O que é comissão de permanência em contratos bancários?

Perguntado por: Mara Helena Carvalho Moreira  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

A comissão de permanência foi instituída com o objetivo de forçar a pontualidade no pagamento dos títulos descontados, caucionados, ou em cobrança às instituições financeiras. Para tanto, deveria equivaler aos juros e comissões estipuladas nas operações de desconto, caução ou cobrança.

O que é comissão de permanência?

O que é a comissão de permanência? A comissão de permanência é uma taxa cobrada pelo atraso no pagamento do empréstimo ou financiamento. Então, só pode ser aplicada no momento em que o devedor está em inadimplência, ou seja, em atraso com as suas obrigações do contrato.

Qual o valor da comissão de permanência?

Desta forma, por estar expressa no contrato, a comissão de permanência é legal, porém, só poderá ser cobrada em um limite máximo de 34% (soma dos juros remuneratórios, moratórios e taxas).

O que é fator acumulado de comissão de permanência?

2-A incidência do Fator Acumulado de Comissão de Permanência – FACP representa uma cobrança indevida de taxas acumuladas e variáveis para remunerar o capital emprestado e sem qualquer previsão contratual.

O que diz a Súmula 379 do STJ?

- Os juros moratórios, em contratos bancários, podem ser convencionados à taxa de 1% ao mês. (AgRg no REsp n. 469.538 - Nancy).

Comissão de Permanência em Contratos Bancários

33 questões relacionadas encontradas

O que diz a súmula 479 do STJ?

Além disso, nos termos da Súmula 479/STJ, "as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias".

O que diz a súmula 444 do STJ?

SÚMULA N. 444-STJ. É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

Como calcular a comissão de permanência?

Enders (2009) sugere calcular a FACP até j=T/4, em que T é o tamanho da amostra.

Quem pode cobrar comissão de permanência?

A Taxa de Comissão de Permanência é utilizada pelos bancos para estabelecer uma taxa a ser paga diária ou mensalmente, quando o devedor atrasa o pagamento de uma parcela. Portanto, só há a incidência da Comissão de Permanência quando o devedor estiver inadimplente.

O que diz a Súmula 382 STJ?

Ação revisional de contrato bancário. Agravo improvido. I - O fato de as taxas de juros excederem o limite de 12% ao ano, por si, não implica abusividade; impõe-se sua redução, tão-somente, quando comprovado que discrepantes em relação à taxa de mercado para operações da mesma espécie.

Qual o valor mínimo de comissão?

Lembre-se de que não há nenhuma regra que define uma porcentagem mínima ou máxima de comissão para os vendedores. O mais comum de se encontrar no mercado são valores que variam de 2,5% a 10%, mas isso também depende muito do setor de atuação da empresa e da região onde ela está instalada.

Qual valor mínimo de comissão?

Qual o valor mínimo de comissão? A comissão do seu vendedor não pode ser excessiva e acabar com a margem do negócio. Produtos ou serviços de altas margens podem dar comissões maiores, mas o normal é algo entre 2,5% e, no máximo, 8%.

Qual a diferença entre anatocismo e juros compostos?

O Anatocismo

No cálculo dos juros simples, a taxa de juros incide sobre o capital inicial, e somente sobre o capital inicial; no caso dos juros compostos, a taxa de juros incide sobre o capital inicial e também sobre os juros que vão se acumulando periodicamente (dia, mês, trimestre ou ano).

Como funciona o sistema de comissão?

A comissão é uma porcentagem sobre um valor de venda, de faturamento ou lucro, que é revertida como bonificação ao funcionário. Em resumo, trata-se de um bônus financeiro pago pelo alcance de resultados, tendo como objetivo incentivar cada colaborador a cumprir suas metas.

Como funciona o contrato de comissão?

O que é exatamente contrato de Comissão

É o contrato pelo qual uma pessoa (comissário) adquire ou vende bens, em seu próprio nome e responsabilidade, mas por ordem e por conta de outrem (comitente), em troca de certa remuneração, obrigando-se para com terceiros com quem contrata (CC, art. 693).

Como funciona o pagamento das comissões?

O valor do pagamento de comissão sobre vendas varia de acordo com o tipo de negócio. Por exemplo, produtos de ticket médio mais elevado e que demandem mais tempo de negociação tendem a gerar comissionamentos maiores. No entanto, para você ter como base, no geral, esses percentuais variam entre 2,5% e 10%.

É vedada a cumulação da cobrança da comissão de permanência com a cobrança de juros remuneratórios ou moratórios e de multa contratual?

Súmula 472 do STJ – "A cobrança de comissão de permanência - cujo valor não pode ultrapassar a soma dos encargos remuneratórios e moratórios previstos no contrato - exclui a exigibilidade dos juros remuneratórios, moratórios e da multa contratual."

O que é a capitalização de juros?

Consiste ele na possibilidade de o credor somar o valor dos juros vencidos sobre o valor global não pago e, sobre este montante, reaplicar a taxa de juros contratada. Matematicamente falando, o conceito de juros compostos é perfei- tamente válido e utilizado de forma regular em diversas operações financei- ras.

Qual a diferença de juros moratórios e juros compensatórios?

Já os juros remuneratórios estão relacionados com transações que o cliente solicita um empréstimo por determinado tempo em uma empresa credora. Eles estão associados aos juros cobrados nos financiamentos ou empréstimos, enquanto os juros moratórios estão mais relacionados ao pagamento em atraso deles.

O que é FACP Banco do Brasil?

A cobrança do fator acumulado de comissão de permanência (FACP) sobre a dívida é abusiva. Isso porque se trata de um índice indefinido, que não permite ao devedor conhecer previamente os critérios adotados para sua composição.

O que é juros FACP?

2-A incidência do Fator Acumulado de Comissão de Permanência – FACP representa uma cobrança indevida de taxas acumuladas e variáveis para remunerar o capital emprestado e sem qualquer previsão contratual.

O que diz a Súmula 719 do STF?

SÚMULA 719

A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea.

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

O que diz a Súmula 231 do STJ?

Não pode ultrapassar para mais ou beneficiar para menos. A pena cominada ao roubo, com a causa especial de aumento de pena do § 2º, será de quatro anos mais 1/3, totalizando, portanto, cinco anos e quatro meses. A atenuante do art. 65, I, CP, menoridade entre 18 e 21 anos não tem quantum determinado.

O que diz a Súmula 297 do STJ?

Anos mais tarde, em 2004, o STJ aprovou a Súmula 297, segundo a qual “o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras”. É daquele mesmo ano a Súmula 285, que estabelece para os contratos bancários posteriores ao CDC a incidência da “multa moratória nele prevista”.

Artigo anterior
Como funcionam as operações a termo?
Artigo seguinte
Quantas armaduras de bronze existe?