O que é combustão explique?

Perguntado por: Lucas Márcio de Figueiredo  |  Última atualização: 1. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.

O que é combustão explicação?

Pode-se definir a combustão ou queima, como uma reação química envolvendo um material combustível e um material comburente (geralmente o oxigênio), com liberação de energia na forma de calor.

O que é combustão do fogo?

É a forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformação de outras energias, através de processo físico ou químico.

Como ocorre a reações de combustão?

Nas reações de combustão, os combustíveis sofrem oxidação, pois perdem elétrons e seu Nox (número de oxidação) aumenta. Já o comburente, que é o oxigênio, sofre redução, pois ganha elétrons e o seu Nox diminui. Sendo assim, elas sofrem uma variação de oxirredução para a formação dos produtos.

O que é reações de combustão exemplos?

Por exemplo, se alguém jogar um cigarro aceso em uma floresta, haverá uma queimada (reação de combustão). Nesse caso, o mato é o combustível, o oxigênio presente no ar atmosférico é o comburente e o cigarro aceso foi a fonte de ignição. Essa queimada irá continuar até que um dos três fatores seja eliminado.

Combustão - Brasil Escola

41 questões relacionadas encontradas

Qual é o elemento responsável pelo início da combustão?

Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão, sendo o oxigênio o mais conhecido; Temperatura de ignição (calor): Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão possa ocorrer.

O que é combustão resposta?

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Quais os 3 tipos de combustão?

E essa velocidade depende de dois elementos principais: o comburente e o combustível. Sendo assim, vamos encontrar as seguintes as formas de combustão: a completa; a incompleta; a espontânea e a explosão. Veja abaixo sobre cada uma delas.

Quais são os três tipos de combustão do fogo?

Podemos classificá-los em:
  1. Combustíveis Sólidos. O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos. Fatores que afetam a combustibilidade. ...
  2. Combustíveis Líquidos. Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão. ...
  3. Combustíveis Gasosos.

Quais são as consequências da combustão?

Sempre que ocorre a combustão, mesmo que seja para aplicações úteis, surgem conseqüências prejudiciais, como a poluição atmosférica, os aumentos do efeito estufa climático e da acidez da água da chuva.

Qual é a fórmula da combustão?

Equação química

C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O. A equação, em síntese, de uma hidrocarboneto é sempre a seguinte: Combustível + Oxigênio → Dióxido de carbono + Água + Calor. (comburente) presente na atmosfera, com liberação de energia.

Para que serve a combustão?

Numa combustão, a substância combustível reage com a substância comburente originando diversos produtos de combustão. A combustão, vulgarmente designada queima (embora erradamente), de substâncias ricas em carbono é, desde há milhares de anos, a fonte de energia mais utilizada pelo ser humano.

Qual a diferença de fogo e combustão?

Fogo: é uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor. Essa reação é denominada de combustão; Incêndio: é todo o fogo não controlado pelo homem que tenha tendência de se alastrar e destruir; Triângulo do fogo: para que exista fogo são necessários três elementos.

O que é uma combustão viva?

É a combustão em que o processo da reação se dá com maior velocidade, havendo neste caso, além da produção de calor mais acentuado e bastante sensível, com conseqüente queima, a produção de chama. Podem-se distinguir dois aspectos na combustão viva: as chamas e a incandescência.

Quais são os elementos necessários para que haja combustão?

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

Quais são os gases de combustão?

Durante uma queima, existe alguns gases principais que são lançados na atmosfera e os mesmos podem fazer mal a saúde e ao meio ambiente, os principais são: CO – Monóxido de Carbono, SOx – Monóxido e Dióxido de enxofre, NOx - Monóxido e Dióxido de nitrogênio e o O2 - Oxigênio, todos esses são monitorados e os limites de ...

Qual é a velocidade do fogo?

Ou, aproximadamente 158 a 198 m/h nos aclives contra 20 a 30 m/h nos declives.

O que ativa o fogo?

Comburente. É o elemento que ativa e dá vida à combustão, se combinado com os vapores inflamáveis dos combustíveis. O oxigênio é o comburente comum à imensa maioria dos combustíveis.

Qual é o estado físico do fogo?

O fogo encontra-se em estado gasoso, o combustível para a sua formação pode encontrar-se em estado gasoso, líquido ou sólido, mas o elemento a que se refere como resultado da reação entre as partes encontra-se em altas temperaturas e no estado gasoso.

Qual é o fogo mais perigoso?

Incêndios de Classe B (Líquidos Inflamáveis)

Em vez de apagar o fogo, a água pode espalhar os líquidos inflamáveis, tornando a situação ainda mais perigosa.

Quais são os 4 elementos que compõem o fogo?

Confira, de forma mais detalhada, o que é cada um deles.
  • Combustível: é todo elemento que fornece energia para a queima. ...
  • Comburente: é o elemento que, ao entrar em contato com o combustível, inicia a combustão. ...
  • Calor: é o elemento que inicia o fogo e possibilita que ele se propague.

O que é possível conter uma combustão?

Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).

Porque a combustão e exotérmica?

Processos exotérmicos

Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica (o prefixo “exo” significa “para fora”), pois há liberação de calor.

Qual o nome dado a teoria que explica a combustão?

A teoria do flogisto (ou do flogístico) foi desenvolvida pelo químico e médico alemão Georg Ernst Stahl entre 1659 ou 60-1734. Segundo Stahl os corpos combustíveis possuiriam uma matéria chamada flogisto, liberada ao ar durante os processos de combustão (material orgânico) ou de calcinação (metais).

Artigo anterior
Qual a diferença entre ceftriaxona IM e IV?
Artigo seguinte
Como calcular o custo total de uma empresa?