O que é considerado assédio no trabalho?

Perguntado por: Nádia Cláudia Jesus Magalhães  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

O que é o assédio no trabalho? O assédio no trabalho significa a ação de colocar um colaborador da empresa em uma situação constrangedora, abusiva ou inconveniente dentro do ambiente de trabalho. Essa prática pode ocorrer de diferentes formas no dia a dia e não partir somente de um superior, como líder ou gestor.

Quais são os tipos de assédio no trabalho?

Quais são os principais tipos de assédio? Entenda.
  • Assédio moral. O assédio moral ocorre com a exposição de uma pessoa a situações de constrangimento, humilhação e perseguição de forma contínua e prolongada. ...
  • Agressões psicológicas. O assédio psicológico é uma violência emocional. ...
  • Assédio sexual. ...
  • Assédio virtual.

Como identificar assédio no trabalho?

Como se caracteriza o assédio no ambiente de trabalho?
  1. situações vexatórias: o trabalhador recebe broncas, gritos e ofensas diante de alguns colegas ou de todo o setor. ...
  2. ameaças: o agressor deixa claro o tempo todo que poderá demitir a vítima caso ela faça ou deixe de fazer algo;

O que pode ser caracterizado como assédio?

O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

Como fazer para provar o assédio moral no trabalho?

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Assédio moral: o que é e o que fazer? | Jornada

44 questões relacionadas encontradas

Como identificar o assédio?

10 comportamentos para identificar se você é vítima
  1. Assovios, insultos e gestos intimidadores para você
  2. Conversa ou "zoação" com cunho sexual e que você não ache nada engraçado.
  3. Convites insistentes para um date, mesmo que você já tenha deixado claro que não está a fim.
  4. Receber olhares constrangedores em público ou não.

Qual a diferença entre assédio e elogio?

Para especialistas, elogios e cantadas podem ser considerados assédio se o autor não der ouvidos ao “não” da mulher ou ao simples fato de ela ignorar o que ouviu. O assédio se configura, principalmente, quando o objetivo do autor é de satisfazer seus desejos sexuais. O assédio sexual não é paquera nem elogio.

Qual a diferença entre assédio e sedução?

No assédio, a situação só é “sexual” para aquele que assedia; para o assediado, a situação é de pura violência deserotizada (sim, existe violência erotizada; justamente no assédio, sadismo ou estupro). A sedução é “soft power” (ou o contrário, o soft power é sedução).

Qual o limite entre o elogio e o assédio?

“Geralmente, o ato de elogiar alguém excessivamente em um ambiente de trabalho, ou até mesmo em uma instituição de ensino, pode sim ser considerado um ato de assédio”, acrescenta Maria Paula.

O que é assédio é cantada?

Cantada e paquera

Seriam “abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham e amedrontam”. Ou seja, outra forma de assédio sexual.

Como provar que sofreu assédio?

Nesta situação você pode tentar comprovar com áudios, gravações e filmagens, se você não tiver nenhum desses meios de provas, você pode optar por ter uma conversa a sós com o assediador por meios eletrônicos, como e-mail e mensagens, estas por sua vez podem virar prints e por fim ser uma prova.

Qual o valor da indenização por assédio moral no trabalho?

No Brasil, o valor de indenização relacionados a transtornos psicológicos devido o assédio moral nas empresas pode variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões, porém, o juiz fixará os valores conforme seu entendimento, o que poderá causar grandes variações.

Como processar o chefe por assédio moral?

Como entrar com processo judicial de assédio moral

O primeiro passo a fazer se você se encontra nessa situação é procurar a ouvidoria da empresa ou o RH para expor a situação. Você também pode relatar ao sindicato ou através de órgãos como o Ministério Público e Superintendências Regionais do Trabalho.

Artigo anterior
Qual a função de um fluxograma dentro de um processo gerencial para a implantação da qualidade?
Artigo seguinte
Quantos descendentes de italianos existem no mundo?