O que é código 150 na GFIP?

Perguntado por: Miriam Teresa Lima  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Código 150 – Para recolhimento/declaração de empresa prestadora de serviço, com cessão de mão-de-obra e de trabalho temporário (Lei nº 6.019/74), em relação aos trabalhadores cedidos, ou de obra de construção civil executada por empreitada parcial (empresa não responsável pela matrícula da obra junto ao INSS).

Quando usar 150 ou 155?

155 - Empresa responsável pela matricula da obra. 150 - Código utilizado por empresa que não é responsável pela obra."

Quando usar código 155 sefip?

f) Código 155 – Para recolhimento/declaração referente aos serviços prestados em obra de construção civil, seja obra própria ou executada por empreitada total, situação em que a empresa é responsável pela matrícula da obra junto ao INSS.

O que é o número da GFIP?

O código GFIP indica se o empregado está ou esteve exposto a alguma situação que gere direito a aposentadoria especial prevista em várias legislações, principalmente no DEcreto 3048/99 anexo 4. A aplicação do código é conforme o critério abaixo.

O que é código GFIP 01?

O código 01 somente é utilizado para o trabalhador que esteve e deixou de estar exposto a agente nocivo, como ocorre nos casos de transferência do trabalhador de um departamento (com exposição) para outro (sem exposição).

GFIP 150 e 155 Construtoras Construção Civil - Departamento Pessoal

37 questões relacionadas encontradas

O que é o código 115 da GFIP?

a) Código 115 – Para recolhimento/declaração referente a situações que não se enquadrem nos demais códigos de recolhimento.

Quando usar código 150 ou 155 na sefip?

Se houver cessão de mão-de-obra para tomadores o código da GFIP do movimento deve ser 150. Se empreitada total de obra quando o contratante contrata não um serviço mas execução de uma obra a GFIP deve ser 155. Ao fazer isto com GFIP 150, o sefip tem um módulo que gera GPS.

Como fazer sefip código 155?

Na FOLHA, o código 155 da GFIP requer um cadastramento das obras como entidades, com o preenchimento obrigatório dos campos de endereço, FPAS, TERCEIROS, etc. O vinculo com o CNPJ se dá no campo GFIP 155, selecionando o registro da empresa (CNPJ), pressionado F1.

O que é GFIP 515?

O FPAS 515 deverá ser utilizado para permitir a informação de opção pelo Simples Nacional enquanto o Sistema Empresa de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – SEFIP não estiver atualizado.

O que é GFIP 1 2 3 4?

A GFIP é a Guia de recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. Ela serve para: Recolher o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); Enviar dados pessoais e informações sobre os segurados para a Previdência Social, para que estes possam usufruir de seus direitos trabalhistas.

Qual código GFIP colocar no PPP?

Código 01: Significa que o trabalhador não está exposto a fatores de risco considerados como especial, porém, no passado, esteve exposto e na atualidade esta neutralizado por medidas administrativas, de engenharia de segurança e de proteção individual.

O que significa codigo GFIP 04?

GFIP código 04 (Exposição a agente nocivo (aposentadoria esp - Departamento Pessoal e RH.

O que é a cessão de mão-de-obra?

Cessão de mão-de-obra é a colocação à disposição da empresa contratante, em suas dependências ou nas de terceiros, de trabalhadores que realizem serviços contínuos, relacionados ou não com sua atividade fim, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratação, inclusive por meio de trabalho temporário.

Qual a diferença entre empreitada total e parcial?

Além disso, será considerada empreitada total não só o repasse integral da obra conforme trazido acima, mas também: ... b) empreitada parcial, quando celebrado com empresa construtora ou prestadora de serviços na área de construção civil, para execução de parte da obra, com ou sem fornecimento de material.

O que é o código 2208 na GPS?

O código 2208 é o código básico de recolhimento. Usado nas situações em que pessoas físicas ou jurídicas (não construtoras) utilizam mão-de-obra própria e também nos recolhimentos efetuados pelas construtoras que têm contrato de empreitada total e mantém empregados próprios atuando na obra.

Como gerar sefip para tomador de serviços?

Deve-se gerar um único arquivo SEFIPCR. SFP para o código 150, contendo as informações distintas por tomador/obra e para a administração, identificada informando a própria empresa como tomador. Logo, o seu próprio CNPJ/CEI deve ser inserido no campo Tomador/Prestador de Serviço.

Como colocar o CEI de uma obra no sefip?

Os empregados devem ser cadastrados no empregador cuja identificação é o CEI. Caso utilize uma identificação da obra (Ex: site, nome e código no plano de contas, nome da obra ou local da obra). Esta informação deve ser digitada no campo razão social para que seja repassada ao SEFIP.

Como fazer GFIP de obra?

Na elaboração da GFIP sem movimento “[…] o responsável pela obra deve informar os dados da obra (matrícula CEI, CNAE, CNAE Preponderante, FAP, FPAS e endereço) nos campos destinados ao cadastro da empresa (empregador/contribuinte). No campo Razão Social, deve informar a razão social da empresa seguido do nome da obra.”

O que é FPAS 515?

As contribuições decorrentes dessa atividade são recolhidas juntamente com as do estabelecimento ao qual estejam vinculadas, exceto se constituírem pessoa jurídica distinta (CNPJ), hipótese em que se classificarão como empresa de prestação de serviços (FPAS 515).

O quê é Ocorrência 05 na sefip?

no SEFIP diz assim a ocorrência 05: Mais de um vínculo empregatício (ou fonte pagadora) - Não exposição a agente nocivo. Como é dentro do cadastro individual do trabalhador, significa dizer que essa informação deve ser prestada para trabalhador que tem mais de um vínculo empregatício.

Como preencher o PPP passo a passo?

Como preencher o PPP – Passo a Passo
  1. 1 – CNPJ do Domicílio Tributário/ CEI. ...
  2. 2 – Nome Empresarial. ...
  3. 3 – CNAE. ...
  4. 4 – Nome do Trabalhador. ...
  5. 5 – BR/PDH. ...
  6. 6 – NIT. ...
  7. 7 – Data de Nascimento. ...
  8. 8 – Sexo (F/M)

Como saber o GFIP da empresa?

A GFIP deve ser elaborada no SEFIP e transmitida por meio do Conectividade Social. Após a transmissão, ela pode ser consultada de duas maneiras. Quando o pagamento da guia não foi efetuado, ela pode ser consultada por meio do SEFIP. Para isso, basta clicar em “Relatórios RE”.

O que é Sefip e como funciona?

O que é SEFIP. O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é um aplicativo desenvolvido pela Caixa para o empregador. ... Também é utilizado para gerar a Guia de Recolhimento do FGTS (GRF), gerada com código de barras para recolher o FGTS.

Qual a diferença entre Sefip e GFIP?

Qual a diferença entre SEFIP e GFIP? A diferença entre SEFIP e GFIP é a seguinte: SEFIP é o programa (aplicativo) que permite que o empregador gere a GFIP, que é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.

Artigo anterior
Quais são os tipos de tecido epitelial de revestimento?
Artigo seguinte
Como baixar WhatsApp GB no Android?