?

O concreto é um material feito à base de água, cimento e outros agregados, como se fosse um cascalho. Em contrapartida, o cimento se trata de um pó bem fininho produzido à base de calcário e outros minerais. Ele absorve a água formando um agente de ligação para manter o concreto em bloco.

Qual o FCK mínimo para concreto estrutural?

1. O valor característico mínimo da resistência do concreto admissível é fck = 20 MPa, cf. ABNT NBR 6118:2003.

Qual é a norma de alvenaria estrutural?

A ABNT NBR 16868, sob o título geral “Alvenaria estrutural”, tem previsão de conter mais duas partes: Parte 4: Estrutura em situação de incêndio; Parte 5: Projeto para ações sísmicas.

Qual o vão máximo entre pilares de concreto?

A placa é apoiada diretamente sobre os pilares. Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

Cimento CP-II

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento Portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento Portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento Portland com adição de material carbonático – fíler.

O que a NBR 6118 2014 descreve sobre durabilidade das estruturas?

A NBR 6118/2014 tem como objetivo, garantir a durabilidade das estruturas de concreto armado por meio de considerações no que diz respeito a medidas a serem adotadas conforme a necessidade da estrutura.

Quando algo é concreto?

adjectivo. 1. Consistente, espesso, condensado, que tem consistência (mais ou menos sólida).

Qual o concreto mais caro?

Em termos de custo, o concreto usinado tende a ser mais caro do que o convencional, devido aos custos de produção e transporte.

Qual a diferença de concreto e concreto armado?

O concreto, sozinho, possui uma resistência elevada à esforços de compressão, mas baixa à esforços de tração. Por esse motivo, utilizamos o aço, um insumo altamente resistente à tração, associado ao concreto na execução de componentes estruturais. Essa união cria o recurso que chamamos de concreto armado.

Qual o tipo de concreto para fundação?

Qual o concreto indicado para a construção da fundação? O concreto mais utilizado na fundação é o concreto usinado. Esse tipo de concreto tem componentes diferentes, que o tornam mais resistente que o convencional, e sua função é garantir a capacidade estrutural da obra.

Qual o concreto mais forte que existe?

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

Qual o tipo de concreto mais resistente?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete) ou concreto livre de porosidade chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Qual é o melhor concreto?

O concreto usinado é também denominado concreto dosado em central. Sua qualidade tende a ser melhor e mais previsível do que a do. Grandes construtoras recorrem ao concreto usinado por perceberem as vantagens financeiras e técnicas associadas a esse material.

Artigo anterior
Quais as diferença entre a afta é o câncer de boca?
Artigo seguinte
O que derrete o gesso?