O que é clínica odontológica tipo 1?

Perguntado por: Mónica Maria Matos Torres Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

Clínica odontológica tipo I: é o estabelecimento de assistência odontológica caracterizado por possuir um conjunto de no máximo 03 consultórios odontológicos, independentes entre si, com uma área de espera em comum, podendo fazer uso ou não de equipamento de Raios-X odontológico.

O que é consultório odontológico tipo 1 e 2?

TIPO I - POSSUI 2 A 3 CONSULTÓRIOS, INDEPENDENTES, FAZENDO USO OU NÃO DE EQUIPAMENTO DE RAIO X ODONTOLÓGICO INTRA-ORAL; (3) CLÍN. ODONTOL. TIPO II - IDEM AO TIPO I, MANTENDO, EM ANEXO, LABORATÓRIO DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA; (4) CLÍN.

Qual a diferença de consultório odontológico e clínica odontológica?

Como explicamos, o consultório fica com um atendimento diário bem limitado quando tem apenas uma cadeira e atende várias especialidades odontológicas. As clínicas, por outro lado, estão aptas a oferecer mais serviços, comodidade de quem já tem uma infraestrutura mais robusta.

Como deve ser dividido o ambiente odontológico?

Sanitários para pacientes: individual com área mínima de 1,6 m²; individual para pacientes deficientes com, ao menos, 3,2 m²; coletivo com uma bacia sanitária e um lavatório a cada seis pessoas. Consultório odontológico: mínimo de 9 m² para atendimento ambulatorial.

O que a Vigilância Sanitária exige para consultório odontológico?

R.: O órgão fiscalizador da radioproteção odontológica é o Departamento de Vigilância Sanitária. A fiscalização é realizada por profissional, que visita os estabelecimentos, verificando o controle de qualidade sobre os equipamentos e procedimentos que envolvem a radiologia.

Montagem de mesa clínica (atendimento em Odontologia)

21 questões relacionadas encontradas

Como a Vigilância Sanitária promove ação fiscalizadora sobre os serviços de odontologia?

Por intermédio das ações de monitoramento da Vigilância Sanitária, os profissionais são orientados a corrigir eventuais falhas que possam comprometer a qualidade dos serviços ofertados à população e o inspetor, a depender da irregularidade constatada, deve atuar conforme lhe é facultado no Código Sanitário e em ...

É obrigatório ter Pia em consultório médico?

A norma legal que estabelece a estrutura física de serviços de saúde é a RDC 50/2002 da Anvisa. De acordo com esta norma qualquer consultório médico deve ter dimensão mínima de 7,5 m2 considerando-se apenas o local em que é realizado o atendimento, devendo dispor de pia para lavagem de mãos nesse ambiente.

Quantos metros deve ter um consultório odontológico?

Consultórios odontológicos: Cada consultório deve contar com a cadeira odontológica, lavatório de mãos e bancada. Ambientes com área mínima de 9,00 m². Quando se tratar de consultório odontológico de unidade de saúde pública a área mínima do consultório é de 12,00 m².

Como deve ser uma sala de esterilização?

Se você ainda esta na fase de construção ou reforma essa dica é bem, simples e otimiza o espaço, sempre pequeno da sala de esterilização ou áreas de esterilização . Basta você incluir prateleiras retráteis por baixo da bancada. Tem várias utilidades, como por exemplo criar um espaço para tirar os pacotes da autoclave.

O que é um consultório odontológico?

Uma clínica odontológica é um único local em que todas as suas necessidades de tratamento dentário podem atendidas; nesse tipo de clínica, há mais do que uma categoria de especialista.

O que caracteriza clínica odontológica?

Clínica odontológica tipo I: é o estabelecimento de assistência odontológica caracterizado por possuir um conjunto de no máximo 03 consultórios odontológicos, independentes entre si, com uma área de espera em comum, podendo fazer uso ou não de equipamento de Raios-X odontológico.

Como funciona uma clínica odontológica?

