O QUE É conjunção coordenativa exemplos?

Perguntado por: Isabela Mendes de Teixeira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

seja, nem… nem. Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção). Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).

O que é conjunção de 5 Exemplos?

São conjunções que exprimem uma razão ou um motivo de algo.

Que; Porque; Assim; Pois (antes do verbo);

Como conjunção coordenativa?

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta. Ela pinta e borda.

O que é conjunção subordinativa exemplos?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc. Exemplos: Desde que você foi morar longe, sua mãe não para de chorar.

Como identificar conjunções subordinativas?

→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
  1. • integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ...
  2. • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ...
  3. • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;

O que são Conjunções Coordenativas? (Aprenda Agora Mesmo e Arrase na Prova!)

17 questões relacionadas encontradas

Qual o sentido da conjunção como?

2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

Que como conjunção coordenativa alternativa?

Conjunção Coordenativa Explicativa

As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de justificativa, explicação, motivo ou razão. Exemplos: isto é, pois (colocado antes do verbo), que, porquanto, porque, etc.

Como também conjunção?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar a conjunção?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Quais as 9 conjunções subordinativas?

Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.

Quantas conjunções existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Como se classificam as conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas têm a função de ligar termos ou orações com funções gramaticais idênticas. Elas dividem-se em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

O que é alternativa exemplos?

substantivo feminino Escolha entre duas possibilidades; opção: encontro-me diante desta alternativa: ficar ou partir. Sucessão de coisas que se repetem com alternação, umas após outras: alternativas de calor e de frio. O que pode ser usado no lugar de outro: temos outra alternativa para seu tapete.

Que como conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

O que é aditiva e alternativa?

De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. ... As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não).

Qual sentido da palavra como?

Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.

Qual conjunção tem o mesmo sentido de como?

Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".

Qual é a função da palavra como?

Pode ser substituída por quando ou logo que. Exemplo: O artista, como ouviu aplausos, entrou em cena rapidamente. Assume a mesma função do por que. Exemplo: Como foi visto entrando na loja, o ladrão desistiu do roubo.

O que são conjunções na língua portuguesa?

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Quais são as três finalidades das conjunções?

Entenda o que é uma conjunção e como ela relaciona duas orações ou dois termos que aplicam a mesma função sintática em uma frase. Veja as diferenças entre conjunção de finalidade, de oposição e de causa.

Artigo anterior
Quais são os equipamentos necessários para o cavalo poder ser montado pelos cavaleiros e amazonas?
Artigo seguinte
O que perguntar para a doula?