O que é clínquer para que serve?

Perguntado por: Viviane Marta Simões  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Qual a função do clínquer?

Assim é produzido o clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento. Depois disso, ele é misturado com gesso (gipsita) e outras adições (como calcário, pozolana ou escória), dando origem aos diversos tipos de cimento.

Como é produzido o clínquer?

Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

Qual são os materiais básicos do cimento que dão origem ao clínquer?

O cimento é feito de material clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. Além disso, pode receber a adição de outros materiais, como o gesso que aumenta o tempo de pega, ou a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto.

Quais as principais matérias-primas que podem ser adicionadas ao clínquer qual a finalidade de cada uma?

A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.000 kg de calcita (CaCO3) calcinada são gerados 560 kg de CaO e 440 kg de ...

CONHEÇA A CLINQUER

37 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clínquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Tem sílica no cimento?

A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.

Por que o gesso e adicionado ao clínquer?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

O que é o clínquer do cimento Portland e quais seus principais componentes?

O clínquer de cimento Portland é o material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos.

Como é feito o cimento caseiro?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

Qual a matéria-prima do clínquer?

O material utilizado para a fabricação deve conter em sua composição química os principais óxidos componentes do clínquer, CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3. O calcário e a argila são as matérias-primas mais comuns como fontes dos três primeiros, sendo o minério de ferro a principal fonte de Fe2O3.

O que é clínquer na construção civil?

Produto da calcinação da argila e do calcário em forno – a temperaturas em torno de 1.450ºC –, o clínquer é o constituinte majoritário do cimento (o seu principal ingrediente), conforme explica a gerente de pesquisa e desenvolvimento da diretoria técnica da Votorantim Cimentos, geóloga Silvia Vieira.

Para que serve a argila no cimento?

Enchimento leve e nivelamento de pisos

. Desse modo, é possível garantir maior isolamento térmico, acústico e resistência mecânica para o piso.

Qual é a matéria-prima usada para a produção do cimento?

O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3) e, dependendo de sua origem geológica, pode conter várias impurezas como magnésio, silício, alumínio e ferro.

O que é feito o cimento?

Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

O que é SO3 no cimento?

Porém, há outros componentes, tais como: óxido de magnésio (MgO), óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O) e uma pequena porcentagem de Anidrido Sulfúrico (SO3), que é responsável pelo atraso no tempo de pega do cimento.

Qual a matéria-prima do cimento Portland?

Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.

Qual a função do calcário no cimento?

O calcário somado com argilas compõem o cimento, um tipo de aglomerante essencial para a construção civil. A partir do calcário também se produz a cal, um outro tipo de aglomerante utilizado na construção civil para melhorar a qualidade do cimento e para a confecção de argamassas brancas.

Qual a densidade do clínquer?

Dureza (Mohs) aproximadamente 2,0 a 2,5 e densidade de 2,60-2,63.

O que acontece se misturar cimento com gesso?

Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.

Qual a função do gesso na composição do cimento Portland?

Utilizar o gesso, que durante sua produção emite uma quantidade menor de CO2 quando comparado ao cimento Portland (Carvalho et al., 2008), como aglomerante é uma hipótese para tentar obter um compósito mais barato, leve e com menor impacto ambiental.

O que significa o CP II do cimento?

O cimento CP II-E é considerado um produto intermediário entre os modelos Comum e Aditivado. Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento garante a ele menor calor para hidratação.

O que a sílica pode causar?

A exposição à sílica também pode aumentar o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, lúpus, complicações na derme, anemia hemolítica, além de vários tipos de câncer, tais como de pulmão, estômago, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, ósseo, faríngeo, pele, cérebro e rim (INCA, 2012).

O que substitui sílica?

O cloreto de cálcio é o composto utilizado pelos produtos HUMYDRY, que são uma vasta gama de produtos anti-humidade com soluções para todos os espaços da casa.

O que a poeira do cimento pode causar?

Cimento: Inalação de poeiras

Segundo pesquisas, estima-se que o período entre dez a 20 anos de exposição a essas poeiras são suficientes para o desenvolvimento de doenças pulmonares. Essas doenças são resultantes da acumulação, por inalação, de partículas sólidas nos pulmões.

Artigo anterior
Faz bem comer melancias depois do jantar?
Artigo seguinte
Que tipo de óleo é bom para o cabelo?