Estabeleça os serviços oferecidos

Raramente, uma clínica odontológica foca seus serviços em apenas uma modalidade de atendimento. Estabelecer várias frentes — ortodontia, estética e implantodontia, por exemplo — resguarda seu negócio. Afinal, se um deles não estiver satisfatório, os outros conseguem cobri-lo.

O que um consultório odontológico deve apresentar para sua instalação?

O projeto para o funcionamento de um consultório odontológico deve conter informações sobre o espaço físico onde a clínica vai funcionar, sobre as instalações elétricas, hidrossanitárias, eletrônicas, de gases medicinais, o sistema de climatização e o plano de gerenciamento de resíduos.

Pode usar estufa em consultório odontológico?

Assim, “estufas” devem ser usadas apenas para óleos, pós e para alguns tipos de brocas e alicates ortodônticos na Odontologia (CDC, 2003). Lembramos que, num consultório simples (com uma cadeira), não é necessário ter sala separada para a esterilização de materiais.

O que é CEVS do estabelecimento?

7. No CEVS – CADASTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Registre o respectivo Número CEVS do estabelecimento ou equipamento de interesse à saúde alvo do procedimento de vigilância sanitária.

O que pode ficar na sala de esterilização?

Todo instrumental e material que penetra na boca do paciente deve estar esterilizado. As pontas devem ser protegidas com barreiras de proteção de material impermeável e de uso único.

Qual o tamanho ideal para um consultório?

O tamanho do local deve ter no mínimo 12m², mas caso seja um consultório coletivo, as cadeiras devem estar a 2 metros de distância uma da outra, sendo que o espaço deve ter 80cm livres na cabeceira e 1m na lateral.

Como montar uma empresa de esterilização?

OBS.: Alguns destes itens são serviços opcionais. Peça uma consulta.
...
Projeto e Plantas de Empresa de Esterilização Hospitalar:
  1. Planta Baixa de Empresa de Esterilização Hospitalar.
  2. Cortes.
  3. Fachada.
  4. Planta de Situação das Construções no terreno.
  5. Planta dos Escritórios, Vestiários, Refeitórios e outros Anexos do Empreendimento.

Como projetar clínica odontológica?

Como projetar uma clínica odontológica: organização funcional
  1. sala de espera;
  2. uma ou mais de uma sala para as prestações clínicas;
  3. espaços para atividades administrativas;
  4. banheiros para clientes ou funcionários;
  5. depósito de material limpo ou sujo;
  6. espaço para depósito de materiais e ferramentas.

Qual a diferença entre uma clínica e um consultório?

O consultório, como o próprio nome já diz, serve principalmente para consultas. Trata-se de uma sala onde o médico examina o paciente, escuta seus sintomas, pede e analisa exames complementares e dá o diagnóstico. Já as clínicas são mais abrangentes, o que exige uma infraestrutura maior.

O que a Vigilância Sanitária exige para consultório médico?

Estar regularizado junto à vigilância sanitária é obrigatório para o funcionamento de qualquer empresa. No caso de clínicas, consultórios e outros estabelecimentos que tenham alto grau de risco sanitário, será necessário reunir uma série de documentos e receber a visita de um inspetor da Anvisa para o licenciamento.

O que precisa em um consultório médico?

A estrutura básica de um estabelecimento médico normalmente conta com uma recepção, banheiros, salas de atendimento e, dependendo da sua especialidade, uma sala exclusiva para exames.

O que deve conter em um consultório médico?

Equipamentos e itens que deve ter em um consultório médico
  • Assento para o médico.
  • Assento para o paciente e acompanhante.
  • Assento para o médico no exame do paciente.
  • Banco de altura ou similar.
  • Escala com estadiômetro.
  • Balde com saco de lixo municipal.

Qual o campo de atuação da Vigilância em saúde em Odontologia?

No âmbito da saúde bucal coletiva e da área de atuação odontológica, as ações de Vigilância Sanitária abrangem três dimensões: os estabelecimentos de prestação de serviços odontológicos, os produtos para higiene bucal, e os alimentos e bebidas.

Artigo anterior
Quanto tempo a colagenase faz efeito?
Artigo seguinte
Quantos segundos após o sinal vermelho multa?