O que é colostomia e quais os cuidados?
Perguntado por: Leandro Renato Andrade | Última atualização: 20. August 2024Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)
Uma colostomia consiste numa abertura na barriga, na parede abdominal, realizada através de cirurgia, que é executada quando o cólon ou intestino não funciona corretamente, ou porque uma doença afeta uma parte do intestino e que causa a necessidade de remoção dessa parte.
Quais os cuidados que devemos ter com a colostomia?
Evitar carregar peso em excesso, que crie maior pressão intra-abdominal. Evitar exercícios ou atividades que exijam grande esforço. Evitar o uso de cintas que possam comprimir o estoma. Evitar alimentos ou bebidas que produzam muitos gases.
O que leva uma pessoa a ter colostomia?
A colostomia é indicada pelo gastroenterologista quando são identificadas alterações no intestino grosso de forma que as fezes não conseguem ser eliminadas corretamente pelo ânus. Assim, a colostomia é indicada após de realização de cirurgias para câncer de intestino, diverticulite ou doença de Crohn.
Como é feita uma colostomia?
Sob anestesia geral é feita uma incisão no abdome , à qual o tecido sadio do intestino é preso, constituindo assim um orifício por onde as fezes e os gases passam a serem eliminados, sendo colhidos por uma bolsa adesiva, posicionada em torno dessa abertura e que deve ser esvaziada periodicamente.
Em que casos é indicado a colostomia?
Indicações clínicas para a colostomia
Traumas ou Lesões no Abdômen: em situações de acidentes ou ferimentos graves que afetam a integridade do intestino; Obstrução Intestinal: quando o intestino fica bloqueado e não é possível a passagem das fezes; Doença de Chagas, fístulas colorretais ou retovaginal.
Colostomia
Quem usa colostomia volta ao normal?
Reversão da colostomia e da ileostomia
A maioria desses procedimentos é temporária e pode ser revertida. Mas, antes de fazer a reversão, o médico fará a avaliação de diversos fatores, como o bom funcionamento da musculatura anal e a cura da doença que levou à colostomia ou ileostomia.
Quem usa bolsa de colostomia fede?
Se a bolsa de ostomia está bem encaixada, ninguém deverá sentir cheiro algum. O odor é exalado quando se vai trocar ou jogar fora a bolsa. De qualquer forma, o avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de bolsas com barreira anti-odor, isto é, o cheiro fica contido apenas ali.
Como sai as fezes na colostomia?
Na colostomia, as fezes apresentam-se de maneira semilíquida e, posteriormente, pastosa. Na colostomia descendente, as fezes poderão ser eliminadas na forma sólida, semelhante àquelas eliminadas normalmente pelo ânus.
Quanto tempo a pessoa fica com a colostomia?
Depende do motivo da cirurgia. Num intestino saudável, operado por doença benigna, pode se esperar um tempo curto, 2 meses por exemplo. Mas varia conforme as condições do intestino, paciente, e motivo da cirurgia.
Quanto tempo o paciente fica com a colostomia?
"A colostomia temporária dura em torno de 4 a 8 semanas e é revertida através de uma nova cirurgia", comenta. O empresário Luciano Szafir utilizou a bolsa de colostomia por dez meses devido às complicações da Covid-19. Mas, como explica o médico, há casos em que ela é definitiva.
Quem tem colostomia sente vontade de evacuar?
Sim, é normal!
O que sai na bolsa de colostomia?
A cirurgia de colostomia é realizada a partir de uma abertura na parede abdominal, próxima à parte final do intestino, por onde passarão as excreções. O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica.
Quais são os três tipos de colostomia?
- Colostomia ascendente. É realizada na parte ascendente do cólon (lado direito do intestino grosso).
- Colostomia transversa. ...
- Colostomia descendente.
O que uma pessoa com colostomia não pode comer?
ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Queijos amarelos – gordurosos (mussarela, provolone, prato, cheddar, etc) Ovos cozidos ou fritos, nozes, amendoim, castanhas. Gorduras, óleos e açúcares em excesso. Refrigerantes, bebidas alcoólicas.
Quantas vezes por dia limpar a bolsa de colostomia?
A bolsa de ostomia deve ser higienizada várias vezes ao dia.
Ou seja, o ideal é esvaziar e higienizar a bolsinha quando as fezes ou urina atingirem metade da capacidade da bolsa.
Como limpar as fezes da bolsa de colostomia?
Certifique-se de que a bolsa está firme, tire todo o ar de dentro e feche o clamp. A limpeza ao redor do estoma deve ser feita com água corrente e sabão neutro, sem esfregar e nem usar esponjas.
Quem tem colostomia tem que evacuar todos os dias?
A frequência de evacuação varia muito de pessoa para pessoa. Porém se a colostomia funcionava todos os dias e parou de funcionar, junto ao fato de estar vomitando, precisa ser avaliado para excluir um possível quadro de obstrução/ suboclusão intestinal.
Porque a bolsa de colostomia vaza?
Uma bolsa cheia demais ao pesada demais causa uma tensão excessiva na área de contato entre a barreira de pele e a pele, podendo causar vazamentos. Sugestões: Troque a bolsa regularmente antes que ela vaze.
Onde é colocada a bolsa de colostomia?
A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, e cada uma é indicada de acordo com a abertura feita na parede abdominal, idade e tipo de material que irá receber.
O que um ostomizado não pode fazer?
Quanto ao banho: não é necessário retirar a bolsa para tomar banho, quer que seja de aspersão ou imersão, o sabão e a água não prejudicam a ostomia, deve-se evitar o jato forte do chuveiro diretamente na abertura da ostomia, pois pode provocar sangramento.
Como tomar banho com a bolsa de colostomia?
Não é necessário retirar a bolsa de estomia para tomar banho, uma vez que esta é impermeável e basta limpá-la com uma toalha ou protege-la com o saquinho plástico fornecido com as bolsas, Se preferir, pode tomar banho sem a bolsa, uma vez que a água não causa irritação no estoma, no entanto, se tomar banho de emersão, ...
Quem usa bolsa de colostomia pode ter filho?
Afinal, pode ou não pode? É possível sim que algumas mulheres com ostomia possam ter um filho. Isso depende da doença que provocou a cirurgia e quais órgãos foram afetados. Somente o médico poderá dizer quais são as chances e os riscos.
Quantos dias uma pessoa ostomizada pode ficar sem evacuar?
Se a dieta estiver pobre em fibras pode ser que fique até 72 horas sem evacuar porém se seu hábito intestinal estiver irregular e somado a isso paciente estiver com distensão abdominal e dor ele deve ir imediatamente ao pronto atendimento para ser avaliado pelo cirurgião.
O que é uma colostomia definitiva?
_Estomas definitivos: como o nome já diz, são usados quando é necessário manter a ostomia por toda a vida. É indicada quando não é mais possível manter a função normal do intestino ou quando a ostomia proporciona mais qualidade de vida à pessoa, como em casos de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).
Qual o nome da cirurgia de colostomia?
A colostomia é um tipo de ostomia, como são chamadas as cirurgias que promovem a comunicação do interior do corpo com o exterior.
Não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil?
Tem como recuperar o líquido sinovial?