O que é Conitec e qual a sua função?

Perguntado por: Bianca Leticia Guerreiro de Marques  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) é o órgão responsável por auxiliar o Ministério da Saúde no processo de inclusão, exclusão ou modificação de tecnologias em saúde no SUS e também na elaboração ou revisão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

Qual a função do Conitec?

É um órgão colegiado de caráter permanente, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde, tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração pelo SUS de tecnologias em saúde, bem como na constituição ou alteração de protocolos clínicos e ...

O que significa a sigla Conitec?

Criada em 28 de abril de 2011 pela lei nº 12.401, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) tem como objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relacionadas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde no SUS.

O que a Conitec avalia?

Para proferir suas recomendações, a Conitec se baseia na análise das melhores evidências científicas disponíveis na literatura sobre a eficácia, efetividade, acurácia e a segurança de medicamentos, assim como na avaliação de estudos econômicos dessas tecnologias, elaborados sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde.

Quem faz parte da Conitec?

Titular: Luiz Carlos Medeiros de Paula; 2. Primeiro Suplente: Nelson Augusto Mussolini; 3. Segundo Suplente: Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara; II - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 1. Titular: Ana Cristina Marques Martins; 2.

12 O que é a Conitec e qual o seu papel?

16 questões relacionadas encontradas

Quem é o presidente da Conitec?

Clarice Petramale (Presidente do Conitec), Dra.

Quem é quem Sctie?

Hélio Angotti Neto é o novo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) Secretaria coordena a política de ciência, tecnologia e inovação do Ministério da Saúde. A nomeação do novo secretário foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).

Qual a maior crítica a Conitec atualmente?

A CONITEC não se furtou a criticar a forma como a Interfarma expôs dados e interpretações, ressaltando que a associação da indústria “incorre em erro” quando afirma que a atividade de avaliação e incorporação de medicamentos gera um círculo vicioso e que a saída para a redução dos gastos judiciais com medicamentos é o ...

Como a Conitec auxilia o MS?

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) é o órgão responsável por auxiliar o Ministério da Saúde na incorporação, exclusão ou alteração de uma tecnologia em saúde. Ela também é responsável pela elaboração ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs).

Qual prazo para que uma tecnologia seja avaliada pela Conitec?

Foi estabelecido por Decreto Presidencial o prazo de 180 dias para conclusão de pedidos protocolados para avaliação pela CONITEC, admitida prorrogação por mais 90 dias, quando as circunstâncias exigirem.

O que é Pcdt Conitec?

Os PCDT são os documentos oficiais do SUS que estabelecem critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; posologias recomendadas; mecanismos de controle clínico; e acompanhamento e verificação dos resultados ...

O que é o Rename?

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename — Português (Brasil)

Como fazer um estudo de custo efetividade?

Etapas do processo
  1. Definição da pergunta da pesquisa. ...
  2. Escolha das tecnologias da saúde a serem estudadas. ...
  3. Definição da perspectiva da análise. ...
  4. Seleção dos desfechos. ...
  5. Seleção das categorias de custos. ...
  6. Resultados. ...
  7. Análise de sensibilidade.

Para que um produto possa ser avaliado para a incorporação no SUS Exige-se o registro prévio na Conitec?

Para que um produto possa ser avaliado para a incorporação no SUS, exige-se o registro prévio na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. ... D A Conitec avalia tecnologias e produtos, demandados pela indústria farmacêutica – pública ou privada – a serem comercializados no Brasil.

Qual o órgão responsável pela incorporação de Tecnologias no SUS incluindo os medicamentos de acordo com a lei 12.401 de 2011?

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), criada com a Lei nº 12.401/2011 é quem assessora o Ministério da Saúde nesse processo.

Qual a diferença entre ANVISA e ANS?

A diferença fundamental é que não há monopólio do poder regulatório quando da ausência de Estado.

Quando os Protocolos Clínicos são atualizados?

Revisão periódica, a cada dois anos, dos PCDT vigentes. Aprovação do texto pelo Plenário da CONITEC: somente após conclusão das etapas anteriores. Somente após aprovação, os documentos são disponibilizados para consulta pública. Após considerações da sociedade, finalização e publicação.

O que é o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica?

2º O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ...

O que é estudos de custo efetividade?

A análise custo-efetividade (ACE) é uma forma de avaliação econômica completa na qual se examinam tantos os custos como as consequências (desfechos) de programas ou tratamentos de saúde. O resultado da ACE é expresso, por exemplo, em custo por ano de vida ganho.

O que diferencia a análise de Custo-benefício da análise de Custo-efetividade?

Análise custo-efetividade ou análise de custo-efetividade (ACE) é uma forma de análise econômica que compara os custos relativos e os resultados (efeitos) de diferentes cursos de ação. A análise custo-efetividade é diferente da análise custo-benefício, que atribui um valor monetário à medida do efeito.

O que é Custo-efetividade incremental?

Trata-se da aplicação de taxa para obter o valor presente dos custos que ocorrem nos distintos tempos. Os resultados fornecidos pela ACE podem ser apresentados como razão custo-efetividade incremental (RCEI) ou "Incremental Cost Effectiveness Ratio" (ICER) e validados através de análise de sensibilidade.

Qual é a importância da Rename?

RENAME, ou Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, é uma lista de fármacos com o intuito de atender as necessidades básicas da população. Esse documento rege o atendimento farmacológico do SUS e trata-se da base para orientação e abastecimento da rede pública de saúde dessas substâncias.

O que são os medicamentos essenciais?

Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades prioritárias de cuidados da saúde da população.

O que é renases e Rename?

A RENASES, conforme prevista no Decreto 7.508, de 2011, é a relação de todas as ações e serviços públicos que o SUS garante para a população, no âmbito do SUS, com a finalidade de atender a integralidade da assistência à saúde. Além da RENASES, há a RENAME – Relação Nacional de Medicamentos.

Para que serve o PCDT?

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o ...

Artigo anterior
Como funciona o resultado do teste rápido Covid?
Artigo seguinte
Quem tem problema na tireoide pode tomar café?