O que é conjugar o verbo?

Perguntado por: Matias Gustavo Pinho Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto.

Como se conjuga o verbo?

Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.

O que significa conjugar um verbo exemplos?

Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. O agrupamento de todas essas flexões, segundo uma ordem determinada, chama-se CONJUGAÇÃO. Existem três conjugações, caracterizadas pela vogal temática, no português.

O que é a conjugação?

substantivo feminino Ação ou efeito de conjugar, de unir; união, ligação: conjugação de esforços, de forças. [Gramática] Conjunto das flexões de modo, tempo, pessoa, número e voz de um verbo, seguindo uma ordem determinada. Ato de ligar, de fazer uma ligação, uma união; reunião.

Como conjugar o verbo eu tu?

Indicativo
  1. Presente. euvou. tuvais. elevai. nósvamos. vósides. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euia. tuias. eleia. nósíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. ...
  5. Futuro do Presente. euirei. tuirás. eleirá nósiremos. ...
  6. Futuro do Pretérito. euiria. tuirias. eleiria. nósiríamos.

Como Conjugar Os Verbos | Vídeos Educativos para Crianças

27 questões relacionadas encontradas

O que é conjugação 1 2 e 3?

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

O que é preciso para conjugar um verbo?

Conjugação de verbos
  1. Como colocado anteriormente, para conjugar um verbo é preciso atentar-se ao fato de que eles variam em modo, tempo, número, pessoa e voz. ...
  2. Os modos, no português brasileiro, são indicativo, subjuntivo e imperativo.
  3. Os tempos são presente, pretérito e futuro, ou, mais especificamente:

Como se conjuga o verbo trazer?

Indicativo
  1. Presente. eutrago. tutrazes. eletraz. nóstrazemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eutrazia. tutrazias. eletrazia. ...
  3. Pretérito Perfeito. eutrouxe. tutrouxeste. eletrouxe. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eutrouxera. tutrouxeras. eletrouxera. ...
  5. Futuro do Presente. eutrarei. tutrarás. eletrará ...
  6. Futuro do Pretérito. eutraria. tutrarias. eletraria.

Qual é o certo trazer ou trouxer?

Trouxe é a forma do verbo trazer conjugado na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu trouxe, ele trouxe, ela trouxe, você trouxe. Trazer se refere, principalmente, ao ato de levar, transportar para perto de quem fala.

É certo falar eu trago?

O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.

Que ele traga ou traz?

Tanto "traz" quanto "traga" são orações imperativas, exprimem uma ordem. A diferença está no pronome escolhido: "traz (tu)", traga (você).

Qual é a 1 conjugação?

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O que é a 2 conjugação?

Existem três modelos fixos de conjugação verbal. A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O que significa terceira conjugação?

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Quais são os verbos ser?

Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Qual é verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Quando eu disser ou quando eu dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

O que é 1 2 e 3 Pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Qual o significado da palavra traz com Z?

Uso do Traz

O Traz escrito com “z” e sem acento é uma conjunção do verbo trazer. Ele corresponde a terceira pessoa do singular do indicativo (ele/ela traz) e a segunda pessoa do modo imperativo (traz tu). O significado desse tipo de Traz está relacionado ao ato de transportar.

Quando usar trás traz e atrás?

Para não confundir mais:
  1. “Atrás” é grafado com “s”. É um advérbio de lugar.
  2. “Traz”, do verbo “trazer”, conjugado na terceira pessoa do singular, é escrito com “z”.
  3. “Trás” (com “s” e acento) significa “na parte posterior” e é sempre precedido por preposição.
  4. Resumindo: os advérbios terminam com “s”.

É correto falar eu tinha pagado?

As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.

Podia ter trago?

A forma correta é “eu tinha trazido“. A palavra trago não pode ser usada como particípio do verbo “trazer”.

Tinha que ter trago?

Onde entra nisso? Bem, o verbo TRAZER só tem UMA forma de particípio, que é a regular (trazido). Logo, a ÚNICA forma correta de se dizer é eu TINHA TRAZIDO. Ou seja, essa história de “tinha trago” é pura invenção.

Artigo anterior
Quais os benefícios do botox nos cabelos?
Artigo seguinte
Qual a relação do neoclassicismo com a Revolução Francesa?