O que é cloro no exame de sangue?

Perguntado por: Tomé Jesus Antunes  |  Última atualização: 19. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

Cloretos, cloro ou cloremia é uma análise laboratorial usada para avaliação de distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. O médico pode solicitar o teste no sangue ou na urina e podemos ter resultados com hipocloremia ou hipercloremia.

O que e cloro alto no exame de sangue?

O que significa cloro alto no exame de sangue? O cloro alto no sangue ocorre por uma série de motivos tanto metabólicos quanto intestinais, além do uso de medicamentos. Confira, abaixo, as principais causas: Consumo excessivo de sal, geralmente quando o tutor fornece alimentos industrializados para o cachorro ou gato.

Para que serve o exame de sangue cloro?

- Esse exame tem utilidade na avaliação de distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. O cloro aumenta nas desidratações hipertônicas, em certas acidoses tubulares renais, em diarréias com grande perda de bicarbonato, na intoxicação por salicilatos e no hiperparatiroidismo primário.

O que causa aumento de cloro?

As causas mais comuns são a depleção de volume (particularmente quando há perda de ácido gástrico e cloro (CI) por vômitos recorrentes ou aspiração nasogástrica) e a utilização de diuréticos. A alcalose metabólica com perda ou secreção excessiva de cloro é denominada de com resposta ao cloro.

O que e cloro no organismo?

O Cloro é um eletrólito que possui diferentes funções no organismo das pessoas. Ele ajuda, por exemplo, na manutenção do equilíbrio ácido-base no sangue e também no transporte de gás carbônico que é realizado por algumas das células sanguíneas.

Será o CLORO o mais NOVO VILÃO?? | Vídeo 123/365

37 questões relacionadas encontradas

Qual o valor normal do cloro no sangue?

Os valores de referência do Exame de Cloro são entre 98 a 107 mEq/L.

Como eliminar o cloro do corpo?

Ter uma alimentação rica em frutas e legumes, pois a desintoxicação também elimina minerais essenciais para o funcionamento do organismo, que devem ser repostos pela alimentação; Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, para ajudar na eliminação das toxinas.

Quais as doenças que o cloro pode causar?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que o excesso de cloro no organismo humano pode causar complicações como a acidose metabólica, quadros intensos de dor de cabeça, confusões mentais e hiperventilação.

Quais são as alterações do cloro?

As alterações do cloro geralmente são acompanhadas das do sódio. As principais causas de hipocloremia ocorrem são falta de oferta adequada de cloro, como em em dietas prolongadas sem ou com pouco sal, ou eliminação excessiva por poliúria, vômitos, aspiração gástrica.

O que acontece com a falta de cloro no organismo?

A deficiência de cloro no corpo humano causa problemas digestivos, nos dentes, contraturas musculares e perda de cabelo. A maior parte do mineral é excretada pelos rins e pelo suor. É importante reforçar que, nas situações de perda de sódio (diarreia, vômitos, sudorese excessiva), perde-se também cloro.

Qual e o normal do cloro?

A faixa sérica normal de cloro é de 97 a 107 mEq/L, então abaixo de 97 é considerado hipocloremia e acima de 107 considerado hipercloremia.

Como tratar a hipercloremia?

Tratamento. O tratamento consiste na eliminação da fonte de cloreto, na reidratação e no restabelecimento do equilíbrio ácido-base. Quando houver correlação com doença subjacente, esta deve ser corrigida.

Qual a importância do cloro no organismo humano?

Cloro: encontrado no líquido extracelular, age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e na manutenção do pH. É um dos componentes do ácido clorídrico do estômago.

Quais são os sintomas do cloro?

O cloro libera gás tóxico que provoca diferentes reações no corpo. Se inalado, os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, irritação no nariz, olhos e boca. "Como as vias aéreas do corpo fazem parte do sistema respiratório, a inalação do cloro pode gerar problemas ainda mais severos.

Quem produz cloro?

Quais são as principais empresas de Fabricação de cloro e álcalis no Brasil? CAPE IGARASSU, CHLORUM PALMEIRA INDUSTRIA E COMERCIO DE CLORO E ALCALIS LTDA e CHLORUM BA são as principais empresas de Fabricação de cloro e álcalis no Brasil.

Qual a toxicidade do cloro?

Por isso, o cloro pode ser tóxico não apenas para os microrganismos, mas também para os humanos. Para humanos, é irritante para os olhos, vias nasais e sistema respiratório. O gás deve ser manuseado com cuidado, porque pode causar efeitos agudos à saúde e ser fatal dependendo da concentração.

Como saber se estou intoxicada por cloro?

Segundo especialistas, quando intoxicadas, as pessoas podem apresentar dores de cabeça, enjoos, vômitos, tosse, irritação de olhos, nariz e coceiras, além de queimaduras na pele. A intoxicação pode ser grave e isso depende do tipo de produto usado.

Onde o cloro é encontrado no corpo humano?

No corpo humano, o cloro está presente nos fluidos corporais sob a forma de íons cloreto (Cl-). Também está presente no suco gástrico sob a forma de ácido clorídrico (HCl), cuja função é reduzir o pH estomacal para promover a digestão dos alimentos.

O que o cloro faz com o cabelo?

POR QUE O CLORO FAZ MAL AOS FIOS? A água da piscina entra em contato com o cabelo e é absorvida pelas células do fio, causando pequenas aberturas na cutícula capilar. Isso expõe os fios ao cloro, que tem o pH ácido, podendo causar o ressecamento e enfraquecimento capilar.

O que significa cloro baixo?

A hipocloremia geralmente ocorre nos animais domésticos em consequência de outros distúrbios presentes no organismo como alcalose metabólica, hipoadrenocorticismo, vômitos frequentes ou nefropatias, as doenças dos rins que podem ocasionar a perda de sais através da urina.

Como a hipercalemia afeta o Coração?

Em uma doença rara denominada paralisia periódica hipercalêmica familiar, a pessoa apresenta crises de fraqueza que podem progredir até a paralisia. Quando a hipercalemia se torna mais grave, ela pode causar ritmos cardíacos anormais. Se os níveis estiverem muito altos, o coração pode parar de bater.

O que é a hipercloremia?

O excesso de cloreto pode prejudicar os níveis de açúcar no sangue e a entrega de oxigênio. A hipercloremia é grave quando os valores no plasma excedem 125 mEq/L.

O que significa sódio alto no sangue?

Na hipernatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente altos. A hipernatremia envolve a desidratação, que pode ter várias causas, inclusive não beber uma quantidade suficiente de líquidos, diarreia, disfunção renal e tomar diuréticos.

O que tomar para intoxicação por cloro?

O paciente deve ser removido para ambiente com ar fresco e submetido à suplementação de oxigênio. O tratamento objetiva garantir a oxigenação adequada e a ventilação alveolar. Broncodilatadores e oxigenioterapia podem ser suficientes nos casos menos graves.

Quando ferve a água o cloro sai?

Afinal, ferver a água tira o cloro? Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Artigo anterior
Pode misturar argila com o quê?
Artigo seguinte
O que são doenças musculares?