O que é comoriência e quais são os seus efeitos?

Perguntado por: David Lucas Figueiredo Campos  |  Última atualização: 21. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

A comoriência é um instituto do Direito Civil que ocorre quando duas ou mais pessoas falecem no mesmo momento e, quando não é possível identificar quem morreu em primeiro lugar.

Qual o efeito da comoriência?

É um fenômeno jurídico que ocorre quando dois ou mais indivíduos falecem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumindo-se simultaneamente mortos. Nota-se que não é necessário que a morte tenha ocorrido no mesmo local.

Para que serve comoriência?

“Comoriência vem do latim “commori”, que significa “morrer com”. Nesse sentido, busca exprimir uma situação de morte concomitante, ou seja, em que dois ou mais indivíduos falecem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se alguém precedeu ao outro.

Quando duas pessoas morrem ao mesmo tempo?

O fenômeno jurídico da comoriência ocorre quando duas ou mais pessoas morrem ao mesmo tempo e quando não é possível concluir qual delas morreu primeiro, razão pela qual o direito trata como se elas tivessem morrido no mesmo instante.

O que é comoriência e qual a sua utilidade?

Comoriência é um termo do Direito Civil que indica presunção legal de morte simultânea de duas ou mais pessoas ligadas por vínculos sucessórios. ... 8º Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.

Efeitos da Comoriência

40 questões relacionadas encontradas

Por que a comoriência é importante para a medicina legal?

No direito sucessório, o evento da comoriência tem uma ampla importância, pois ele pode determinar quem vai ser o sucessor do falecido, pois o momento da transmissão da posse e do domínio da herança é o momento da morte do de cujus.

O que é comoriência é porque este instituto é importante na sucessão?

A comoriência é um instituto do Direito Civil que ocorre quando duas ou mais pessoas falecem no mesmo momento e, quando não é possível identificar quem morreu em primeiro lugar. O referido instituto está previsto no art. 8º do Código Civil, vejamos: ... Trata-se então, de uma morte simultânea de duas ou mais pessoas.

Como saber quem morreu primeiro?

No caso da comoriência, como não se consegue identificar quem faleceu primeiro, sendo os indivíduos considerados simultaneamente mortos, não cabe direito sucessório entre comorientes, vale dizer, comorientes não são herdeiros entre si.

O que ocorre juridicamente quando duas ou mais pessoas morrem simultaneamente sempre que não se pode averiguar qual delas morreu em primeiro lugar?

Nesse sentido, o fenômeno jurídico da comoriência ocorre quando duas ou mais pessoas morrem ao mesmo tempo, ou quando não é possível saber qual delas morreu primeiro. ... “Não havendo a possibilidade de saber quem é herdeiro de quem, a lei presume que as mortes foram concomitantes.

Quando dois indivíduos faleceram e não se pode prever qual veio a óbito primeiro Denomina-se?

MORTE SIMULTÂNEA OU COMORIÊNCIA: Prevista no artigo 8º, CC: "Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos."

Qual a importância da Comoriencia para o ordenamento jurídico?

A legislação civil remete a questão concreta para aplicação da comoriência. ... O nosso ordenamento jurídico vigente adotou a presunção da morte simultânea, quando num evento fático, ocorre à morte de duas ou mais pessoas e não há como estabelecer com precisão, o momento exato da morte de cada uma delas.

O que são os direitos da personalidade?

Pelo ordenamento jurídico, são direitos da personalidade: o direito à dignidade; o direito à liberdade (e o direito à livre iniciativa na forma e nos limites estabelecidos pela Lei); o direito à igualdade; o direito à segurança; o direito à cidadania; o direito à vida, o direito à integridade física e psíquica, o ...

O que é a meação?

Meação é o termo que designa a metade ideal do patrimônio comum do casal, a que faz jus cada um dos cônjuges. No regime da comunhão universal de bens, todos os bens se comunicam, tanto os adquiridos anteriormente como os posteriormente ao casamento, salvo cláusulas restritivas.

Qual o objetivo da previsão legal sobre a morte simultânea ou Comoriência?

A comoriência é, assim, a presunção de morte simultânea, de uma ou mais pessoas, na mesma ocasião (tempo), em razão do mesmo evento ou não, sendo essas pessoas reciprocamente herdeiras. ... Não existe possibilidade de se transmitir a herança a mortos, haja vista que com a morte não existe mais pessoa natural.

O que é direito do nascituro?

Em outras palavras, nascituro é o ser já concebido e que está pronto para nascer, mas que ainda está no ventre materno. O nascituro tem sido objeto de muitas discussões para o Direito, pois este se preocupa com aquele que há de nascer, reconhecendo-lhe direitos que algumas vezes não dependem do nascimento.

O que é o princípio da saisine?

Trata-se de princípio fundamental do Direito Sucessório, em que a morte opera a imediata transferência da herança aos seus sucessores legítimos e testamentários, visando impedir que o patrimônio deixado fique sem titular, enquanto se aguarda a transferência definitiva dos bens aos sucessores do falecido.

Quando a legislação determina se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião é correto interpretar que deva ser no mesmo lugar?

Art. 8° Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos. Por mesma ocasião da morte, entende-se que ela deve ter ocorrido precisamente no mesmo espaço temporal, não necessariamente no mesmo local.

Pode ser declarada a morte presumida de alguém que?

Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

Quanto aos bens no direito civil brasileiro Assinale a alternativa correta?

Considerando o regime de bens do Código Civil Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA. As energias, somente quando tenham valor econômico, são consideradas bens móveis para os efeitos legais. Os bens naturalmente divisíveis podem tomar-se indivisíveis somente por determinação legal.

Quando ocorre o fim da existência da pessoa natural?

É o fim da sua existência, ou seja, a existência da pessoa natural termina com a morte (artigo 6º, CC). A morte corresponde ao término das funções vitais do indivíduo. Logo morta a pessoa natural, extingue-se, automaticamente, a sua personalidade jurídica.

O que é morte sucessiva?

Assim, a sucessão causa mortis (ou hereditária), proveniente de um fato jurídico, tem como fato gerador o falecimento de alguém que deixa bens a serem transmitidos aos seus sucessores, denominados de herdeiros, o mesmo podendo ocorrer no caso de morte presumida, quando da ausência do antigo proprietário[6].

Quem são os herdeiros necessários?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima. A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados.

Em que consiste a Comoriência E a Premoriência?

Ao regular o instituto da comoriência e, obvia- mente, o da premoriência, estabelece o art. 8º do Código Civil que, “se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos”.

O que é Premoriencia?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Morte anterior de uma pessoa singular, em relação à de outra (ou outras) com ela relacionada(s).

Como ocorre a aceitação da herança?

A aceitação da herança ocorre quando o herdeiro aceita receber a herança deixada pelo falecido. A aceitação da herança pode ser de forma expressa ou tácita. A aceitação expressa ocorre quando por escrito o herdeiro declara sua vontade em receber a herança, mediante declaração pública ou declaração particular.

Artigo anterior
O que é uma bateria agm?
Artigo seguinte
Como cancelar spotify?