O que é condomínio rural pro diviso?

Perguntado por: Flávio Flávio Leal Ribeiro  |  Última atualização: 16. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

O condomínio pro diviso é aquele onde os proprietários conseguem demarcar fisicamente sua fração de terra. Um exemplo é o caso de uma fazenda que já tem área demarcada entre os vários proprietários, mas a área total do imóvel está sob uma mesma matrícula.

O que significa condomínio pro diviso?

Chamamos condomínio pro-diviso quando os condôminos exercem posse individual de cada uma de suas áreas ideais, com exclusividade e delimitação pública, ao passo que no condomínio pro-indiviso pende de divisibilidade fática a coisa comum, não sendo possível dizer qual a direito de cada condômino dentro do todo maior.

Como funciona um condomínio rural?

O condomínio rural é um contrato de exploração agrária regido pelo código civil, com suas disposições descritas na seção VI – incluídas pela Lei nº 13.777, de 2018. No entanto, os envolvidos – denominados condôminos – podem criar regras próprias, que melhor se aplicam em suas operações individuais e coletivas.

O que significa pro indiviso?

Nas mesmas quantidades ou em porções ou partes iguais. Em comum.

Como dividir condomínio rural?

Para se dividir um imóvel efetivamente rural em áreas (chamadas glebas) menores, deve ser respeitada a chamada fração mínima de parcelamento, que varia de cidade para cidade e, ainda, de acordo com a vocação de uso de determinada região.

FAZENDA ESPETACULAR DE 371 HECT A 5 KM DE NIOAQUE MS EM CAMPO GRANDE MS BRASIL

22 questões relacionadas encontradas

Como é feita a divisão do condomínio?

A divisão da taxa de condomínio é feita conforme as regras fixadas na convenção. Há algumas formas de fazer esse cálculo. Pela fração ideal, o valor é calculado segundo o tamanho da propriedade. Ou seja, imóveis maiores pagam uma taxa mais alta que imóveis menores.

Qual a metragem mínima para desmembramento de imóvel rural?

Os imóveis rurais podem ser desmembrados ou divididos, desde que seja observada a fração mínima de parcelamento onde se localiza a propriedade (que varia de município para município, mas não costuma ser inferior a 2 hectares, ou 20.000 metros quadrados).

O que é posse pro diviso e pro indiviso?

À semelhança do que sucede com o condomínio, a doutrina costuma dividir a composse em: (a) pro diviso, quando a área ocupada por cada compossuidor é definida, e (b) pro indiviso, quando cada compossuidor exerce atos de posse sobre a coisa toda.

É possível a venda de parte indivisa de condomínio?

Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência.

O que é Estremação de imóvel rural?

Estremação é uma forma de regularizar um imóvel em condomínio, no qual os condôminos já ocupam uma gleba determinada dentro de uma área maior, há mais de cinco anos. Através da estremação é extinto parcialmente o condomínio, apenas relativamente à fração da pessoa interessada.

Pode ser feito condomínio em área rural?

Existem duas modalidades de condomínio rural: o condomínio pro diviso e o condomínio pro indiviso. No condomínio pro indiviso, cada condômino tem uma parte do todo, sem a demarcação física do que é seu.

Como fica a divisão de imóvel rural para herdeiros?

Algumas das características da divisão de terras rurais entre herdeiros no Brasil incluem: Herança: a propriedade é geralmente dividida entre os herdeiros de acordo com as leis de sucessão, que podem variar de acordo com o estado brasileiro em que se encontra a propriedade.

Qual a área mínima para escritura rural?

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Quais são os três tipos de condomínio?

3. Tipos de condomínio por finalidade: residencial, comercial e misto.

É possível a divisão em condomínio voluntário mesmo a coisa sendo pro indiviso?

No pro indiviso, isso não é viável. No tocante à extinção do condomínio, é direito de qualquer condômino, a qualquer tempo, exigir a divisão da coisa comum. Isso pode ser feito judicialmente, com uma ação de divisão, ou extrajudicialmente, com uma divisão amigável.

O que diz o artigo 504 do Código Civil?

Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto.

Quais são as restrições da venda de parte indivisa em condomínio?

Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência.

O que diz o artigo 1322 do Código Civil?

Salvo exceções legais, qualquer dos condôminos tem o direito de, a qualquer momento, pôr fim ao condomínio. Trata-se, pois, de exercício de direito potestativo. Se a coisa for indivisível, e os consortes não quiserem adjudicá-la a um só, indenizando os demais, será realizada a venda e repartido o valor obtido (art.

Como se faz a extinção do condomínio nas coisas divisíveis?

A ação de extinção de condomínio pode ser proposta por qualquer condômino, independentemente da sua quota parte, e deve ser dirigida contra os demais condôminos. O autor da ação deve indicar o valor do imóvel e a forma de divisão pretendida, podendo requerer a sua venda judicial ou a sua partilha em natura.

É possível a usucapião de um condômino contra o outro?

Condômino que exerce posse sem oposição do coproprietário pode pedir usucapião em nome próprio. ​Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o condômino que exerce a posse do imóvel por si mesmo – sem nenhuma oposição dos demais coproprietários – tem legitimidade para pedir usucapião em nome próprio.

O que diz o artigo 1200 do Código Civil?

1200: “É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária”. Art. 1208: “Não induzem a posse os atos de mera permissão ou tolerância, assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade”.

Quando o proprietário poderá ajuizar ação possessória?

As ações possessórias podem ser ajuizadas contra o esbulhador, turbador ou o ameaçador da posse. Afinal, o objetivo aqui é justamente proteger a posse e, se são essas pessoas que estão impedindo ou atrapalhando o pleno exercício da posse, a elas está atribuída a legitimidade passiva da ação.

Pode desmembrar área rural?

Os imóveis rurais, assim como os urbanos, possuem uma medida mínima para desmembramento. Se a área real do imóvel for menor do que a lei permite, não será possível regularizar este imóvel. Mas existe uma alternativa que falaremos mais adiante.

Quem paga o desmembramento rural?

Tais providências, inclusive em razão da sua natureza, são de responsabilidade dos promitentes vendedores, mas devendo os promissários compradores, nos termos pactuados, arcarem com as despesas administrativas e tributárias que se fizerem necessárias.

O que é usucapião rural?

Muitas áreas rurais no Brasil precisam de regularização, o que impede o desenvolvimento econômico das regiões, o usucapião rural permite que pessoas que ocupem a terra de boa fé por longos períodos possam obter a propriedade, regularizando a situação fundiária e dando segurança jurídica.

Artigo anterior
Porque o Caixa Tem tá pedindo identificação?
Artigo seguinte
O que vai funcionar no feriado de carnaval em Fortaleza?