O que é clínquer e sua utilização?

Perguntado por: Cristiana Alícia Soares  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

SIGNIFICADO DE CLÍNQUER
O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Qual a matéria prima do clínquer?

A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.000 kg de calcita (CaCO3) calcinada são gerados 560 kg de CaO e 440 kg de ...

O que é o clínquer do cimento Portland?

Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

O que é o clínquer do cimento Portland e quais seus principais componentes?

Em termos mineralógicos, o clínquer portland constitui-se de quatro componentes principais: alita (Ca3SiO5), belita (Ca2SiO4), C3A (Ca3Al2O6) e C4AF (Ca4Al2Fe2O10). A alita é o principal componente do clínquer, responsável pelo desenvolvimento das resistências mecânicas iniciais e finais do cimento.

Quando é necessária a utilização do cimento CPI BC?

O CP-BC é um tipo de cimento que tem por finalidade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.

a kroton não aceitou esses documentos, então mandei outros.

25 questões relacionadas encontradas

Quais as principais aplicações do cimento CP V?

Já o ARI (CP V) é o mais adequado para aplicações nas quais o requisito de elevada resistência às primeiras idades é fundamental, como na indústria de pré-moldados, em que se necessita de uma desforma rápida. Esse tipo de cimento alcança uma boa resistência em uma semana, enquanto os demais levam um mês.

O que significa CP 2 Z 32?

O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

Quais os componentes do clínquer?

O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos [3, 4, 6-8]. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Como pode ser definido o clínquer?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

O que é o filler do cimento?

O filler é uma matéria-prima que dispensa tratamento térmico (calcinação) – processo que, na fabricação de cimento, é responsável por mais de 80% do consumo energético e 90% das emissões de CO2.

Quais as etapas do processo de fabricação do clínquer?

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

O que é cimento CP V ARI?

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.

Qual material é adicionado ao clínquer durante a produção do cimento com a função de regular a pega?

O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, isto é, o início do endurecimento do clínquer moído quando este é misturado com água.

Quais são os materiais crus que entram na fabricação da cal virgem?

Todas as cales são constituídas basicamente de óxidos de cálcio (CaO) ou de uma mistura de óxidos de cálcio (CaO) e magnésio (MgO) e podem ser apresentadas sob a forma de pedras ou moídas e ensacadas, recebendo a denominação de cal virgem ou cal viva.

Qual é o mineral utilizado para fabricar cimento e cal?

O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3) e, dependendo de sua origem geológica, pode conter várias impurezas como magnésio, silício, alumínio e ferro.

Qual é a composição do cimento?

Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”.

Como se forma a escória do alto forno?

As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque.

O que é cimento CP IV 32?

O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

Qual o nome técnico dado ao cimento CPII F 32?

Cimento Portland composto com fíler.

Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Quais são as principais aplicações do cimento?

Pode ser até matéria-prima para a arte.
  • Argamassas e concretos. ...
  • Edificações (pilar-viga-laje) ...
  • Edificações (parede de concreto) ...
  • Pavimento de concreto. ...
  • Pavimento intertravado. ...
  • Alvenaria com blocos de concreto. ...
  • Artefatos de cimento. ...
  • Saneamento e drenagem.

Quando o cimento Portland V é indicado em obras?

Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento garante a ele menor calor para hidratação. Por isso, ele libera menos calor quando é colocado em contato com água.

Quais as principais características e os casos onde são mais comuns a utilização do cimento CP I-s?

1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732)

É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais. Já o Cimento Comum CP I-S é composto de até 10% de material carbonático em massa e é utilizado nas mesmas condições do CP I. O cimento comum tem alto custo e menos resistência.

Qual é o cimento de secagem mais rápida?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Artigo anterior
Quem foi Rui Barbosa biografia?
Artigo seguinte
Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?