O que é comutação de pena 2021?

Perguntado por: Vasco Igor de Moreira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

REQUISITO OBJETIVO NÃO CUMPRIDO. RECURSO IMPROVIDO. O Decreto nº 9.246/17 exige, para a comutação de pena, que o condenado cumpra 1/4 (um quarto) da pena relativa ao crime comum e 2/3 (dois terços) da pena relativa ao crime hediondo.

O que é a comutação de pena?

Comutação é o mesmo que indulto parcial, ou seja, ocorre quando o Presidente da República, em vez de extinguir os efeitos executórios da condenação, decide apenas diminuir a pena imposta ou substitui-la por outra mais branda.

Como se faz o cálculo de comutação de pena?

A comutação interfere diretamente no cálculo da pena, pois apresenta uma antecipação do término de cumprimento anteriormente previsto. Normalmente é descontada uma fração, por exemplo, ¼ da pena remanescente na data da promulgação do decreto. Porém, a cada ano poderão ser estabelecidas novas regras.

Quem concede comutação de pena?

Outrossim, nos termos do art. 193 da LEP, o indulto/comutação pode ser concedido de ofício, a requerimento do interessado (próprio apenado, inclusive), do Ministério Público, ou por iniciativa do Conselho Penitenciário ou da autoridade administrativa.

Qual a diferença entre indulto e comutação de pena?

Indulto é o nome dado ao perdão, graça, redução ou comutação de pena concedido pelo poder público. Este ato encontra-se previsto no artigo 84, XII da constituição federal, e tem como instrumento formal um decreto emitido pelo presidente da república.

Indulto e Comutação de Penas - Direito Penal

28 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito a comutação de pena 2021?

III - por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial, ou, na sua falta, por médico designado pelo juízo da execução. II - por crime culposo, desde que tenham cumprido pelo menos um sexto da pena.

Quem tem direito a comutação de pena 2022?

O Decreto nº 9.246/17 exige, para a comutação de pena, que o condenado cumpra 1/4 (um quarto) da pena relativa ao crime comum e 2/3 (dois terços) da pena relativa ao crime hediondo. Requisito objetivo não cumprido no caso concreto.

Quem tem direito a comutação da pena?

Assim, o requisito objetivo para a comutação do crime comum será o cumprimento de 5 anos da pena até a data do Decreto. Usando as penas do exemplo, caso se pretenda a concessão da comutação com base no Decreto 8.615/2015, a pessoa deverá ter cumprido 5 anos da pena até o dia 25/12/2015.

Quem tem direito a comutação de pena em 2020?

III - por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial, ou, na sua falta, por médico designado pelo juízo da execução. II - por crimes culposos e tenham cumprido um sexto da pena.

O que é o patronato?

O patronato é um órgão público ou particular de assistência ao condenado em regime aberto (albergado) e ao liberado definitivo, pelo prazo de 1 ano a contar da saída do estabelecimento, e ao liberado condicional, durante o período de prova.

Quem tem direito a comutação de pena?

É, comum, a Comutação ser concedida quando a pessoa já tiver cumprido ¼ da pena, se primária, ou 1/3, se reincidente, ademais, a comutação sempre é condicionada ao bom comportamento do sentenciado nos últimos 12 meses.

Quais os tipos de comutação que existem?

Tipos de comutação
  • Comutação de circuitos.
  • Comutação de mensagem.
  • Comutação de pacotes.

Como funciona o perdão de pena?

O indulto natalino consiste em um perdão de pena coletivo concedido pelo Presidente da República para pessoas condenadas que se enquadrarem nas condições expressas na lei. Esta espécie de perdão da pena impõe a extinção da pena dos indivíduos beneficiados pelo direito, conforme registra o artigo 107 do Código Penal.

Quando cabe o indulto?

"É concedido indulto: ao condenado à pena privativa de liberdade que se encontre em estágio avançado de doença incurável, comprovado por laudo circunstanciado de médico oficial ou, na falta deste, de médico designado, desde que não haja oposição do beneficiado".

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.

Qual a diferença entre graça e indulto?

"a) A anistia exclui o crime, rescinde a condenação e extingue totalmente a punibilidade; a graça e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais; b) A anistia, em regra, atinge crimes políticos; a graça e o indulto, crimes comuns; c) A anistia pode ser concedida pelo poder legislativo; a graça e o ...

Quem pode conceder anistia graça e indulto?

Graça e indulto: ambos institutos são de competência do Presidente da República. Embora o artigo 84, XII da CF somente faça menção ao indulto, subentende-se ser a graça e o indulto individual.

É possível a concessão de comutação de pena aos condenados por crime comum praticado em concurso com crime hediondo?

É possível a concessão de comutação de pena aos condenados por crime comum praticado em concurso com crime hediondo, desde que o apenado tenha cumprido as frações referentes aos delitos comum e hediondo, exigidas pelo respectivo decreto presidencial.

O que é anistia para o direito penal?

A anistia é modo de extinção da punibilidade e consiste em medida de interesse coletivo, geralmente inspirada por considerações de ordem política e na necessidade de paz social. Ela é concedida pelo Conselho Nacional e extingue todos os efeitos penais decorrentes da prática do crime.

Quem tem direito ao perdão da pena?

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há um determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe de filhos menores de 14 anos e ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.

Quem pode receber o indulto de Natal?

O decreto natalino de 2020 prevê que poderão receber o perdão da pena os condenados das seguintes esferas: policiais federais, civis, militares, bombeiros, entre outros que, no exercício da função ou em decorrência dela, tenham cometido crimes culposos ou por excesso culposo, bem como os agentes públicos que tenham ...

Quem pode sair no indulto de Natal?

O governo federal publicou em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 24, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que concede indulto de Natal a presos acometidos por doenças graves e a militares e agentes de segurança pública presos por crimes culposos.

Como funciona a detração penal?

Por fim, a detração penal consiste no cômputo de redução na pena ou medida de segurança imposta no final da sentença, do tempo em que o agente cumpriu em prisão ou internação antes de seu julgamento, tendo como principal fundamento o princípio de que ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato.

O que é unificar a pena?

Quando houver mais de uma condenação contra a mesma pessoa, no mesmo processo ou em processos distintos, deve o juiz somar as penas impostas, observando a possibilidade de detração e a remição e determinando, então, o regime para cumprimento.

Como funcionam as redes de comutação de circuitos?

Essencialmente, uma comunicação via comutação de circuitos entre duas estações se subdivide em três etapas: o estabelecimento do circuito, a conversação e a desconexão do circuito. Na primeira etapa, uma rota fixa entre as estações envolvidas é estabelecida para que elas possam se comunicar.

Artigo anterior
Para que servem as chaves de partida?
Artigo seguinte
Como conduzir uma igreja?