O que é conjunções subordinativas exemplos?

Perguntado por: Alexandra Vera Jesus Paiva Neto  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

Quais são as conjunções subordinativas exemplos?

Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.

Quais são as 9 conjunções subordinativas?

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

O que é conjunção de 5 Exemplos?

São conjunções que exprimem uma razão ou um motivo de algo.

Que; Porque; Assim; Pois (antes do verbo);

Como identificar conjunções subordinativas?

→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
  1. • integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ...
  2. • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ...
  3. • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;

Conjunções Subordinativas (Aprenda Agora Mesmo)

30 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

Como identificar conjunções coordenativas e Subordinativas?

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

São exemplos de conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

São conjunções subordinativas?

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

Quais são as conjunções verbais?

Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Quais são as conjunções que existem?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Quais as conjunções que existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Como usar o como também?

como também. Exemplos: “A blusa é bonita e barata.” “Ele não só escreveu a revista como também editou.” – Adversativas: Ligam orações indicando oposição.

Como também usa vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Como também frases?

O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista. Tu não só não estudas como não deixas os outros estudar.

São preposição?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

O que são conjunções na língua portuguesa?

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Porque é se são coordenativas ou Subordinativas?

As conjunções subordinativas causais iniciam uma oração subordinada denotadora de causa. São várias: porque. ... As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira.

Quantos tipos de conjunções coordenativas existem?

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

O que são orações coordenadas exemplos?

Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula. Veja: A atriz falou aos jornalistas e despediu-se em seguida.

Artigo anterior
Quando volta o Bilhete Único estudante 2022?
Artigo seguinte
O que é simbiose na psicologia?