O que é componente curricular em um plano de aula?

Perguntado por: Sofia Gonçalves Pacheco  |  Última atualização: 20. April 2022
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Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

O que é um componente curricular?

Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida.

O que é o componente curricular na BNCC?

Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.

Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?

A disciplina possibilita entender o componente curricular de modo fragmentado, num método cartesiano de reflexão que apresenta uma visão universalizante da matéria. Já o componente curricular oferece fragmentações da área de conhecimento cujo itinerário curricular é estruturado.

Qual o componente curricular de ciências?

Em geral, o 6º ano trabalhava Terra e Universo, o 7º, Seres Vivos e o 8º, Corpo Humano e o 9º, Matéria e Energia, por exemplo. O ensino de Ciências alinhado à Base deve ser feito em torno de três unidades temáticas que se repetem ano a ano.

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O que é objetivo do componente curricular?

Seu objetivo é “sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes” (p. 7). Tais objetivos de aprendizagem servem de “articulação entre a singularidade das áreas do conhecimento e de seus componentes e as especificidades dos estudantes ao longo da educação básica” (p.

O que são competências específicas de componentes curriculares?

As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.

O que é componente curricular na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Quais os componentes curriculares do Ensino Fundamental?

Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento: I – Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna, para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – ...

Quais são os componentes curriculares do ensino médio?

Eles são:
  • Linguagens e suas tecnologias.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Ciências Humanas e sociais aplicadas.
  • Formação técnica e profissional.

Qual a importância dos componentes curriculares?

Tem como objetivo, numa visão dialética, integrar as áreas de conhecimento e o mundo do trabalho. ... mas por áreas, de maneira a fomentar uma compreensão interdisciplinar do conhecimento”. (MOZENA; OSTERMANN, 2014, p. 1403-5).

Como é organizada a BNCC para o Ensino Fundamental?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Quais são as áreas do conhecimento e componentes curriculares?

Áreas de Conhecimento/ Componentes Curriculares
  • Língua Portuguesa (Redação)
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês)
  • Arte.
  • Educação Física.

Como é estruturada a organização curricular do Ensino Fundamental?

Assim como acontece para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental é estruturado a partir das competências gerais. O Ensino Fundamental se organiza em cinco áreas do conhecimento, que favorecem o trabalho dos componentes curriculares de forma integrada, sem deixar de preservar as especificidades de cada componente.

Quais são as disciplinas da Educação Infantil?

A grade curricular da Educação Infantil envolve 8 disciplinas. São elas:
  • Linguagem oral e Escrita.
  • Matemática.
  • Natureza e sociedade.
  • Musicalização.
  • Artes.
  • Educação Física/Movimento.
  • Teatro.
  • Psicomotricidade.

Como a BNCC entende o currículo na Educação Infantil?

3a Questão De acordo com as DCNEI, a BNCC entende que o currículo da educação infantil deve assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.

Quais são as competências específicas?

Competências Específicas de Linguagem para o Ensino Fundamental. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Quais são as competências?

Capacidade de inovação.
  1. Organização. Quando o assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial. ...
  2. Autoconfiança. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Relacionamento interpessoal. ...
  5. Liderança. ...
  6. Pensamento criativo. ...
  7. Conhecimento Técnico. ...
  8. Proatividade.

Quais são as competências específicas da matemática?

Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.

O que são objetivos de aprendizagem na BNCC?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Quais os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

Quais são os objetivos da BNCC?

Qual é o objetivo da BNCC? A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Quais são as 5 áreas do conhecimento?

São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Quais as áreas do conhecimento?

As áreas do conhecimento são:
  • Ciências Exatas e da Terra.
  • Ciências Biológicas.
  • Engenharias.
  • Ciências da Saúde.
  • Ciências Agrárias.
  • Linguística, Letras e Artes.
  • Ciências Sociais Aplicadas.
  • Ciências Humanas.

Qual a área de conhecimento?

Quais são as áreas do conhecimento? De maneira geral, considera-se que as grandes áreas do conhecimento são humanas, exatas e biológicas. Há definições que trazem mais especificidades, as quais, geralmente, surgem dessas três bases.

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